Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 9,2%

Variação mensal 1,2%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 21,3%

No mês (em milhões) 8,4

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 22,0%

No mês (em milhões) 8,0

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 49,2%

No mês (em milhões) 80,4

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 3,6%

Variação mensal -1,2%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 9,2%

Variação mensal 1,2%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 21,3%

No mês (em milhões) 8,4

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 22,0%

No mês (em milhões) 8,0

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 49,2%

No mês (em milhões) 80,4

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 3,6%

Variação mensal -1,2%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

PME

Benefícios do Certificado Digital para o seu dia a dia

A modernização de processos e a economia de tempo e de recursos são alguns dos benefícios que o certificado digital pode trazer para o seu dia a dia.

Benefícios do Certificado Digital para o seu dia a dia

Cada vez mais populares, os Certificados Digitais são documentos eletrônicos que servem como uma carteira de identidade virtual. Ele permite identificar e representar uma pessoa ou empresa na Internet.

Tudo isso com o diferencial de que essa “carteira de identidade eletrônica” possui uma senha de conhecimento e uso exclusivo do seu portador. O que garante segurança e autenticidade às transações feitas de forma virtual.

A modernização de processos e uma elevada economia de tempo e de recursos (especialmente para profissionais como médicos, contadores e advogados) são alguns dos benefícios. Além disso, o Certificado Digital contribui na eliminação de processos burocráticos, possibilitando resolver muitas questões pela web, ao invés de se dirigir a um cartório ou órgão público, por exemplo.

Como, por exemplo, na assinatura de contratos, que pode ser realizada totalmente on-line (sem precisar de impressão, deslocamento até o cartório, custos com reconhecimento de firma, etc) e com validade jurídica.

O Certificado Digital tem se mostrado útil também na medida em que facilita a obtenção da Carteira Digital de Trânsito, uma versão eletrônica do documento tradicional que pode ser apresentada no lugar da impressa com total validade jurídica. A certificação melhora a vida das pessoas, facilitando as compras no comércio eletrônico, a realização de operações bancárias e a interação com o governo.

Todos esses aspectos tornam a Certificação Digital um item essencial. Ainda mais no cenário atual, já que nunca precisamos tanto dos recursos de tecnologia, com o isolamento social e o aumento do home office.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Profissional de Recursos Humanos: quem é, cargos, funções, salário e mais

Profissional de Recursos Humanos: quem é, cargos, funções, salário e mais

Conheça todas as alternativas, o valor da carreira em gestão de pessoas e o que um profissional de Recursos Humanos pode fazer!

Auxílio inclusão: benefícios, requisitos e novidades para 2026

Auxílio inclusão: benefícios, requisitos e novidades para 2026

Tudo sobre o auxílio inclusão para PCD: o que é, quem pode solicitar, valor (50% do salário-mínimo), requisitos e as notícias de 2026.

Pagar ao funcionário o vale-transporte é obrigatório? Entenda a lei!

Pagar ao funcionário o vale-transporte é obrigatório? Entenda a lei!

Entenda quando o vale-transporte é obrigatório, quem tem direito ao benefício e como garantir a regularidade. Entenda mais!

Como antecipar entradas e saídas financeiras para PMEs?

Como antecipar entradas e saídas financeiras para PMEs?

Antecipar entradas e saídas evita surpresas e permite decisões mais seguras, fortalecendo o caixa e promovendo a saúde do negócio. Entenda!

Negativação indevida: como ela afeta a reputação e os direitos das pequenas empresas?

Negativação indevida: como ela afeta a reputação e os direitos das pequenas empresas?

Descubra como agir diante de uma negativação indevida. Acesse nosso site e saiba como proteger o nome da sua empresa e evitar prejuízos!

Carteira de crédito: Como aumentar a performance da sua gestão?

Carteira de crédito: Como aumentar a performance da sua gestão?

Gestão da carteira de crédito: saiba como mitigar o risco de inadimplência e explorar oportunidades de rentabilização de clientes.