O Podcast é um modelo de conteúdo produzido no formato de áudio. Esse tipo de conteúdo surgiu em 2004 e era transmitido pelas rádios.

Com a vinda de novas tecnologias e mídias, os programas de podcast começaram a ser disponibilizados nas plataformas de streaming, como Spotify, Deezer, YouTube e outros. Atualmente, é possível acessar os podcasts a qualquer momento diante das plataformas digitais.

Com o grande aumento de consumidores de podcast, as empresas começaram a ter um olhar direcionado a eles para divulgação. Por conta desse interesse surgindo, as organizações começaram a utilizar esse formato. Continue nesse post e saiba como usar esse tipo de conteúdo com fins empresariais.

O que é podcast corporativo?

Não há diferenças do podcast corporativo para o comum, apenas contam com objetivos diferentes. Desta forma, ele é utilizado com finalidade empresarial, focando em tornar os ouvintes em clientes dos seus produtos ou serviços.

O podcast corporativo funciona para as pessoas descobrirem a marca, pensando na trajetória do consumidor, esse formato funciona como o topo de funil. Assim, esses ouvintes terão maior curiosidade sobre a empresa.

Para iniciar no podcast empresarial é importante se planejar, entender os objetivos da empresa, estudar como será a abordagem, o tom de voz que será aplicada e como os conteúdos serão produzidos. Desta forma, o principal a ser feito é traçar estratégias para aumento de consumidores por meio do podcast.

O que produzir no Podcast?

Quando se trata do que produzir para o podcast, o ponto-chave está em oferecer conteúdos que agreguem valor à marca e sejam cativantes para o público-alvo. Para começar a produção, alguns conteúdos são ideais para atrair a atenção e engajar a audiência. Veja:

1. Temas ligados à marca

Compartilhar a jornada da empresa, incluindo as histórias de superação, desafios enfrentados e cada etapa do processo, não apenas oferece maior conhecimento sobre a marca, mas também conteúdos que criam uma conexão emocional.

Essas narrativas podem ser extremamente impactantes para quem as ouve, gerando um maior apreço e identificação com a trajetória da empresa.

2. Entrevistas com profissionais

Inserir especialistas no programa de podcast é uma excelente maneira de enriquecer o conteúdo com perspectivas diversas e especializadas. Isso não apenas melhora a amplitude do conteúdo, mas também atrai seguidores do entrevistado, que podem se interessar pelo podcast e começar a acompanhar os materiais regularmente.

3. Ensinamentos e dicas

Para atribuir mais autoridade à marca e atrair mais ouvintes, é importante oferecer conteúdos que sejam relevantes para eles.

Por exemplo, uma empresa de investimentos, ela pode realizar programas com temas que ajudem os ouvintes, com dicas de como ingressar no mundo dos investimentos, fornecendo orientações detalhadas sobre o assunto.

4. Curso interno

Pensando na comunicação interna, o podcast corporativo pode ser utilizado para promover os conteúdos de ensinamentos para a equipe. Desta forma, os colaboradores podem ouvir dicas e aprender uma nova informação realizando outra tarefa.

Podem ser abordados assuntos que acrescentem maior aprendizagem na vida do colaborador e, assim, além de pensar nos leads, a empresa também está pensando em maior qualificação interna.

5. Interações com os ouvintes

Em todas as plataformas a interação é vista como algo bom. Essa ação pode auxiliar a melhorar o relacionamento da empresa com o consumidor. Por isso, é importante separar um programa ou uma parte do conteúdo para realizar essas interações com o público.

Para isso, pode interligar outras redes sociais e fazer um post onde as pessoas podem deixar comentários e perguntas que serão respondidas no podcast. Interligar as plataformas também auxilia a levar um usuário de uma rede a outra. 

Quais as vantagens do Podcast corporativo?

Com o grande aumento de ouvintes de podcast atualmente, o investimento nesse formato traz diversos benefícios. Além disso, há possibilidade de trabalhar em alguns formatos, como podcast de entrevista, informativo, painel (mais de um convidado) e individual.

Sabendo desses modelos, é importante escolher o que faz mais sentido no segmento. Entenda melhor algumas das vantagens do podcast corporativo:

Maior presença online

Há uma grande importância em ter presença nas plataformas digitais, pois quanto mais a marca se mostra integrada às tendências, tecnologias e redes sociais, maior autoridade elas obtêm. Isso, claro, se a empresa realizar conteúdos com qualidade e que sejam construtivos ao consumidor.

Além de que, se esse empreendimento dispõe o conhecimento para os outros sobre o segmento, mais confiança as pessoas depositam na empresa. Logo, há maior interesse dos consumidores em acompanhar a marca nas plataformas digitais.

Investir nesse modelo de conteúdo e disponibilizar a eles boa qualidade de áudio/audiovisual e conteúdo, causa maior interesse nessas pessoas e pode tornar a marca mais reconhecida.

Marketing ativo

Com a exploração do marketing de conteúdos para podcast, a empresa mostra toda expertise que ela obtém, o que é vantajoso, pois mostra a abordagem proativa que a marca tem. Nesse sentido, por conta dos episódios disponíveis na plataforma a todo momento, eles têm maior circulação do conteúdo de forma orgânica.

Além disso, é possível inserir em diversas plataformas gratuitas, como Google Podcast, Spotify, Deezer, Apple Podcast e outras e, assim, alcançar mais público.

Baixo Investimento

Não é necessário ter uma renda alta para criar um podcast, isso porque há muitas plataformas de áudio e editores gratuitos. Sendo assim, o único investimento fundamental é um microfone de boa qualidade para a captação do áudio.

Abordagem fora do padrão

Investir tempo realizando conteúdos de podcast empresarial é uma forma de fortalecer e alcançar diferentes públicos. Assim, essa abordagem chega a mais pessoas, impactando no maior reconhecimento da marca.

Esta é uma forma de se sobressair entre outros concorrentes, já que muitas empresas não utilizam as plataformas de áudio como meio de marketing. Assim, a empresa sai do padrão de forma positiva.

Conquistar novos públicos

Como o podcast está disponível em plataformas de áudio/audiovisual, ele conta com usuários diversificados daqueles que utilizam apenas as redes sociais como Instagram e Facebook. Sendo assim, os conteúdos em podcast fazem com que sua empresa tenha uma maior possibilidade de se conectar com pessoas diferentes.

Como criar o Podcast Corporativo?

Para criar um Podcast Corporativo é necessário ter um planejamento das etapas que serão realizadas, para maior organização e desenvolvimento do programa. Veja as dicas:

Trace os objetivos

O primeiro passo para a criação de um podcast corporativo é traçar os objetivos que a marca quer alcançar com os programas. Sem as metas da empresa em mente, os conteúdos podem não ter o resultado esperado.

Por isso, é importante ter um planejamento estratégico para ampliar a marca e chegar ao objetivo esperado. Além disso, trace metas para poder evoluir e ter mais reconhecimento no podcast.

Defina a persona

Compreender para quem a empresa deseja direcionar seu conteúdo é crucial. Para isso, definir a persona clareia os objetivos e também permite a adaptação do tom de voz para alcançar precisamente o público desejado.

Além disso, os temas podem ser direcionados de forma mais específica. Isso resulta na capacidade de oferecer conteúdos relevantes e atrativos para as pessoas, de acordo com seus interesses.

Escolha o formato

Como dito anteriormente, é possível trabalhar com alguns formatos de podcast. Para definir, estude qual a preferência do público-alvo e analise os objetivos traçados. É possível trabalhar com esses tipos:

  • Entrevista: programa com entrevista com convidados;
  • Informativo: tem objetivo de transmitir uma informação para o ouvinte;
  • Painel: conta com mais de um convidado;
  • Individual: formato mais simples com apenas um apresentador.

Ter o formato principal é importante, mas é válido permitir variações ocasionalmente. Por exemplo, mesmo em um formato individual, a inclusão de convidados pode ser cativante e enriquecedora. Essa flexibilidade abre oportunidades para agregar valor ao conteúdo.

Crie a identidade do podcast

Desenvolver a identidade da marca do podcast é fundamental. Essa criação requer um estudo aprofundado e uma equipe especializada para transmitir a verdadeira essência que a empresa quer passar.

Deve-se escolher elementos como cores, nome, logo e outros elementos visuais com cautela. Afinal, eles são selecionados para comunicar de forma autêntica aquilo que se deseja transmitir aos ouvintes.

Defina a estrutura

Outro ponto importante para a criação de identidade é a estrutura definida. Ela também ajuda a transmitir a identidade da marca, por isso, é importante não ignorar essa etapa.

Além de ser possível criar uma estrutura por meio de bordões que criam um padrão para o podcast, você pode fazer:

  • Introdução com boas-vindas;
  • Vinheta de apresentação de poucos segundos de audiovisual com a identidade da marca;
  • Apresentação do apresentador e dos convidados, caso tiver;
  • Desenvolvimento do assunto da pauta do dia;
  • Agradecimento aos ouvintes por acompanharem o episódio;
  • Chamada de ação, seja para o próximo episódio ou para conhecer outras redes;
  • Despedida.

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Saber quem é o seu público-alvo é essencial para todas as etapas de decisão de uma empresa. Pois, são eles que a marca quer atingir, por isso, todas as ações devem ser pensadas para essas pessoas se tornarem leads qualificados.

A Serasa Experian possui o maior portfólio de dados do país, com expertise em análise de dados. Por isso, oferecemos a ferramenta de Análise de mercado e Segmentação de campanha, uma solução que auxilia a maior compreensão do público alvo e direciona as campanhas que serão realizadas.

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