Ocasião representa a segunda data comemorativa mais importante para o e-commerce. Estar preparado é imprescindível para gerar boa experiência para os consumidores e, consequentemente, aumentar as vendas

A cada ano, o volume de negócios gerados pelo e-commerce brasileiro durante a Black Friday cresce. A data já é considerada a segunda mais importante do ano para o varejo online. Pesquisa realizada pela Ebit mostra que houve aumento no interesse dos internautas em relação ao evento: 84% disseram que irão aproveitar a sexta-feira de descontos, marcada para 25 de novembro. Um acréscimo de três pontos percentuais em relação ao levantamento do ano passado.

Organização, preparo da infraestrutura, descontos reais, segurança e boas estratégias de marketing são pontos centrais para tirar o melhor proveito desta ocasião. Ainda de acordo com a Ebit, o faturamento da Black Friday 2016 deve chegar a R$ 2,1 bilhões, o que representa crescimento próximo de 30% em relação à edição passada.

Os especialistas da Serasa Experian Marketing Services prepararam cinco dicas para que o e-commerce tire o máximo de proveito desta data tão importante no calendário anual. Confira:

  1. Esteja próximo de seus consumidores: Bons resultados passam pela capacidade de conversar com o público-alvo de forma adequada. Por isso é importante estimular o relacionamento com o cliente por redes sociais, e-mail marketing, chat e promoções na loja.
  1. Segmente suas campanhas: Os indivíduos gostam de se sentir valorizados e de mensagens customizadas. Isso vale desde o cuidado em não errar o nome até a oferta de produtos de acordo com o perfil específico.
  1. Invista em infraestrutura: Vivemos a era da experiência e na Black Friday ela é crucial. Agilidade e eficiência são fundamentais para que a jornada de compra não fique comprometida. Prepare a infraestrutura para evitar que o excesso de tráfego interrompa a navegação. Os usuários esperam uma navegação fluida e desejam concluir seu pedido rapidamente e em qualquer hora do dia.
  1. Renove seus estoques: A Black Friday é uma ótima oportunidade para queimar o estoque do ano e renovar o catálogo para o Natal. Selecione itens que podem receber descontos especiais.
  1. Faça uso das redes sociais: Ao divulgar suas ofertas, relacione-se com sua base também nas redes sociais. Esteja atento à interação do consumidor nessas 24 horas intensas em todos os pontos de contato.