A base de dados dos seus clientes é um bem valioso da sua empresa. Com ele, você consegue realizar uma das atividades mais importantes para o crescimento do seu negócio: o relacionamento.

Um bom relacionamento fideliza seus clientes, proporciona novos negócios e evita que eles se tornem inativos. Mas para manter o contato com seu cliente você precisa saber onde encontra-lo, certo? E nem sempre você consegue se comunicar com cada um deles pelo mesmo canal, e ter uma estratégia eficiente de relacionamento criando diálogos específicos para cada ponto de contato com seu consumidor.

Por isso é muito importante manter sua base de dados sempre atualizada e completa, incluindo endereço, telefones, e-mails e até mesmo perfis em mídias sociais, caso sua empresa também utilize esses canais para interagir com seu consumidor.

Aproveite o momento do pagamento ou da solicitação de orçamento, dependendo do seu tipo de negócio, e solicite algumas informações básicas, como nome, endereço, telefone, e-mail e data de aniversário. Se for apropriado e não gerar desconforto, solicite também o CPF ou CNPJ, que por serem únicos servem como elemento de diferenciação facilitando a análise dos dados no futuro.

Um ponto importante para o preenchimento da ficha cadastral é esclarecer seu propósito, que é melhorar o relacionamento, fazer contatos importantes e enviar material apenas com autorização do cliente.

Como completar uma lista de contatos de cliente?
Pode ser que aconteça de você não conseguir todos os dados cadastrais do seu cliente, ou porque ele não forneceu todos os dados ou porque ele não preencheu corretamente. Nesse caso, sua empresa pode procurar ferramentas que qualifiquem e enriqueçam sua base de dados, como o InfoBusca da Serasa Experian.

Disponível em plataforma online ou por meio de integração com o sistema que sua empresa já utiliza, o InfoBusca encontra e valida dados de consumidores e empresas a partir de nome, razão social, CPF, CNPJ, telefone ou endereço.

Conheça mais detalhes da ferramenta InfoBusca e veja como ela pode ajudar seu negócio.

Com uma lista de contatos mais completa é possível realizar diversas estratégias de relacionamento, principalmente em datas comemorativas, em que você pode aproveitar o momento para se comunicar com seus clientes, de modo que eles se lembrem da sua empresa. Pode parecer clichê, mas é um fato: quem não é visto, não é lembrado.

Listamos abaixo algumas dicas do que sua empresa pode fazer para melhorar o relacionamento com seus clientes:

1- Informe os clientes sobre novidades e informações importantes
Na maioria das empresas, especialmente as de varejo, o começo de um ano é um período cheio de novidades , então é uma boa oportunidade para informar seus clientes sobre isso, mostrando que você se importa com eles. Lembre-se que essas informações não precisam ser necessariamente comerciais.

Algumas coisas que você pode comunicar:

– Descontos e promoções;

– Horários especiais de funcionamento;

– Informações sobre renovação de assinaturas e serviços recorrentes;

– Projetos para o ano que está começando.

2- Pesquisas de satisfação
O início do ano traz a grande oportunidade de saber no que sua empresa pode melhorar no novo ciclo que começa. Envie pesquisas de satisfação, ou avalie algum aspecto que você acha importante aperfeiçoar e, se possível, dê algum tipo de incentivo para que seu cliente se sinta inclinado a responder — um desconto, produto, brinde, etc.

3- Converse abertamente e peça sugestões
Abra diálogo com seu cliente. Se você tem um tipo de negócio em que o contato com o cliente é presencial, aproveite o momento para escutar o que ele tem a dizer sobre o atendimento, produtos ou serviços que você oferece. Colha informações, sugestões, opiniões e desejos dos clientes. Com essa conversa, descubra outras soluções que você pode oferecer a ele e até mesmo ter ideias para o ano que está começando.

Use o seu banco de contatos para cultivar um bom relacionamento com seus clientes. Se sua empresa não tem esse costume, o início do ano é uma ótima época para começar. O ponto-chave é conquistar a confiança dos seus consumidores e começar ou reforçar o processo de fidelização.