Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

Inbound e outbound: o que são, diferenças e objetivos

Descubra as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing e como combiná-los para obter resultados ainda melhores. Maximize sua estratégia de marketing agora

Inbound e outbound: o que são, diferenças e objetivos

Inbound e outbound são formas de aplicar estratégias de marketing em uma empresa. Enquanto o inbound busca apresentar conteúdos relevantes e criar um relacionamento com o cliente, o outbound utiliza propagandas digitais e físicas feitas de forma direta para vender um produto ou serviço. Quer conhecer melhor essas técnicas? Então, aproveite esse conteúdo e descubra o que é o inbound e outbound, quais as diferenças, detalhes sobre prospecção e muito mais. Continue na página e confira!

O que é o inbound?

O inbound é uma estratégia de marketing de conteúdo que busca atrair os clientes. Traduzindo livremente para o português, significa "Marketing de atração". Ou seja, o objetivo principal dessa técnica é despertar o interesse do cliente para que ele venha livremente em busca dos serviços ou produtos da empresa. Nas estratégias, o marketing digital é utilizado para uma atração dos clientes de diversas formas por meio de mecanismos de busca como o Google. As técnicas usadas incluem conteúdos de qualidade para o público, otimização do site e blog aliado às diretrizes de SEO, mídias sociais e ações off-line. Após atrair o cliente, é o objetivo é criar um relacionamento com a mesmo por meio de conteúdos personalizados. Isso faz com que a empresa seja uma referência para o cliente em assunto específico, influenciando na jornada compra do usuário.

O que é uma prospecção inbound?

A prospecção inbound é uma técnica que busca atrair o público-alvo pela internet. Essa captação de possíveis clientes é feita por meio de conteúdos que tornam a empresa reconhecida em seu ramo de atuação. O vínculo criado com os clientes faz com que a empresa crie oportunidades de negócios vantajosas para os indivíduos. Esse modelo de vendas utiliza de plataformas como webinars, redes sociais, vídeos, landing pages e vários outros, para se comunicar com o público-alvo. As estratégias mais utilizadas e relevantes são:

  • Marketing de conteúdo: com a produção de webinars, e-books, vídeos e outros;
  • Anúncios pagos: por meio de plataformas como o Google Ads, Facebook Ads e outras;
  • SEO: que objetiva ranquear as páginas de seu site de forma orgânica nos mecanismos de busca, como o Google.

O que é o outbound? Para que serve?

O outbound é o "marketing tradicional" no qual estamos acostumados. O objetivo principal dessa técnica é atrair clientes por meio de serviços ou produtos. Ou seja, o objetivo predominante é ir atrás do cliente e fazer com que ele compre, não existindo um interesse genuíno em criar um laço com o consumidor. A estratégia cresceu muito em meios tradicionais de publicidade, como o rádio, TV, jornais, revistas, entre outros. Apesar disso, atualmente a técnica também está presente em meios digitais, com os e-mails em massa e anúncios pop-ups. Como o método não busca criar um vínculo com os clientes, as propagandas são mais abrangentes e menos personalizadas.

O que é atendimento outbound?

O atendimento outbound é uma estratégia ativa, onde os agentes das empresas entram em contato com as pessoas. Esse método é muito comum em vendas, cobranças, atualizações de cadastros e outros. Ele fica responsável por alcançar os clientes que alguma vez já tiveram algum interesse ou relacionamento com a empresa. Existem diversas formas de realizar o atendimento outbound, entre elas: ligações telefônicas, e-mail marketing, panfletagem e muitas outras. Com a técnica, a empresa alcança o público desejado e apresenta suas soluções, focando sempre em converter vendas ao mostrar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Diferenças de inbound e outbound

Vamos comparar ambas as estratégias por meio de uma tabela. Confira:

InboundOutbound
Busca entreter e atrair o público por meio de conteúdos de qualidade.Busca focar em propagandas feitas de forma ativa que divulgam diretamente os produtos e serviços ofertados.
O cliente é atraído e vem até a empresa.A empresa busca por seus clientes diretamente.
Tem um retorno sob o investimento lento.Tem um retorno sob o investimento rápido.
Os principais canais de comunicação são digitais, como blogs, sites, redes sociais e outros.A comunicação é feita por ligações, e-mails e mensagens diretas.
Comunicação indireta, pois busca interessar e atrair para depois vender.Comunicação direta, pois visa apresentar os produtos ou serviços e realizar vendas diretamente.
Comunicação feita em via dupla: diálogo e interação com os clientes.Comunicação unilateral feita muitas vezes por meios de comunicação de massa, como TV, rádio e jornais.
Relacionamento duradouro com o cliente.Oferta direta com pouco ou nenhum relacionamento com o cliente.

É possível mesclar o inbound e outbound?

É muito comum empresas utilizarem as duas estratégias, isto é, não é necessário escolher apenas uma delas. O primeiro fator a ser analisado é o ROI (retorno sobre o investimento), para entender melhor onde vale a pena investir para alavancar o negócio. Além disso, existem outros fatores que devem ser analisados para aplicar a técnica. Entre eles:

  • O público-alvo e seu perfil;
  • O processo de compra do consumidor;
  • O ticket médio da empresa;
  • O funcionamento das equipes de marketing dentro da empresa;
  • A gestão e organização do negócio.

Após identificado esses pontos, é possível tomar uma decisão e aplicar as estratégias. Se você deseja implementar essas estratégias de marketing em seu negócio, mas não conhece muito sobre seu público-alvo, aproveite para conhecer o Mosaic! O Mosaic é uma plataforma da Serasa Experian para te ajudar a encontrar o perfil de seus potenciais clientes. Com ele, você empreendedor consegue conhecer seu público alvo, obter insights valiosos e agregar mais inteligência em suas tomadas de decisão. Confira! Esperamos que esse post tenha sido útil para você! Continue acompanhando o blog da Serasa Experian para mais conteúdos como esse. Até logo!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Como saber se um boleto é falso? Confira todos os detalhes que devem ser verificados

Como saber se um boleto é falso? Confira todos os detalhes que devem ser verificados

Aprenda como saber se um boleto é falso: verifique o código de barras, analise os dados do beneficiário, confira os valores e mais. Saiba mais!

Thubmnail 2 de Novembro é feriado? Saiba o que abre, fecha e seus Direitos

2 de Novembro é feriado? Saiba o que abre, fecha e seus Direitos

Descubra se 2 de novembro é feriado, o que abre e fecha na data, seus direitos trabalhistas e como se planejar para o Dia de Finados, mesmo caindo no domingo.

Thubmnail Como fazer um plano de negócios eficiente para sua empresa

Como fazer um plano de negócios eficiente para sua empresa

Aprenda como fazer um plano de negócios eficiente e impulsione sua empresa. Acesse e descubra estratégias práticas para crescer com segurança.

Thubmnail Como calcular os impostos e benefícios dos regimes PJ e CLT

Como calcular os impostos e benefícios dos regimes PJ e CLT

Compare os regimes PJ e CLT com uma calculadora eficiente e descubra qual modelo é mais vantajoso para seu negócio e colaboradores! Confira no blog.

Thubmnail Jornada do herói: como usar storytelling no marketing digital

Jornada do herói: como usar storytelling no marketing digital

Descubra como aplicar os 12 passos da jornada do herói no marketing digital para criar campanhas envolventes, gerar valor e fortalecer sua marca.

Thubmnail Invoice: o que é, como funciona e quem deve emitir? Entenda

Invoice: o que é, como funciona e quem deve emitir? Entenda

Invoice: o que é, como funciona, quando emitir, taxas, emissão correta e integração fiscal no país! Acesse o nosso blog e confira o conteúdo.