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- E-commerce B2B: principais pontos para desenvolver do zero!
- e-Commerce B2B: o que é e por que virou tendência?
- O que você pode esperar de o um e-commerce B2B?
- Analise o mercado e explore a necessidade que existe!
- Atendimento com a “cara” de cada cliente!
- Uso de dados dos clientes: garanta a segurança e o consentimento
E-commerce B2B: principais pontos para desenvolver do zero!
Quando pensamos em vendas B2B – de empresas para empresas – vem à mente as negociações extensas, os riscos financeiros, a gestão de entrega, a segurança de dados e o relacionamento com o cliente. São tantos cuidados que o atendimento personalizado e “presencial” parece indispensável, certo? Não mais! Hoje queremos mostrar que todas essas preocupações podem, sim, ser contempladas em um relacionamento via e-commerce B2B. Isso ficou evidente numa pesquisa da
Forrester Research, que destacou que, entre 2017 e 2021, houve um crescimento de 7,54% das vendas por e-commerce B2B a cada ano nos Estados Unidos! “Ah! Mas isso é nos Estados Unidos e não no Brasil!” Sim, nós sabemos! Só que no cenário brasileiro – ainda segundo o estudo – 56% dos entrevistados pretendem fazer compras online nos próximos meses. Então, o momento de começar a programar a implementação de um e-commerce B2B é agora! Mas você sabe quais as ações iniciais para começar a montar um e-commerce B2B do zero? Separamos algumas orientações para você!
e-Commerce B2B: o que é e por que virou tendência?
e-Commerce B2B é uma loja virtual dedicada a transações comerciais entre empresas. O fenômeno e-commerce ganhou força durante a pandemia de COVID-19 e agora, de acordo com a “e-commercebrasil”, cerca de 62% das empresas B2B aderiram à modalidade. Esse crescimento acelerado acompanha a crescente necessidade dos clientes de comprar com mais comodidade, velocidade, a qualquer hora e de qualquer lugar. As plataformas online já conseguem contemplar essas necessidades beneficiando as negociações. Lógico que, em comparação com vendas online aos consumidores (B2C), o e-commerce exige alguns cuidados a mais. Mas não se assuste! Vamos explicar bem os pontos mais importantes para você!
O que você pode esperar de o um e-commerce B2B?
Mesmo sendo uma tendência forte e com projeção de crescimento maior ainda, o e-commerce B2B possui alguns pontos de atenção. Mas vamos começar falando do que é bom, das vantagens desse modelo de negócio:
- Melhora da experiência de compra do cliente
- Acelera a coleta e a mensuração de dados
- Locomoção reduzida tanto para o cliente quanto para os funcionários
- Economia de tempo com atendimento
- Melhora da percepção sobre o comportamento de compra dos clientes
- Aumento da variedade dos produtos vendidos
- Satisfação e fidelização dos clientes
- Menos custos com espaço físico
Dá para perceber que o e-commerce traz comodidade para os clientes e já sabemos que essa é a chave do sucesso hoje em dia; fazer com que o processo de compra seja o mais simples, rápido e seguro para o cliente. Mas, como toda moeda tem dois lados, o e-commerce traz também alguns pontos frágeis, que você pode evitar se prestar a devida atenção:
- Sistema integrado de estoque
- Aumento do investimento em estratégias de marketing
- Mão de obra especializada
- Manutenção contínua da plataforma
- Sistema de segurança de dados
- Visual e textos coerentes com a estratégia de marca
- Capacidade de distribuição
Para que seu e-commerce seja eficiente, é indispensável que você fique atento a esses assuntos, afinal, sem eles você não consegue explorar as vantagens.
Analise o mercado e explore a necessidade que existe!
Assim como qualquer outra implementação que seja feita nas empresas, é necessário saber o que seus clientes vão achar da mudança e entender as necessidades do mercado, para conseguir moldar as ações pensando no seu público. É importante definir objetivos antes de começar sua pesquisa, procure saber para onde, para quem é o que você vai olhar. Entender bem o que sua empresa quer é crucial para uma pesquisa eficiente. Se for tratar dos seus clientes, estude suas necessidades, avalie seu padrão de compras, entenda suas preferências e tenha sempre em mente que você precisa colher informações para trazer mais comodidade para eles. Já se olharmos para o que sua empresa quer, questões como a expansão da sua área de atuação, o aumento de venda dos seu mix de produtos, as melhorias nos processos ou a conquista de maior participação do mercado são pontos relevantes. Descobrir também quais são as tecnologias (ligadas a e-commerce ou não) seus concorrentes estão usando, pode ser um grande potencializador para o desenvolvimento da sua pesquisa. Confira nosso artigo sobre. Reparou o potencial de personalização do atendimento ao cliente que é gerado? Não? Confira no próximo tópico e entenda mais!
Atendimento com a “cara” de cada cliente!
Fazer o cliente se sentir especial ou que determinada ação foi feita pensando nele, é um diferencial que o e-commerce B2B entendeu como potencializar. No e-commerce B2B, o cliente tem um perfil próprio, o que te ajuda a classifica-lo conforme seu padrão de compra – volume, produto, constância – e fazer ofertas certeiras que cada grupo seja mais propenso a aceitar. Isso funciona muito bem não só para os anúncios, mas também para criar alguns “padrões de atendimento” que facilitam a vida dos seus atendentes e vendedores e tornam a resolução de problemas mais rápida e eficiente. Essa subdivisão dos seus clientes, também favorece muito a gestão estratégica de vendas porque facilita a identificação das áreas com maior potencial lucrativo, orientando a tomada de decisão desde o lançamento de produtos até a descontinuação ou despriorização de algum deles.
Uso de dados dos clientes: garanta a segurança e o consentimento
Sabe quando você entra em algum site e pedem para você confirmar que está ciente de que seus dados serão usados para isso ou aquilo? Isso é uma obrigação das empresas exigida pela lei brasileira!
ALei Geral de Proteção de Dados, (LGPD), exige que, se qualquer dado fornecido pelo cliente for captado, armazenado ou usado de alguma forma, o cliente tem que autorizar expressamente. Essa autorização normalmente é solicitada durante o processo de abertura de conta que o cliente faz no e-commerce. E então? Já está achando uma boa opção implementar na e-commerce B2B na sua empresa? Confira também os outros conteúdos com dicas para aumentar suas vendas em nosso site :) E não se esqueça de compartilhar as dicas com mais pessoas. Bons negócios e até a próxima!