Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

CTA: saiba o que é, para que serve e como fazer bons exemplos

Procurando saber sobre CTA (call-to-action) seu significado, como aplicar de forma eficiência e obter mais resultados? Confira como!

CTA: saiba o que é, para que serve e como fazer bons exemplos

O call-to-action, conhecido como CTA, é uma estratégia de marketing digital muito comum em propagandas, sites e e-mails. A chamada de ação indica ao leitor o que deve ser feito e tem o objetivo de atrair a atenção para uma ação. Geralmente, o CTA aparece em destaque, com cor diferente, link ou botão e textos que incluem verbos no imperativo como "clique" ou "acesse". Mas a inclusão desse elemento não pode ser feita de qualquer forma durante uma publicação. Ele deve ser usado com inteligência em uma campanha. Se você quer entender melhor o que é, qual a função e como criar um CTA de sucesso, acompanhe o post abaixo!

O que é CTA?

CTA é a sigla para call-to-action, traduzido para o português, significa chamada para ação. Consiste em qualquer pedido, textual ou visual, que chame a atenção do leitor em um anúncio ou site para que ele realize alguma ação. O CTA é uma ferramenta do marketing digital essencial para promover uma marca e gerar conversão. A partir dele, é possível guiar o visitante para os próximos passos do funil de vendas. Por isso, é comum o uso de verbos no imperativo como: compre, acesse, clique aqui, confira.

Como escolher o Call To Action certo?

O CTA tem um forte apelo comercial e por isso pode atrair cliques e conversões. Mas isso não é motivo para sair usando esse recurso sem estratégia. Veja algumas dicas de como escolher um CTA adequado:

1. Considere o estágio do funil de vendas

É essencial saber em qual estágio do funil de vendas está o texto que você está associando um CTA para atrair a atenção do leitor. Vamos supor que uma pessoa esteja procurando uma forma de melhorar a saúde e, ao acessar um conteúdo, depara-se com a seguinte chamada: “Clique aqui para comprar uma Air Fryer”. Nesse estágio, ele não sabe o que é uma Air Fryer, não sabe para que serve e nem como ele pode usar isso para melhorar sua saúde, assim as chances dele executar essa ação são mínimas. Com a busca da sua pergunta, ele está no topo do funil, ou seja, está interessado em conteúdos que deem dicas de como fazer uma alimentação saudável, buscar uma atividade física ou dormir melhor. Um CTA ideal para esse visitante seria chamá-lo para baixar um e-book sobre assuntos como esse e só depois guiá-los para a compra de uma Air Fryer.

2. Saiba quem é a persona da sua marca

Um ponto comum em todas as estratégias de marketing é que é necessário conhecer a persona da sua marca. Quem tenta atingir todo mundo, não alcança ninguém! O CTA deve ser escrito de modo direcionado a um determinado público. Além da etapa do funil, como já falamos, a linguagem deve ser ajustada sempre que necessário. Pensando em auxiliar as empresas a encontrar esse perfil, a Serasa Experian oferece o Mosaic. Ele oferece resultados de um estudo de segmentação pronto para uso, com dados que podem ser imputados em diferentes bases e agilizam o processo de conhecimento do seu cliente com um olhar comportamental. Com ele, o empreendedor consegue conhecer seu público alvo, obter insights valiosos e agregar mais inteligência em suas tomadas de decisão.

3. Saiba qual é o objetivo do CTA

Como mencionamos, todo CTA deve sugerir uma ação para o leitor, mas ela também deve estar alinhada com o objetivo do seu negócio. Você pode estar interessado em gerar tráfego em um determinado artigo no blog, recomendar um download de um produto que está em lançamento, aumentar o número de inscrições em uma newsletter ou o número de curtidas na sua rede social. Use com estratégia essa ferramenta para gerar o retorno que deseja para a sua empresa.

4. Escolha o formato do CTA

Existem diversos formatos de CTAs e eles podem ser usados para diferentes objetivos, veja qual se encaixa na sua proposta na hora de escolher. Alguns exemplos são: links, sidebar, imagens e textos. É interessante fazer testes de cores, negritos, formas e selecionar qual se encaixa na sua proposta. Se notar que o formato escolhido não está dando o resultado que esperava, tente mudá-lo.

Confira 5 exemplos de Call to Action

O CTA deve ser considerado um ponto muito importante na sua estratégia de divulgação. Agora que já vimos um pouco da teoria, vamos ver 5 exemplos práticos de chamadas de ação:

1. Material rico para download

Oferecer bons conteúdos que auxiliam no desenvolvimento da jornada de compras é uma ótima forma de nutrir uma base de leads. Quanto mais interessante for o conteúdo para o usuário, mais ele estará interessado pelo assunto e o produto que você oferece pode começar a fazer parte do seu desejo. Ex: “Baixe aqui: 3 dicas para sair do sedentarismo”.

2. Volta com desconto

O chamado CTA “come back” é uma forma de atrair a atenção de antigos clientes que perderam o interesse por determinado serviço ou produto. Ele pode ser enviado por e-mail com uma frase que ofereça um cupom de desconto e ofereça um gatilho de exclusividade. Ex: “Estamos com saudades! Aproveite o cupom de 50% de desconto e compre aquela roupa que você tanto amou”.

3. Test drive

O lançamento de um produto ou novo serviço pode ser divulgado a partir de um CTA oferecendo um teste gratuito para os usuários. É importante sempre entregar o que prometeu. Então não faça o usuário clicar e se decepcionar por um produto que precisa ser pago para testar. Ex: “Teste por 7 dias sem compromisso”.

4. Direto ao ponto

Também é possível ser objetivo e simples no CTA. Se o objetivo é aumentar o número de clientes, apresente a proposta da sua empresa em poucas palavras e chame o cliente para o seu site. Ex: “Clique aqui para adquirir o seu cartão de crédito”.

5. Venda surpresa

O gatilho de urgência pode ser usado em chamadas de venda surpresa para atrair a atenção para algum produto que o usuário só estava olhando no site, ou que colocou no carrinho de compras de um e-commerce e não finalizou a compra. Ex: “Só restam mais 5 unidades, compre agora com frete grátis!”.

Onde posso usar o Call To Action?

Veja quais são os principais canais que utilizam o CTA e como eles podem ser aplicados:

Site

A página principal de um site é uma boa oportunidade para inserir um CTA. Ela deve inserir uma ação que leve curiosidade do usuário e o guiem para conhecer as outras páginas do domínio. Em todas as páginas do site é possível inserir um CTA diferente. Em um blogpost, por exemplo, a chamada de ação deve estar alinhada com o conteúdo do texto e deve guiar o usuário para a próxima etapa do funil: outro texto ou a página de conversão.

Redes sociais

As redes sociais são uma importante ferramenta de divulgação. As chamadas de ação podem ser inseridas nas publicações de fotos, stories, vídeos e mensagens para guiar o usuário para a página ou e-commerce da marca.

E-mail marketing

e-mail marketing é um canal de comunicação direta com o cliente que, com um CTA convincente, pode aumentar a leads e a retenção. Geralmente elas levam o usuário para realizar um cadastro, fazer um download ou usar um cupom de desconto.

Anúncios

O CTA tem tudo a ver com as propagandas, pois elas têm o mesmo objetivo: levar o cliente à conversão. Então usar essa estratégia durante o texto ou imagem de um anúncio vai aumentar a sua efetividade.

Vídeos

Durante um vídeo, o apresentador pode incluir um CTA durante sua fala. Em alguns aplicativos como o YouTube e Instagram Stories é possível ainda criar links clicáveis para o espectador durante a execução do vídeo.

Materiais em PDF

Livros, artigos e cursos em PDF também são uma boa oportunidade de inserir um CTA. Algumas empresas utilizam a estratégia de oferecer um material de conhecimento e aproveitam essa fonte para guiar o usuário no funil de vendas.

Como saber se o CTA deu resultado?

Após escolher e aplicar o CTA nos seus meios de divulgação, como saber se ele está dando o resultado que deseja? Uma forma de quantificar esse retorno é utilizando o Google Analytics. Essa é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo para monitoramento de sites. Com ela, é possível analisar as conversões, as páginas mais acessadas e o perfil de quem acessa seu site.

Mas e os CTAs inteligentes?

Os CTAs inteligentes visam personalizar a chamada de ação, conforme os dados armazenados dos usuários ou clientes. Também chamado de smart CTA, esse tipo de chamada de ação emprega frases e recursos que se aproximam do cliente e geram melhor conversão. Ela pode mudar conforme a localização, idioma, entre outros parâmetros. O CTA é uma importante ferramenta do marketing e deve ser explorada na estratégia na divulgação do seu negócio. Gostou deste conteúdo? Então aproveite para conferir também nosso post sobre look alike e veja como pode te ajudar no Facebook. Até a próxima!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Como fazer um resumo profissional atrativo para seu currículo

Como fazer um resumo profissional atrativo para seu currículo

Aprenda como fazer um resumo profissional atrativo, com resultados, palavras-chave e foco na vaga. Destaque seu perfil logo no início do currículo.

Thubmnail Aposentado pode trabalhar de carteira assinada? Saiba tudo

Aposentado pode trabalhar de carteira assinada? Saiba tudo

Aposentado pode trabalhar de carteira assinada? Entenda seus direitos, regras do INSS e como voltar ao mercado com segurança e confiança.

Thubmnail Trabalho em equipe: o segredo para crescer na carreira

Trabalho em equipe: o segredo para crescer na carreira

Descubra como o trabalho em equipe impulsiona sua carreira, fortalece relações e desenvolve habilidades essenciais para o sucesso profissional.

Thubmnail Avaliação de desempenho: como melhorar a performance

Avaliação de desempenho: como melhorar a performance

Descubra como a avaliação de desempenho melhora a performance, orienta decisões e impulsiona o desenvolvimento dos colaboradores.

Thubmnail Calculadora de rescisão trabalhista (CLT) grátis

Calculadora de rescisão trabalhista (CLT) grátis

Quer saber quanto pagar ou receber na rescisão CLT? Use nossa ferramenta gratuita para cálculo de rescisão trabalhista e tenha o valor em instantes. Confira!

Thubmnail O que é andragogia e como ela impulsiona sua carreira

O que é andragogia e como ela impulsiona sua carreira

Descubra o que é andragogia, seus princípios e como essa abordagem pode impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional de adultos.