Veja como estreitar relacionamento e manter agilidade para resolver problemas dos consumidores.

No ambiente online, a busca por caminhos para personalizar o atendimento e torná-lo menos impessoal pode ser a chave para fidelizar o consumidor.

Oferecer uma excelente experiência de compra ao cliente vai desde a realização do pedido até o pós-venda. Sabendo disso, confira algumas dicas importantes para que o seu e-commerce não corra riscos e se mantenha firme no caminho do sucesso:

  1. Fique sempre de olho no comportamento do consumidor

Conhecer os hábitos e gostos do seu cliente é essencial para atender sua necessidade com eficiência e desenvolver um relacionamento personalizado. Dessa forma, ele se sentirá especial e não mais um número em suas vendas.

Entre as opções para entender melhor seu consumidor estão soluções como o Mosaic Brasil e o Mosaic Business, da Serasa Experian, que segmentam clientes e prospects sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

  1. Esteja presente em diversos canais de comunicação

Estar disponível em diferentes canais de comunicação é imprescindível no processo de fidelização. Para manter o consumidor mais próximo da sua marca é necessário disponibilizar opções fáceis e rápidas de contato, como o chat online e a FAQ (Frequently Asked Questions).

  1. Procure se antecipar aos problemas

Muitas vezes o consumidor utiliza vários canais de comunicação diferentes para entrar em contato com a marca. Para reduzir reclamações e atrasos no atendimento ao cliente, crie o hábito de monitorar todas as suas redes sociais digitais e meios de comunicação disponíveis.

  1. Mantenha o cliente atualizado sobre o status da compra

Para a confiança e tranquilidade do cliente numa compra a distância, é importante mantê-lo informado sobre o andamento do processo. Notifique o consumidor por e-mail sobre a aprovação do pedido, a disponibilidade do produto e a estimativa do dia de entrega.

  1. Utilize feedbacks para aprimorar o serviço

Mais do que uma reclamação ou elogio, os feedbacks devem representar uma oportunidade de aperfeiçoamento no processo de vendas. É preciso estar disposto a corrigir falhas e fazer as mudanças necessárias para evitar que erros atrapalhem suas vendas.