Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268,83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 3,47

No mês (em milhões) 1,11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268,83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 3,47

No mês (em milhões) 1,11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

E-mail marketing: qual a importância dessa estratégia para o negócio e como usar

Domine o poder do e-mail marketing em 2023: Aprenda as estratégias essenciais para impulsionar seu negócio online. Acesse agora!

E-mail marketing: qual a importância dessa estratégia para o negócio e como usar

As vendas vão muito além da conversão, afinal, por trás de todo item vendido, há um comprador que precisa sentir que seus anseios estão sendo atendidos, antes, durante ou no após a jornada de compra. Dessa forma, manter contato com os clientes se mostra essencial. Quanto mais troca houver entre ambos, mais próximo será o envolvimento do cliente com a empresa, que criará um laço de confiança com a marca. E mesmo que o indivíduo não manifeste a necessidade de auxílio, é válido manter a comunicação para estreitar o canal por meio de mensagens ou e-mails. Tendo isso em vista, o e-mail marketing surgiu como uma solução para deixar uma organização mais próxima do seu público, afinal, trata-se de um processo crucial para o ramo empreendedor. Pensando nisso, a Serasa Experian separou alguns tópicos para te explicar como funciona o envio desses e-mails, como captar clientes com ele, quais os tipos e se há risco. Para entender melhor, continue conosco e aproveite a leitura.

Como surgiu a ideia do e-mail marketing?

O conceito surgiu na década de 1970, quando Gary Thuerk enviou 400 e-mails sobre os computadores da companhia que trabalhava, a Digital Equipment Corp. Toda essa ação resultou em uma venda massiva, resultando em 13 milhões de dólares e atestando a prática como altamente eficaz. Dessa maneira, o e-mail marketing surgiu com o intuito de conectar diretamente as empresas com o seu público por meio desse meio de comunicação, — a fim de gerar conversões para a empresa.

Como funciona o e-mail marketing?

Como percebemos, essa prática funciona pelo envio de e-mails para um grande de número de contatos. Essa lista de contatos pode ser gerada por ações que fomentam cadastros para a empresa. Mas para isso, a empresa deve estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Atualmente, também existem ferramentas de automação que enviam e-mails personalizados de forma massiva, contudo, são pagas e a organização deve estudar possibilidades de investir nelas em suas estratégias. O que é lead: Saiba mais sobre sua definição e importância para gerar mais vendas.

Como fazer um bom e-mail marketing?

O ideal é pensar em designs chamativos e mensagens relevantes para o leitor, além de outros aspectos que devem ser analisados e construídos. Separamos algumas dicas de como fazer um bom e-mail marketing. Confira:

1. Faça sua própria lista de envio

Para enviar os e-mails é necessário ter destinatários, certo? Dessa forma, construa a sua própria por meio de campanhas de cadastros e utilize da sua rede de dados atuais. Além disso, fazer landing pages com o intuito de angariar leads é uma ótima opção, nela, você pode mencionar o tipo de conteúdo que a pessoa receberá com frequência e os benefícios para dela realizar a ação de cadastro. E não compre listas prontas de forma aleatória, afinal, elas podem mais te prejudicar do que auxiliar, visto que as pessoas nem mesmo conhecem sua empresa, ficando receosas e possivelmente bloqueando seu contato.

2. Escolha seu ESP

O ESP é o Email Service Provider, ou seja, é por onde serão disparados os e-mails. Assim, é necessário um software adequado para administrar sua rede de contatos.

- Plataformas de e-mail marketing

No mercado atual, há muitas plataformas que te auxiliam nesse processo. Confira quais são algumas delas:

  • MailChimp;
  • ActiveCampaign;
  • GetResponse;
  • RD Station;
  • AWeber;
  • Drip;
  • Constant Contact;
  • LeadLovers;
  • ConvertKit;

3. Nome de remetente adequado

Uma ótima prática para o uso do e-mail marketing é utilizar o nome real da sua empresa. Assim utilize algo como: seunome@empresa.com.br, isso vai deixar o marketing mais humanizado, mostrando que existem pessoas por trás da marca.

4. Defina a estratégia de comunicação

Para você conversar com seu público, você deve utilizar a linguagem adequada, ou seja, condizente com seu nicho. Se o seu público é mais formal, a linguagem deve também ser mais formal. Mas caso seja voltada para o público jovem, pode usar uma comunicação mais descontraída. Para isso, é ideal que você faça um estudo do seu público e defina uma persona de acordo com os resultados, assim, as suas estratégias de marketing serão mais eficazes.

5. Crie um template

Tenha em mente uma definição de modelo para o envio desses e-mails. Coloque o nome da sua marca e a logo para já identificarem de primeira. Além disso, não use apenas texto corrido, intercale com imagens, — deixa a comunicação visual falar mais que a escrita. E não esqueça do CTA (Call to Action), essencial para chamar seu público para a ação!

O e-mail marketing oferece riscos para as empresas?

Deve-se tomar cuidado com o envio massivo, ou seja, enviar muitos e-mails para os usuários pode ser visto como algo incômodo. Fora que a má prática dessa ferramenta pode fazer com que seu envio vá direto para o SPAM, que é um recurso dos provedores, que identificam a intensidade e conseguem identificar que a prática está excessiva. Outro fator que ocorre em caso de envios massivos é do destinatário bloquear seu e-mail para não recebê-los mais, até mesmo de não sentir mais vontade de voltar a fazer negócio com a empresa por conta dessa invasão em sua caixa de entrada. Venda mais e sem medo para pequenos varejistas e pessoas físicas.

Tipos de e-mail marketing

É possível fazer o e-mail marketing em vários formatos e diversas finalidades, não apenas visando a conversão. Um e-mail também pode passar informações úteis à sua lista de contatos, cartões comemorativos, avisos, entre outros. Veja quais as formas de utilizar essa estratégia:

  1. Newsletter: essa é uma forma mais leve de manter o relacionamento mais próximo. Aqui, você pode informar sobre atualizações e novidades da sua empresa;
  2. E-mail promocional:esse tipo de e-mail pode ser enviado para divulgar promoções, eventos, comemorações, entre outros;
  3. E-mail sazonal: há muitas datas especiais do ano em que é possível mandar e-mails criativos ou aproveitar para oferece um cupom de desconto no aniversário do usuário;
  4. E-mail de boas-vindas:é utilizado quando a pessoa acaba de se cadastrar, quando realizou alguma ação em seu site;
  5. E-mail para usuários inativos:quando a pessoa não está tendo interação com sua marca, com o envio desse e-mail, ela pode voltar a ser mais ativa e realizar novas ações;
  6. E-mail para e-commerce: esse é para enviar promoções, divulgar quais produtos novos, avisar se a pessoa deixou itens no carrinho, etc. É fundamental para aumentar a conversão da loja.

Como mensurar o sucesso da sua campanha de e-mail marketing. Portanto, fazer o uso dessa estratégia de e-mail marketing é uma ótima maneira de interagir com o público, estreitando a comunicação. Além disso, para entender melhor sobre o seu público, a Serasa Experian oferece a plataforma Mosaic, um banco de dados que você consegue utilizar para analisar e entender o comportamento dos seus clientes, com uma divisão feita em 12 grupos e 40 segmentos diferentes! Com ela, a obtenção sobre o perfil alvo será mais ágil e assertiva, trazendo mais eficiência para todo o seu processo. Assim, os insights obtidos serão muito maiores e valiosos para sua tomada de decisão! Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para entender mais sobre estratégias e marketings, — continue seguindo o blog da Serasa Experian. Até a próxima!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail BRB moderniza abertura de contas e evita até R$ 50 mi em fraudes

BRB moderniza abertura de contas e evita até R$ 50 mi em fraudes

O BRB (Banco de Brasília) ampliou de forma significativa a eficiência e a segurança na abertura de contas e evitou até 50 milhões de reais em fraudes

Thubmnail Feriado em agosto: confira as datas para criar suas estratégias de marketing!

Feriado em agosto: confira as datas para criar suas estratégias de marketing!

Agosto não tem feriados nacionais, mas guarda datas comemorativas estratégicas. Descubra como usá-las para impulsionar suas ações de marketing!

Thubmnail O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

Entenda o que mudou com a NR-1, o que o adiamento das penalidades representa e por que o RH deve agir desde agora.

Thubmnail Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Aqui você encontrará os passos essenciais para fazer solicitações no Portal eConsig e saber como utilizar a plataforma de forma eficiente, garantindo uma experiência prática e segura.

Thubmnail Fique por dentro dos últimos conteúdos

Fique por dentro dos últimos conteúdos

Confira os conteúdos mais recentes da Serasa Experian e mantenha-se atualizado com temas relevantes.

Thubmnail Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Pequenas e médias empresas enfrentam desafios constantes no mercado, como dívidas inesperadas. Confira nosso conteúdo e saiba como lidar com elas!