Conhecimento é poder. E no caso do Cadastro Positivo isso significa o poder de decisão e de consumo com base em informações mais amplas sobre o cliente. Sem ele, as empresas têm acesso apenas aos dados atuais de inadimplência da empresa ou pessoa consultada, enquanto que o Cadastro Positivo traz as informações sobre os hábitos de pagamento e o histórico financeiro de quem está sendo consultado. Ou seja, o credor passa a enxergar também as contas pagas em dia e como o cliente lida com seus compromissos financeiros.

À primeira vista, poderíamos enxergar apenas esses benefícios imediatos do Cadastro Positivo: a empresa tem acesso a uma gama maior de dados sobre o cliente, ou seja, tem mais embasamento para tomar a decisão de conceder ou não o crédito a ele; e o cliente, por sua vez, ao permitir que o credor conheça seus hábitos de pagamento, pode ter vantagens competitivas e conseguir, por exemplo, juros menores, por ser um bom pagador.

Para um empreendedor, o Cadastro Positivo é importante na concessão de crédito, venda à prazo, gestão de carteira de clientes e nas estratégias de cobrança. Mas ele também é muito relevante num contexto mais amplo, que extrapola o universo das empresas individualmente e passa para o desenvolvimento da economia.

Segundo uma pesquisa da Associação Nacional dos Birôs de Crédito de 2017, o Cadastro Positivo ajudaria a colocar mais de 22,1 milhões de adultos no mercado de crédito, o que significaria injetar mais de R$ 300 bilhões na economia.

Isso porque há muitas pessoas que são ótimas pagadoras, mas geralmente pagam tudo à vista, não costumam comprar a prazo e não possuem cartão de crédito, por exemplo. Com isso, quando essas pessoas, em algum momento da vida, decidem comprar a prazo ou solicitam um empréstimo, as empresas não têm visibilidade sobre seus hábitos de pagamento, sendo mais difícil para elas tomarem a decisão de conceder ou não o crédito.

Ou seja, pode acontecer de essas pessoas ou empresas terem o crédito negado não porque são más pagadoras, mas porque o credor não tem informações suficientes sobre seus hábitos de pagamento e, por isso, decide não correr o risco de não receber.