Entender seus clientes é fundamental para desenvolver ações de mídia e de vendas assertivas, por isso, a segmentação de clientes é tão importante. Apesar disso, quando falamos de consumidores, é muito comum surgir diversas dúvidas relacionadas ao termo e a como realizar campanhas voltadas para essas pessoas.

Uma das principais dúvidas sobre o assunto é: qual a diferença entre consumidor final e normal? Compreender os conceitos pode ser crucial para garantir bons resultados no seu negócio. A Serasa Experian preparou um conteúdo completo com todas as informações necessárias para desenvolver boas ações na sua empresa. Confira!

Qual é a diferença entre consumidor final e normal?

Pode parecer complicado, mas a diferença entre ambos os termos é muito simples. O consumidor final é um conceito que se refere a pessoas e empresas que compram produtos ou serviços com a intenção de consumo pessoal, e não para revenda ou produção de outros bens e serviços.

Em outras palavras, o consumidor final é aquele que compra algo para seu próprio uso, não com o objetivo de lucrar ou redistribuir os itens.

Por outro lado, podemos definir o consumidor normal como o oposto do outro conceito. Ou seja, é uma pessoa física (CPF) ou jurídica (CNPJ) contribuinte do ICMS que está realizando a compra de uma mercadoria para servir como matéria-prima para a fabricação de um novo produto ou para revenda.

Por que é importante entender essa diferença?

Entender a diferença entre consumidor final e normal é importante em diversos aspectos. Por exemplo, em alguns sistemas fiscais, os itens comercializados destinados ao consumidor final estão sujeitos a impostos de vendas. Por outro lado, o consumo normal não possui esse problema.

Além do aspecto tributário e legal, entender a diferença entre consumidor final e normal é importante para o marketing da empresa e para a estratégia de desenvolvimento de preços. Afinal, essas ações podem variar dependendo do público-alvo.

Por exemplo, produtos destinados a consumidores finais tendem a possuir estratégias de marketing voltadas para a criação de valor, rebranding e possuem um apelo emocional. Já as campanhas para consumidores normais podem ser orientadas para descrever a eficiência e economia do item.

Como saber se o cliente é um consumidor final?

Determinar se um cliente é um consumidor final ou não depende do contexto e do tipo de transação envolvida. Primeiramente, é preciso compreender a intenção do cliente com a venda, ou seja, os bens ou serviços que você comercializou costumam ser utilizados para produzir outros itens?

Outro aspecto muito importante a ser considerado é o volume e a frequência das compras. Se um cliente faz compras em grande quantidade ou de forma regular, pode ser um sinal de que ele não é um consumidor final, e sim um cliente normal.

Apesar disso, vale ressaltar que a melhor forma de entender se um cliente é considerado um consumidor final é falando com ele. Ou seja, entre em contato ou disponibilize um formulário de entendimento para compreender melhor a intenção daquela pessoa ou empresa com a sua organização. Isso te ajudará a desenvolver estratégias e ações mais assertivas.

Como produzir campanhas digitais direcionadas para o consumidor final?

Conforme comentado anteriormente, criar ações de marketing digital voltadas para as pessoas corretas é fundamental para atingir resultados satisfatórios.

Além disso, é importante ressaltar que produzir campanhas digitais direcionadas para o consumidor final envolve uma série de etapas e estratégias para alcançar seu público-alvo e atingir seus objetivos de marketing. Veja as dicas que preparamos para te ajudar a preparar ações bem direcionadas e eficazes:

1. Conheça o seu público-alvo

Conhecer quem são os seus clientes e suas principais características é um aspecto fundamental para criar campanhas atraentes que tragam resultados verdadeiros. Para isso, é interessante criar personas detalhadas que representam seu público, incluindo idade, interesses, comportamentos online, problemas e desejos.

Essas informações te direcionarão para o caminho certo para criar anúncios e ações de marketing de qualidade. Afinal, seus conteúdos devem ressoar com seu público-alvo. Isso pode incluir postagens de blog, vídeos, imagens, infográficos, dentre outros formatos. Tudo isso de forma informativa, útil e envolvente, considerando os desejos e as necessidades dos seus consumidores finais.

Utilize as soluções da Serasa Experian!

Existem diversas ferramentas que facilitam o estudo do público-alvo das organizações, como as soluções de análise de mercado e segmentação de público da Serasa Experian. Com os nossos serviços, você consegue potencializar os resultados da sua empresa, aumentando as taxas de conversão das suas campanhas.

Nossas ferramentas permitem que você conheça seus clientes e o mercado, encontre o seu público-alvo e qualifique dados para minimizar a taxa de rejeição e reduzir os riscos de ser interpretado como spammer. Legal, não é? Acesse a página e conheça melhor nossas soluções!

2. Escolha os meios de comunicação mais relevantes

Cada canal de comunicação possui seu próprio público-alvo e suas características. Por exemplo, o LinkedIn é a plataforma ideal para empresas que desejam atingir profissionais. Por outro lado, caso uma organização queira alcançar uma parcela da população adulta e da terceira idade, o Facebook pode ser uma boa opção.

Por isso, identifique os canais digitais onde seu público-alvo está presente. Isso pode incluir mídias sociais, pesquisa paga (como anúncios no Google), marketing por e-mail, marketing de conteúdo e outros.

3. Defina os seus objetivos de campanha

Outro passo fundamental para desenvolver ações voltadas para os consumidores finais é definir claramente os objetivos da campanha. Você quer aumentar as vendas, gerar leads, construir reconhecimento de marca ou alcançar outro resultado específico? Entender suas metas facilitará o desenvolvimento das ações de marketing.

Tendo isso em mente, personalize sua mensagem com base nas necessidades e nos interesses do seu público. Mostre como seu produto ou serviço pode resolver os problemas dele e você terá mais chances de alcançar seus objetivos.

4. Faça a análise dos resultados

Utilize ferramentas de análise para manter um monitoramento contínuo do desempenho de sua campanha. Para isso, utilize métricas como taxa de cliques, taxa de conversão, alcance e retorno sobre investimento (ROI). Com essas informações, você conseguirá identificar quais aspectos da ação precisam de melhorias e quais pontos estão dando certo.

Campanhas digitais eficazes geralmente requerem consistência e tempo para obter resultados significativos. Mantenha uma presença online ativa e continue ajustando sua estratégia com base no feedback e nos resultados.

Gostou de entender a diferença entre o consumidor final e normal? Esperamos que as dicas tenham te ajudado a produzir ações de marketing benéficas para a sua organização. Conte com a Serasa Experian para encontrar soluções úteis para o seu negócio. Até mais!