Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Decisão

A aplicação da estatística voltada ao Direito

Veja como a estatística aplicada ao Direito pode auxiliar em análises jurídicas e decisões.

A aplicação da estatística voltada ao Direito

Por Fernanda Patricio Coordenadora de Analytics da Serasa Experian. Processos jurídicos geram uma enorme quantidade de dados como garantias, contratos, ações dos consumidores e processos trabalhistas que muitas vezes não são analisados, mas podem ser considerados uma excelente ferramenta para suportar decisões da área jurídica e mitigar perdas com ações judiciais. A jurimetria, como é denominada a utilização de técnicas de análises dos dados no Direito, baseia-se na identificação de comportamentos passados que podem antecipar resultados de ações presentes com oportunidade de aplicação em diferentes frentes como na análise de riscos e de provisionamento de pagamentos, nas políticas de acordo e nas estratégias de defesa e de prevenção a novas ações judiciais. Aplicação – Provisionamento de processos cíveis A equipe de consultoria da Serasa Experian desenvolveu junto a um cliente com alto volume de processos cíveis que eram analisados manualmente por seu grupo de advogados para atribuição de risco de condenação (provável, possível ou remoto) um projeto com o objetivo de definir a probabilidade de condenação e o valor a ser provisionado ao conjunto de processos ativos. O projeto envolveu as etapas de tratativa dos dados, modelagem da probabilidade de condenação e estimativa do valor de pagamento provável. A primeira etapa consistiu em selecionar quais dados eram necessários, bem como em organizá-los e tratar inconsistências, estágios que se mostram bastante importantes na análise de bases que ainda não são utilizadas para fins estatísticos nas empresas e precisam ser executados com atenção. Os cálculos da probabilidade de condenação e do valor estimado contaram com o desenvolvimento de modelos estatísticos, através da análise de processos históricos e seus resultados: quanto tempo ficaram ativos, marcação de condenação e do valor pago. Em ambos os modelos, os dados dos processos, tais como: comarca, causa do processo, tipo da ação, valor pedido, instância e advogado que moveu a ação, mostraram-se significantes estatisticamente na identificação de processos com maior risco e dos valores médios pago. Como resultados do projeto, foi distinguido um grupo de 35% dos processos que possuíam perfil similar a outros que, historicamente, geraram 49% menos chance de perda para a empresa do que o grupo com maior risco de condenação. Como consequência, estudos indicaram que era possível reduzir em 40% o valor que estava sendo provisionado pela empresa. Outras análises possíveis seriam identificar clientes com perfil mais propenso à abertura de processos e, assim, auxiliar na redução do volume de ações cíveis ou detectar processos abertos mais passíveis a um acordo, o que geraria menor gasto com custos processuais, além de outras possibilidades. Os dados disponíveis na área são muitos e a aplicação da jurimetria pode garantir a identificação de padrões e mitigar perdas. Para responder a esses e outros questionamentos, você pode contar com os serviços de consultoria da Serasa Experian que combinam ferramentas com expertise para entregar uma solução prática e efetiva. Acesse nosso site e saiba mais.

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