Educação corporativa oferece vantagem competitiva, aumenta produtividade e engajamento dos times.

A grande velocidade das inovações tecnológicas e das mudanças que elas trazem ao mercado de trabalho exige, mais do que nunca, que as empresas ofereçam a seus funcionários oportunidades de estarem sempre atualizados. Organizações de variados tamanhos reconhecem que ter profissionais capacitados formando equipes de alto desempenho é um diferencial competitivo fundamental, especialmente em um cenário como o atual.

Uma demonstração de como esse conhecimento tem sido valorizado é o crescimento de 21%, registrado em 2017, no investimento anual das empresas brasileiras em treinamento e desenvolvimento. Dados da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) indicam que, no ano passado, as empresas gastaram 0,63% do faturamento bruto em treinamento, contra 0,46% investido em 2016. Apesar disso, o percentual ainda é bem inferior ao investido pelas empresas norte-americanas – 1,43% do faturamento, de acordo com o estudo.

Além de treinamentos mais longos e aprofundados, a reciclagem de conhecimentos práticos pode acontecer por meio de cursos rápidos, que suprem demandas rotineiras e imediatas das organizações. Para isso, é possível oferecer a seus times cursos adequados às suas necessidades em formatos variados, levando em conta mobilidade, serviços personalizados e metodologia focada na prática, como as alternativas da Academia Serasa Experian, que oferece cursos nos formatos Online, Online Ao Vivo, Presenciais e In Company. Para conhecer um pouco mais sobre essa escola de negócios, clique aqui.

Os benefícios desse tipo de investimento para as empresas são comprovados no dia a dia. Veja alguns dos principais resultados:

  1. Vantagem competitiva e produtividade

Profissionais capacitados produzem mais e melhor. Essa afirmação pode ser evidenciada pela avaliação de vários fatores, como qualidade de entrega, redução de custos operacionais, cumprimento de cronogramas, redução de falhas, satisfação dos clientes ou crescimento de vendas. Investimentos na aquisição de conhecimento levam à melhoria de processos e proporcionam a essas empresas maior vantagem competitiva diante do mercado e dos concorrentes.

  1. Imagem e reputação

Ao contribuir para a formação de equipes de alta performance, o investimento em capacitação também ajuda a construir uma imagem positiva da empresa. Essa boa reputação, além de ajudar nos negócios, facilita a atração de potenciais candidatos e nos futuros processos de recrutamento e seleção.

  1. Atração e retenção de talentos

Contar com talentos que fazem a diferença é prioridade para muitas empresas. E esses profissionais costumam valorizar muito as possibilidades de crescimento e desenvolvimento na companhia. Mais do que apenas bons salários, as pessoas buscam reconhecimento e bom clima para se realizar na carreira. Investir em educação corporativa é uma maneira de mostrar aos funcionários que eles têm um papel fundamental dentro do negócio e que todos podem crescer juntos.

  1. Maior engajamento e menor rotatividade

Além de aumentar a produtividade e o lucro do seu negócio, investir em educação corporativa promove mais motivação dos colaboradores e melhora o clima na empresa. Ao se sentir valorizado dentro da estratégia da organização, seu funcionário aumenta a dedicação para fazer entregas de qualidade. Trabalhar com satisfação diminui a rotatividade, problema que gera custos para as empresas e dificuldades na transmissão do conhecimento para um novo funcionário.

  1. Pensamento criativo

A entrega de soluções mais eficientes para seus clientes, muitas vezes, pode depender de uma proposta simples e criativa. Mas para ter segurança para sugerir tais melhorias – ou mesmo novos serviços e produtos –, seu funcionário precisa dominar suas tarefas e executá-las com excelência. Essa postura ajuda a criar uma cultura de inovação dentro de sua organização.

Faça um diagnóstico de suas necessidades e tire proveito do investimento em capacitação de suas equipes.