Se a sua empresa coleta dados imprecisos ou ultrapassados é importante que você saiba que eles podem gerar mais problemas do que soluções. Confira três dicas para melhorar o gerenciamento da qualidade das informações em companhias de todos os tamanhos.

1 – Defina quais são os objetivos
Pense em quais são seus objetivos, o que você quer fazer com os dados e para que eles serão utilizados. Seus objetivos afetam a quantidade e o tipo de dados que você precisa. As aplicações típicas podem incluir recebimento de pedidos, atendimento e entrega, faturamento, geração de relatórios e ações de comunicação com clientes e prospects. Saber o que você deseja fazer desde o início vai ajudá-lo a garantir que todos os campos necessários sejam capturados.

2 – Avalie os dados com regularidade
Para diagnosticar problemas e garantir a precisão das informações que você tem em casa é indispensável avaliá-las regularmente. E essa avaliação, para ter o efeito esperado, precisa ser bastante minuciosa. Isso porque os dados são propensos a mudar. Por exemplo, sempre que alguém muda o endereço de e-mail, as informações de contato precisam ser atualizadas. Por esta razão, é essencial que as empresas permaneçam sempre atentas.

3 – Distribua responsabilidades entre os funcionários
Por fim, é importante que os funcionários entendam e aceitem a responsabilidade de realizar suas atividades com base em dados de qualidade, tornando-se “administradores” dessas informações. Uma dica para empresas que realmente querem crescer de forma organizada é considerar a criação de "conselhos de administração de dados" para supervisionar todas as suas informações e eliminar proativamente quaisquer problemas.