Entenda por que e como o Geomarketing pode ser decisivo no sucesso do negócio.

Por Tiago Ferreira

Decidir onde abrir um novo negócio não é tarefa fácil, especialmente em tempos de crise econômica. Tomar a decisão errada sobre o local do empreendimento pode acarretar em prejuízo, por isso é preciso ter informações certeiras sobre o ambiente no qual o seu negócio será inserido. Nesse contexto, dados como a localização geográfica dos clientes, prospects e concorrentes, além do perfil de consumo do local, são peças fundamentais para a tomada de decisão. E tudo isso pode ser proporcionado pelo Geomarketing.

É possível, por exemplo, obter uma análise sobre a região da cidade em que há mais concentração de clientes em potencial, ou em qual área existe mais ou menos concorrência em um determinado segmento. Tais informações podem ser decisivas tanto para o planejamento do melhor ponto comercial de uma loja quanto para o desenvolvimento de estratégias de lançamentos de produtos ou serviços e campanhas de marketing. Dessa forma, o Geomarketing permite traçar estratégias de negócios mais assertivas, menos custosas e, consequentemente, mais rentáveis.

Vale lembrar que no ano passado cerca de 100 mil pontos de venda deixaram de operar, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio. Já o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio revelou que o movimento dos consumidores nas lojas encerrou o primeiro semestre de 2016 com retração de 8,3% frente ao mesmo período do ano passado. Para driblar esse cenário econômico desfavorável o Geomarketing se torna fundamental para a sobrevivência do negócio.

Como essas ferramentas funcionam na prática?

Se um varejista mantém duas unidades em bairros distintos, áreas de classe média alta da cidade de São Paulo, a ferramenta mostra que, apesar de seus habitantes terem uma renda equivalente, os moradores dessas duas localidades possuem características bem distintas. Os primeiros, na classificação estabelecida pela Serasa, são mais velhos enquanto os moradores do segundo bairro são jovens adultos. Essas informações possibilitam que cada unidade ofereça atendimento, mix e promoções compatíveis com o perfil econômico desses clientes.

Confira aqui 10 razões para utilizar o Geomarketing no seu negócio.

  1. Análise geográfica da concorrência.
  2. Mapear territórios com maior concentração de perfis de interesse.
  3. Definição de localidades apropriadas para abertura de ponto de venda.
  4. Análise das áreas onde existe potencial de consumo para o varejo.
  5. Segmentar e identificar as regiões de maior potencial.
  6. Comparar territórios para alavancar a presença em áreas de pior performance.
  7. Mapas de calor/concentração de pessoas e trabalhadores em áreas-alvo.
  8. Penetração geográfica do mix de produtos.
  9. Análise de tempo de deslocamento.
  10. Localizar clientes e prospects.

 

Tiago Ferreira, gerente de produtos de Analytics da Serasa Experian Marketing Services.