Você sabe liberar crédito de forma inteligente?

No Brasil, quem não vende a prazo, pode perder muitas vendas. Isso vale para quase todos os tipos de negócios, mas principalmente para quem vende para empresas de menor porte.

E PME é um mercado que não se pode desprezar: segundo  dados do Governo Federal, só no primeiro trimestre de 2023 foram abertas 1.331.940 empresas, somando cerca de 21 milhões de CNPJs ativos no país. E 93,7% deles são de micro ou pequenas empresas!

Só que ofertar crédito para empresas desconhecidas exige alguns cuidados básicos. É necessário conceder crédito com inteligência, analisando bem o cliente antes de fechar negócio.

É aí que entra a consulta de crédito, que traz informações para você entender o potencial de pagamento de cada cliente. Com a informação certa, você define condições de crédito coerentes com a realidade financeira do cliente, ganhando competitividade e diminuindo os riscos de inadimplência.

A grande “sacada” é que dá para potencializar muito os resultados da sua consulta, habilitando algumas informações adicionais, que custam pouco e vão bem mais fundo na análise.

Hoje vamos te contar sobre uma dessas informações adicionais, o Gasto Estimado PJ com positivo, que pode fazer uma grande diferença na hora de consultar um CNPJ.

Vem com a gente!

O que é Gasto Estimado PJ com positivo?

O Gasto Estimado PJ com positivo é uma opção que existe dentro dos relatórios de consulta PJ da Serasa Experian.

Ele estima quanto a empresa que você está consultando gasta por ano em contas como água, luz, telecomunicação, funcionários, administração, impostos.

Essa informação adicional dá muito mais autonomia, autoridade e segurança para você negociar a liberação de crédito para clientes novos – ou até mesmo renegociar com os antigos.

Quer saber o que o gasto anual do cliente tem a ver com o potencial dele para receber crédito?

Explicaremos no próximo tópico 😉

Para que serve saber o gasto anual do cliente?

Vamos pensar juntos: se seu cliente solicitou uma linha de crédito de R$ 60 e, antes de vender, você consultou o CNPJ e descobriu que ele não tem dívidas ativas e nem protestos, então por que não fechar o negócio?

Na verdade, você apenas viu que no momento da consulta, a empresa não tem dívidas pendentes, porém você não tem visão do histórico financeiro do cliente, não sabe quanto que ele gasta para manter o negócio aberto.

Então, você decidiu adicionar à sua consulta de CNPJ a informação Gasto Estimado PJ com positivo e descobriu que os custos básicos do cliente no ano totalizam R$ 60.000.

Nessa situação, caso o cliente enfrente algum problema financeiro, você acha mais provável que ele pague as contas fixas ou pague você? Não há uma possibilidade de ele preferir ter uma dívida a fechar as portas da empresa?

Claro que a decisão de correr o risco é sua, mas, a informação adicional serviu aí para você enxergar o risco, o que faz toda diferença em uma negociação.

O Gasto Estimado pode melhorar até sua comunicação com o cliente

Muito além de garantir mais segurança para evitar a inadimplência, informações adicionais nas consultas fornecem um conhecimento melhor sobre o seu público, podendo beneficiar a tomada de decisão, a precificação e a comunicação.

Mesmo que se trate de uma transação B2B – de empresa para empresa –, saber a melhor forma de se comunicar é essencial para uma boa relação comercial, que ajuda muito na hora de negociar novos contratos ou até mesmo dívidas.

Afinal, sabendo bem a situação em que seu cliente se encontra, você já chega na conversa com argumentos baseados em dados confiáveis.

Quanto mais dados, melhor a análise de crédito

Vimos que acrescentar o Gasto Estimado às suas consultas já te deixa um passo à frente em várias situações.

Pela lógica, quanto mais “passos à frente” você der, mais fácil fica essa corrida da negociação, certo?

Existem muitos outros tipos de informação específica que podem ser acrescentados a suas consultas de CNPJ, deixando-a mais completa e eficaz. O melhor de tudo é que, em muitos casos, essas informações se complementam facilitando muito as melhores decisões.

Um bom exemplo é o Faturamento Presumido, que fornece uma estimativa bem precisa do faturamento anual da empresa consultada.

Aposto que você já está pensando em combinar Gasto Estimado com Faturamento Presumido, não é?

É isso mesmo! Sabendo o quanto a empresa fatura e o quanto ela gasta, você tem uma boa ideia de quanto sobra. É um cálculo perfeito para decidir o valor do financiamento e a quantidade e o valor ideal das parcelas.

Falamos aqui que essas informações adicionais são super úteis não só para análise de clientes novos, mas também para a readequação de clientes que já possuem uma linha de crédito com você – se cai o faturamento do cliente ao longo do ano ou se o gasto fixo dele cresceu, talvez seja uma boa redefinir os limites de crédito dele.

Percebeu como é possível melhorar muito sua decisão de crédito adicionando informações simples? Sentiu como ter uma visão mais clara e objetiva sobre o potencial do cliente pode garantir mais chances de pagamento?

E não falamos só sobre a competitividade e o lucro para o seu negócio. Fornecer crédito a pequenas e médias empresas pode alavancar o desenvolvimento desses negócios, viabilizar o crescimento deles, o que gera empregos e impulsiona a economia!

Por outro lado, a análise criteriosa na concessão de crédito tende a evitar muitos prejuízos para você e até poupar outras empresas do fantasma do endividamento👻.

No fim, as informações adicionais servem para evitar que o cliente e você entrem em uma furada...

Então, que tal experimentar adicionar informações e “turbinar” sua consulta de crédito hoje mesmo?

Não esqueça de compartilhar esse conteúdo fundamental para os seus parceiros de negócios e fique de olho para não perder nossos próximos posts! Eles são feitos especialmente para você 😉

Boas vendas e até a próxima!