Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

E-mail convidando à recuperação de carrinho pode ser mais rentável que mensagens de oferta

E-mail convidando à recuperação de carrinho pode ser mais rentável que mensagens de oferta... Saiba mais!

E-mail convidando à recuperação de carrinho pode ser mais rentável que mensagens de oferta

Por Juliana Azuma *

Reverter carrinhos de compras abandonados nas lojas virtuais é hoje um dos maiores desafios para o setor. Os carrinhos deixados pelo caminho representam os clientes que, por algum motivo, deixam de finalizar sua compra e, assim, enchem de dúvidas os empresários e sócios de e-commerces, que ficam sem entender o que faltou para que a operação pudesse ser concluída.

A taxa de abandono do carrinho de compras chega a atingir 80% dos processos. Algumas táticas utilizadas nos últimos anos, como as tecnologias pós-clique direcionadas e outras ferramentas que mapeiam o comportamento dos usuários (como o Google Ads), por vezes falharam na tentativa de reverter o quadro.

A estratégia de recuperação destas compras, que pode ser a mais eficiente, é a abordagem a partir do envio de e-mail. Os motivos são simples: os e-mails têm como característica a personalização, são recheados de conteúdos relevantes quando bem elaborados e, o principal, são mais assertivos, pois utilizam bases de informação e análises estruturadas dos perfis.

Ao invés de criar uma campanha de e-mail marketing partindo do zero, como muitas empresas fazem, uma ideia é focar esforços em clientes que já estiveram a um passo de concluir sua compra. Ajustando a oferta com as demandas específicas de cada usuário, as chances de sucesso aumentam exponencialmente. Ele pode até pode ter sido deixado pelo caminho, mas com um e-mail certeiro, o usuário se anima para encontrar, rechear e conduzir seu carrinho até o checkout.

* Juliana Azuma é Superintendente de Marketing Services da Serasa Experian

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