Uma estratégia muito utilizada no mundo do marketing é adaptar suas ações para oferecer ao usuário a melhor experiência possível, afinal, fazendo isso, é mais fácil garantir a satisfação e fidelização dessa pessoa.

Sendo assim, os cookies vêm com o objetivo de personalizar a troca de informações com esse usuário de maneira que essa experiência seja mais agradável. Porém, algumas atualizações surgiram e essa ferramenta sofreu grandes mudanças, sendo bloqueada para uso de terceiros e criando o movimento cookieless.

Quer entender melhor como funcionam os cookies e os impactos do cookieless nas campanhas de marketing? Continue a leitura e saiba mais com a Serasa Experian!

Primeiramente, o que são cookies?

Os cookies são pequenos arquivos de texto armazenados no navegador de uma pessoa quando acessa um site. Eles contêm informações como nome, localização, e-mail, interesses pessoais, últimas navegações, dados de login, histórico de compras e outras informações pessoais relevantes.

Sendo assim, quando alguém aceita os cookies de uma página, ela está concordando que esse site tenha acesso a essas informações. Dessa forma, os dados ficam armazenados por um período em pequenas linhas de códigos que monitoram as atividades dessa pessoa.

Por que eles são importantes?

Os cookies são importantes por tornarem a experiência do usuário mais agradável quando ele entra em contato com o site novamente. Afinal, o rastreador já compreendeu o comportamento do consumidor e, assim, consegue identificar e personalizar o site, adaptando-se às preferências do visitante em destaque, colocando no idioma correto e realizando outras ações que personalizam a página.

Além disso, com a ferramenta, é possível coletar informações da interação do usuário com a página, como aonde os clientes foram, movimentos do mouse e tempo gasto em cada sessão.

Qual é o impacto dos cookies no marketing?

Os cookies podem ser utilizados com diferentes finalidades, seja para personalização, guardar informações ou outras. No marketing, eles são essenciais para o direcionamento de campanhas publicitárias.

Afinal, com o uso desses dados, é possível personalizar e potencializar as campanhas para atrair mais leads qualificados. As empresas conseguem identificar as preferências e os comportamentos por meio das navegações e direcionar suas ações para um público específico.

Além disso, com os cookies, pode-se realizar uma análise de desempenho da campanha e compreender a interação do usuário com a publicidade. Assim, é possível identificar onde são necessários ajustes para obter mais resultados positivos.

Outro ponto importante que essa ferramenta permite é realizar a estratégia de remarketing, exibindo anúncios para aquela pessoa que visitou o site e não comprou. Isso pode engajar novamente os usuários, despertando a vontade de retornar ao site e finalizar a compra.

Dessa forma, o marketing de uma marca consegue ser muito mais eficiente, atingindo os usuários de maneira eficaz, entendendo melhor as preferências e necessidades deles. Assim, a plataforma digital consegue oferecer a melhor experiência ao visitante.

Por que o cookieless será implementado?

Com muitos debates ao longo do tempo sobre a segurança de dados pessoais, principalmente com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foram realizados alguns ajustes, como a permissão do uso desses cookies. Dessa forma, surgiu o termo cookieless, que, traduzido do inglês para o português, significa “navegação sem cookies”.

Mas por que há essa visão do futuro dos navegadores sem cookies? Isso se dá devido à grande preocupação das pessoas com a segurança dos seus dados na internet.

Uma pesquisa realizada pela KPMG revela que 86% das pessoas se sentem preocupadas com a privacidade dos dados e 68% com a quantidade de informações absorvidas pelas empresas. Assim, o conceito de cookieless tem sido cada vez mais discutido, aproximando-se o fim dos cookies.

Quais mudanças acontecerão com o cookieless?

Há uma promessa do Google Chrome de que, durante o ano de 2024, o navegador proibirá o uso de cookies por terceiros, isto é, os que operam em diversos sites cruzando as informações. Atualmente o Google já cumpriu uma parte, ativando o tracking protection, a ferramenta que limita o uso de cookies de terceiros para 1% dos usuários do Chrome no mundo.

Sendo assim, os cookies primários ainda existirão — aqueles que são armazenados pelo próprio site que está sendo utilizado —, pois são mais seguros e confiáveis. Logo, as empresas de marketing ainda conseguirão fazer estratégias, porém menos personalizadas ao usuário.

A publicidade nas mídias digitais com o uso de dados relevantes ainda existirá, porém, deverá haver uma pesquisa maior nas estratégias de captação e estudo do público-alvo para gerar conversão. Essa ação do cookieless oferece aos usuários a proteção de dados, deixando a navegação mais segura.

Quais são as últimas notícias relacionadas ao cookieless?

Como dito anteriormente, o Google já começou suas ações de bloqueio de cookies para terceiros. Mas o tracking protection total deve acontecer no segundo semestre de 2024, tendo um tempo para as empresas começarem a se adaptar e buscar novas soluções.

Os dados do IAB Brasil apontam que 83% das empresas dizem ainda não estarem preparadas para enfrentar esse novo mundo sem cookies. Por isso, é importante começar a buscar alternativas desde já.

E agora? Como adaptar minhas campanhas ao cookieless?

As mudanças estão ocorrendo, por isso é indispensável se adequar ao cookieless. Então se planeje para não sofrer com tanto impacto.

Para isso, é importante que a política de privacidade do site esteja atualizada e disponível na página de maneira clara, o que ajuda a esclarecer aos usuários o que são os dados captados e por que são utilizados. Com isso, é possível mostrar o respeito aos dados dos visitantes e oferecer mais segurança.

Outra estratégia que pode ser adotada para contornar os desafios do cookieless é a realização de pesquisas diretas com os usuários do site, consumidores e público-alvo, por meio de enquetes em redes sociais, pesquisas de satisfação, formulários e, o melhor de tudo, com análises completas de mercado.

Dessa maneira, é possível obter um parâmetro dos gostos e comportamentos dessas pessoas. Assim, torna-se viável realizar campanhas personalizadas ao perfil do público-alvo sem a necessidade do uso de cookies.

Conte com as melhores soluções de Análise de Mercado e Segmentação de Campanhas!

Com as soluções de Análise de Mercado e Segmentação de Campanhas, você não precisa se preocupar com o cookieless. Isso porque elas oferecem diversos dados que ajudam a realizar campanhas mais segmentadas e personalizadas de acordo com seu público-alvo.

Com elas, é possível obter informações demográficas, hábitos de consumo, comportamentais e financeiros, facilitando a segmentação eficaz, aumentando as taxas de conversão, melhorando o relacionamento com os clientes e possibilitando a expansão no mercado de maneira eficiente e com menor custo.

Dessa forma, você consegue ter uma melhor gestão de carteira de clientes e identificar potenciais oportunidades do mercado para expansão, graças aos acessos exclusivos oferecidos pela Serasa Experian. Além disso, é possível cruzar as informações com bases, filtros e geolocalização, proporcionando mais detalhes para as suas pesquisas.

Sendo assim, fica mais fácil captar leads qualificados e melhorar o retorno do investimento em vendas com essas ferramentas, tendo abordagens eficazes que darão resultados positivos.

A Serasa Experian conta com o maior e mais completo portfólio de dados do Brasil, com expertise analítica e relatórios. Nossas soluções permitem conhecer melhor os visitantes da web e o mercado, auxiliando na redução da taxa de rejeição, com melhor qualidade de informações.

Gostou do nosso conteúdo? Neste blog você encontra diversos textos que podem ajudar a alavancar as suas campanhas, como dicas úteis e informações relevantes sobre marketing digital. Para auxiliar nas análises dos projetos, veja também: Google Search Console: o que é e como utilizar a seu favor?