Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

Como acelerar vendas com copywriting para email marketing

Copywriting para e-mail marketing é uma técnica que visa conquistar os clientes com textos atrativos. Confira como utilizar essa técnica!

Como acelerar vendas com copywriting para email marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias essenciais para manter um relacionamento com os clientes e gerar leads qualificados. Mas, para conquistar e atrair esses consumidores, não basta apenas enviar qualquer mensagem, é necessário utilizar técnicas e ter uma escrita cativante.

Para isso, é imprescindível o uso de copywriting no e-mail marketing. Esse método de escrita visa promover maior qualidade no conteúdo, tornando-o mais atrativo. E ele pode ser utilizado em diversos canais de comunicação para chamar mais atenção e conseguir alcançar os objetivos da empresa, além de guiar os consumidores pelo funil de vendas. Separamos um conteúdo completo sobre uso de copy no e-mail marketing para você realizar no seu negócio. Continue a leitura e saiba mais.

O que é copywriting e como usar em seu negócio?

O copywriting ou copy é um método de produção de texto que tem o objetivo de gerar maior taxa de cliques, com conteúdos que atraem o público-alvo e resultam em leads qualificados. A escrita é feita com base na persona da marca, dessa forma, ela consegue uma comunicação mais efetiva com o público-alvo da empresa, o que gera mais vendas e ajuda na decisão de compra do consumidor. Com isso, o copy não se limita apenas em vendas, mas também visa construir a base de um relacionamento mais próximo com os clientes.

E-mail marketing como aliado nas vendas

O e-mail marketing auxilia nas vendas ao contar com uma abordagem mais personalizada na comunicação. Sendo assim, ele consegue segmentar a audiência com base nas informações de comportamento do consumidor, perfil demográfico, histórico de compras e preferências. Além disso, ele auxilia a nutrir os leads, oferecendo informações, conteúdos relevantes, ofertas exclusivas e muito mais. O e-mail marketing também permite o envio de mensagens automáticas, como quando o usuário abandona o carrinho no site, deixando uma mensagem motivadora para continuar a comprar, ou, até mesmo, quando ele finaliza a compra, como uma mensagem de agradecimento. Outro aspecto que contribui para impulsionar as vendas são os e-mails contendo ofertas e descontos. Eles enviam cupons com códigos exclusivos para os destinatários desses e-mails, criando uma sensação de exclusividade para o usuário. Todos esses elementos funcionam como um diferencial competitivo, proporcionando melhor experiência para o usuário.

11 estratégias de copywriting para e-mail marketing

Combinar estratégias de copywriting com o e-mail marketing é essencial para se diferenciar das outras mensagens da caixa de entrada do usuário. O texto no e-mail marketing precisa passar pelas 4 etapas do AIDA, que são a chamada de atenção, o interesse pelo conteúdo, o desejo de continuar a consumir e a ação proposta pela empresa, como: compre, confira, cadastre e outros. Confira estratégias para ter maior conversão de ROI (retorno sobre investimentos):

1. Tenha uma persona definida

Ter a persona definida ajuda a encaminhar todas as outras estratégias que serão realizadas na empresa, sendo uma construção fictícia de um cliente ideal que a marca quer atingir. A persona conta com todas as características pessoais de uma pessoa, como fisionomia, dados demográficos, ensino, gostos, valores e mais. Sendo assim, os textos de copy devem ser feitos com a mentalidade de que está sendo escrito para essa persona, criando maior aproximação da marca com o cliente e tornando a comunicação e atendimento mais humanizados. Além disso, com a persona definida, é possível fazer um levantamento das principais dúvidas e necessidades do público, com pautas que sejam interessantes aos consumidores.

2. Crie assuntos de e-mail irresistíveis

O título ou assunto do e-mail é o primeiro contato que o usuário terá com a mensagem. É um ponto importante para chamar a atenção do destinatário, determinando, inclusive, se ele abrirá ou não a mensagem. É imprescindível fazer um título criativo que faça sentido com o conteúdo que o e-mail carrega. Além disso, deve-se evitar o clickbait, porque é uma técnica enganosa e apelativa, que não entrega o que foi prometido.

3. Aproveite o poder dos CTAs

O CTA, ou chamada para ação (call to action), é uma técnica que ajuda a influenciar o leitor a realizar uma ação no ambiente online, funcionando como uma ponte que caminha com o usuário de um momento da etapa do funil a outro. Ele tem como propósito fechar o ciclo do AIDA, sendo o ponto determinante para ação, seja para comprar, consumir ou acessar algo. Utilize imperativos, como: confira, participe, acesse, saiba mais e outros para realmente atingir o objetivo de fechamento.

4. Use negrito para destacar

O negrito é uma forma de destacar os pontos importantes de um texto e chamar atenção do usuário para uma parte específica. Por isso, utilize apenas frases que sejam relevantes ao leitor. É uma prática que facilita a leitura do usuário, tornando-a mais agradável ao destacar somente as partes importantes do texto. Para isso, tenha atenção no tamanho e na quantidade de partes em negrito. Também é fundamental que haja espaçamento adequado entre os trechos destacados.

5. Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estímulos que o cérebro recebe por meio de uma mensagem, que têm o poder de despertar emoções e reflexos mais rápidos. Sendo assim, eles atuam diretamente no processo de decisão de compra. Essa técnica é um modelo de neuromarketing com o objetivo de finalizar vendas. Alguns tipos de gatilhos são:

  • Aprovação social: mostra a influência nas decisões por outras pessoas, como "mais de 10 mil usuários acessam nosso site"
  • Escassez: ele dá a sensação de que irá perder algo, como "restam apenas 2 vagas"
  • Reciprocidade: parte do fundamento onde a gentileza gera gentileza ou também gera sentimento ao leitor de dívida com a marca. Alguns exemplos são materiais oferecidos pela empresa, como: conteúdo gratuito, descontos, brindes, bom atendimento e outros
  • Autoridade: utiliza dados, conhecimentos, experiência e resultados
  • Afinidade: tenta se conectar com o consumidor mostrando as semelhanças nos gostos e características parecidas
  • Exclusividade: se dá por algo que oferece exclusivamente para aquela pessoa, isso faz com que o usuário sinta que realmente tem importância para aquela empresa.

6. Personalize a comunicação

Pensando na persona, realize uma abordagem mais personalizada para gerar ao leitor o sentimento de exclusividade e personalidade. Na escrita do copywriting, escreva diretamente para o consumidor como se o conhecesse. Utilizar o nome do lead é uma maneira de estreitar o relacionamento e demonstrar proximidade. Dessa forma, essas pessoas se sentirão mais valorizadas pela empresa, e não apenas como mais um usuário.

7. Seja objetivo

O e-mail marketing não pede por textos grandes e super elaborados, ao contrário disso, a intenção é que o conteúdo seja promocional e atraente para o leitor. O texto deve ser realizado para atrair o lead, por isso, o copy deve ser feito de forma objetiva e clara. Portanto, mantenha o texto curto e utilize uma linguagem simples para uma melhor compreensão pelo destinatário.

8. Faça storytelling

O storytelling é uma técnica muito efetiva que tem como objetivo contar uma história cativante, assim, consegue prender a atenção do usuário através de construções narrativas. Ao realizar copywriting alinhado ao storytelling, o resultado é um texto cuja leitura é bem mais fluida e interessante. Sendo assim, contar uma história ao consumidor é uma maneira cativante de fazer ele prestar mais atenção ao contexto, tudo isso aumentando as possibilidades de conversão. O storytelling auxilia na construção de conexão da marca com os clientes e influencia nas decisões que serão tomadas adiante. Assim, torna-se essencial para a criação de um e-mail marketing com potencial de envolver os consumidores.

9. Escreva um texto cativante

O texto de copy deve incorporar essas técnicas para atrair os consumidores. Lembre-se do seu público-alvo e adapte a linguagem para se aproximar dele, tornando-a mais amigável e próxima. Para isso, é fundamental realizar planejamentos estratégicos garantindo que os textos tenham qualidade e objetividade. Verifique as oportunidades para criar assuntos que sejam de interesse dos consumidores, alinhando o e-mail marketing e o copy com os objetivos da campanha para gerar maior conversão.

10. Analise os KPIs da campanha

Após enviar os e-mails, é crucial analisar os KPIs, permitindo identificar áreas que precisam de melhorias para os próximos envios e obter um melhor desempenho. Além disso, ter esses dados auxilia a entender mais sobre os usuários e como eles interagem com esses e-mails, isso cria a possibilidade de ajustar os textos periodicamente para agradar mais o seu público e, assim, tornar a abordagem personalizada e efetiva.

11. Mantenha constância nos envios

Manter a constância nos envios de e-mail marketing ajuda a fortalecer o contato e a relação com consumidores, e auxilia no aumento de autoridade da marca. Além disso, há como realizar uma ponte direcionando os conteúdos dos e-mails para outras redes, ajudando na construção de imagem mais consolidada. O e-mail marketing alinhado com as técnicas de copywriting possibilita entregar conteúdos de alta qualidade aos leitores, gerando mais atenção e engajamento para sua marca. Também oferece redirecionamento para links, incentivando-os a gastar mais tempo em seu site. Aqui na Serasa Experian, contamos com diversos conteúdos que auxiliam na consolidação da imagem da marca e no seu impulsionamento. Separamos também um conteúdo incrível para complementar sua presença online nessas plataformas digitais, confira: como fazer live marketing. Até a próxima!

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