Entender como os usuários acessam o seu site é um processo fundamental para qualquer projeto. Com esses números, o profissional de mídia consegue compreender como está a consolidação da marca e elaborar campanhas para aumentá-la e também para impactar uma nova vertente do público-alvo.

O nome dessa estatística é tráfego direto, que nada mais é do que um relatório de como estão esses números da marca. Assim, é possível puxar vários dados e fazer comparações com outros períodos visando entender melhor as variações.

Quer entender mais sobre o tráfego direto, como analisá-lo e ver dicas sobre como aumentá-lo? Continue na Serasa Experian e confira tudo o que separamos para você. Boa leitura!

O que é tráfego direto?

O tráfego direto, de modo geral, refere-se às visitas de usuários a um site ou página quando ele mesmo digita o que deseja na barra de pesquisa do navegador. Ou seja, é o modo como ele acessa o domínio, sem usar motores de busca, como o próprio Google, ou links externos de outros sites que o direciona até lá.

Isso quer dizer que é quando as pessoas acessam um site diretamente, conhecendo ou lembrando do endereço e não precisam de nenhum tipo de busca para acessá-lo. Por mais que essa seja a principal definição, ele também pode ser feito de outras maneiras, como:

  • Quando o usuário salva o site nos favoritos e clica para entrar;
  • Quando ele acessa por um link ou aplicativos não contabilizados nas análises;
  • Quando ele clica em links presentes em DOCs e/ou PDFs.

Por fim, o tráfego direto também pode ser considerado uma forma de jornada orgânica do usuário, visto que se dá naturalmente e não precisa de investimentos para isso.

Qual é a importância do tráfego direto?

O tráfego direto é importante porque representa a quantidade de visitantes que acessam o site com o endereço correto, sem precisar fazer nenhum tipo de pesquisa. Dessa maneira, isso indica familiaridade e confiança na marca, já que ele sabe exatamente como acessar o site e não precisa de nenhum tipo de auxílio.

Além disso, quanto maior for a porcentagem direita de um site, menos quer dizer que os seus usuários estão utilizando motores de busca. Essa redução da dependência contribui para a estabilidade e fidelidade do público e, consequentemente, vai diminuindo a necessidade de tantos anúncios com o tráfego pago.

Como analisar o tráfego direto?

Para analisar o tráfego direto, você precisará utilizar ferramentas de análise da web, como o Google Analytics, que é o mais conhecido e utilizado para isso. Ele é uma plataforma perfeita para observar métricas, como:

  • Número de visitantes diretos;
  • Páginas mais acessadas;
  • Tempo de permanência no site;
  • Taxas de conversão.

Nesse sentido, analise tendências ao longo do tempo para entender como está o seu acesso pelo tráfego direto, a eficácia das campanhas de marketing, a fidelidade do usuário e a popularidade do site.

Como aumentar o tráfego direto em páginas da web?

Para aumentar a presença do tráfego direto nos seus números, é possível desenvolver algumas estratégias que elevem essa quantidade e fisgue mais usuários. Veja o que e como fazer:

1. Invista mais em estratégias off-line

Sair do on-line é um fator que pode trazer várias pessoas à sua rede. Por mais que os anúncios chamem a atenção nas redes sociais, quando vemos algo fora da internet, principalmente se é chamativo, tendemos a prestar mais atenção e absorver o nome da marca.

Muitos podem achar uma estratégia ultrapassada, mas na realidade, é uma que traz um diferencial para a empresa. Veja quais meios você pode utilizar para elaborar outras campanhas:

  • Jornais;
  • Revistas;
  • Panfletos;
  • Outdoors;
  • Cartazes;
  • Cartões de visita;
  • Palestras;
  • Eventos.

Entenda mais sobre marketing inbound e outbound e veja o que são, diferenças e objetivos!

2. Reforce a presença do seu branded e URL nos canais digitais

Reforce o termo da marca e do site em campanhas, ou seja, peça para acessarem o site para conferir mais e ficar por dentro de novidades da empresa. Fazer isso é uma maneira de o usuário memorizar o URL e ter mais chances de acessar de maneira direta o seu domínio.

Além disso, tenha em mente que, quanto mais simples for o nome do site, mais fácil é de o usuário memorizá-lo e saber escrever. Termos muito complexos e palavras difíceis fazem o usuário utilizar os motores de busca para não errar na hora acessar.

3. Peça para salvarem seu site

Nas suas campanhas no próprio site, peça para os usuários salvarem o URL na barra de favoritos. Diga que, além de ser mais fácil para acessar, ele lembrará de conferir as novidades e ficará antenado no que está acontecendo na marca, como promoções e novos produtos.

Mas lembre-se: para traçar essas estratégias, é fundamental compreender o seu público, identificando localização, idade, ticket médio e muito mais. Assim, você consegue preparar campanhas com mais assertividade e alinhadas com a persona da marca.

Para isso, há ferramentas no mercado que trazem todos os dados que você precisa, como as da Serasa Experian voltadas para a análise e segmentação de público. Com essas soluções, você consegue identificar, compreender e estudar ainda mais sobre seus clientes, obtendo insights completos e constantes sobre o que precisa.

Gostou do conteúdo e quer entender mais sobre outras métricas do seu site? Navegue mais pelo blog da Serasa Experian e aprenda mais estratégias e o que analisar e fazer para o crescimento do seu projeto. Obrigado pela leitura e até a próxima!