Muitos já sabem que a transformação digital tem revolucionado o setor financeiro. Mas poucos têm a ciência de que os modelos "as a Service" têm uma importância significativa nessa mudança. O Credit as a Service (CaaS) e o Decision as a Service (DaaS), por exemplo, permitem que empresas de diversos setores ofereçam serviços financeiros personalizados sem a necessidade de uma infraestrutura bancária tradicional.

Por isso, compreender as diferenças entre ambos é essencial para que seu negócio aproveite ao máximo as oportunidades oferecidas por essas tecnologias. Então, neste artigo, exploramos detalhadamente o funcionamento dessas soluções, seus benefícios e como elas estão transformando o mercado. Continue conosco!

O que é Credit as a Service (CaaS) e para o que serve?

O conceito de Credit as a Service (CaaS) refere-se à possibilidade de empresas de diferentes setores criarem produtos e serviços de crédito, mesmo que não façam parte do mercado financeiro tradicional. Em outras palavras, o CaaS democratiza o acesso ao crédito, permitindo que organizações que não possuem uma infraestrutura bancária própria integrem soluções financeiras em seus modelos de negócio.

Assim, tornando o crédito um serviço oferecido de maneira integrada e flexível, as empresas conseguem expandir suas ofertas para incluir produtos financeiros personalizados. Isso cria novas oportunidades de engajamento e fidelização de clientes, além de diversificar as fontes de receita.

A solução de CaaS da Serasa Experian, por exemplo, além de realizar todo o processo regulatório necessário junto ao Banco Central do Brasil (BACEN), combina inteligência analítica da primeira e maior datatech do país, com tecnologia de ponta. Dessa forma, empresas de diversos setores conseguem implementar produtos de crédito de maneira ágil e segura, sem precisar formar um time interno especializado, para:

 

  • Conceder mais prazo para os seus clientes com baixo risco
  • Oferecer condições mais vantajosas aos seus fornecedores, estendendo os prazos de pagamento e, simultaneamente, permitindo a antecipação de recebíveis por meio de taxas de desconto. Isso traz benefícios tanto para o fluxo financeiro das empresas quanto para seus parceiros comerciais;
  • Desenvolver uma gama de produtos financeiros personalizados de maneira escalável e ajustável às necessidades de cada empresa, que vão desde alternativas simples e de prateleira, como o BNPL (Buy Now, Pay Later), até processos completos e customizados, como limites de crédito especiais, financiamento de veículos e crédito para capital de giro.

E-commerces, fintechs e marketplaces, por exemplo, têm explorado cada vez mais a abordagem do CaaS para melhorar a experiência do consumidor e aumentar a retenção de clientes para expandir suas operações de forma escalável, sem precisar enfrentar as complexidades regulatórias de se tornar uma instituição financeira.

Case de sucesso do modelo Credit as a Service

Você sabia que, com o apoio da MOVA, solução Credit as a Service da Serasa Experian, um atacadista estruturou uma operação de crédito completa do zero , que permitiu à empresa oferecer linhas de crédito próprias aos seus clientes em uma jornada 100% digital? Sim!

Com a criação de esteiras de crédito, mesmo não sendo bancos, financeiras ou fintechs, empresas de todos os setores podem oferecer crédito aos seus clientes e gerar novas fontes de receita. Por meio da nossa solução, os restaurantes puderam utilizar os recebíveis futuros como garantia para conseguirem crédito.

Além de movimentar mais de R$ 1 bilhão, o atacadista fortaleceu todo o seu ecossistema: aumentou o engajamento e a fidelização da base de clientes, impulsionou o crescimento dos parceiros e ampliou a rentabilidade tanto no crédito quanto no aumento das vendas pela plataforma. Legal, não é mesmo? Confira em nosso podcast do YouTube:

O que é Decision as a Service (DaaS) e como ele funciona?

Decision as a Service (DaaS) é uma solução que permite às empresas tomarem decisões automatizadas e precisas com base em grandes volumes de dados, aplicando políticas de crédito e parâmetros predefinidos ou ajustados conforme a necessidade de cada cliente.

A abordagem é utilizada em processos críticos, como concessão de crédito, gestão de portfólio, segmentação de clientes e prevenção a fraudes, o que garante maior precisão e segurança para as operações.

A principal vantagem do DaaS é sua capacidade de integrar decisões automatizadas diretamente nas estratégias de negócio das organizações, eliminando processos manuais que consomem tempo e estão sujeitos a erros.

Por meio dessa solução, as organizações conseguem receber recomendações precisas para aprovações de crédito, definição de ofertas, ajustes de políticas de risco e até gestão de relacionamento com clientes.

Exemplo disso é a plataforma de DaaS da Serasa Experian, que atua como um motor de decisão baseado em dados financeiros, cadastrais, informações positivas e dados comportamentais de CPFs e CNPJs.

Nossa arquitetura de microsserviços de API permite que você alterne facilmente para novos serviços ou aumente o nível de configuração de autoatendimento para dar suporte ao crescimento do seu negócio. Como ele alavanca o poder da tomada de decisão integrada e da análise avançada, acaba facilitando a iteração rápida de estratégias, como:

  • Automatizar sua estrutura de pré-qualificação, concessão de crédito, onboarding, gestão de riscos e gestão de cliente;
  • Fazer uma fácil integração aos seus processos e canais de negócio por meio de um API ágil e conveniente;
  • Segmentar de forma eficiente e personalizada os clientes e ter um retorno de valores como limite sugerido e faixas de scores;
  • Ter acesso a informações atualizadas e confiáveis dos clientes;
  • Ajustar sua política de crédito sempre que precisar, tendo autonomia para revisar e alterar a ordem das regras e até valores de corte;

Personalizar o limite de crédito sugerido com base nas suas necessidades do seu negócio e utilizar dados demográficos, histórico de crédito e comportamentais da Serasa Experian para embasar as decisões.Vale mencionar que o DaaS é essencial em setores como seguros, varejo, fintechs e bancos, com utilização recorrente. No setor de seguros, por exemplo, o motor de decisão ajuda na avaliação automatizada de riscos e na precificação de apólices.

Já no varejo, ele possibilita oferecer crédito ao consumidor de forma personalizada, o que resulta no aumento das taxas de conversão e fidelização. No setor bancário, por sua vez, o DaaS é fundamental quando falamos de gestão de portfólios de crédito, pois dá segurança às operações e otimiza o processo de tomada de decisão.

Conheça as soluções de Credit as a Service da Serasa Experian!

Já pensou em ter o poder de operar sua própria esteira de crédito com autonomia, velocidade e segurança, sem precisar ser uma instituição financeira? Essa é a proposta da MOVA, solução Credit as a Service (CaaS) da Serasa Experian, que está transformando a forma como empresas oferecem crédito no mercado!

Com a MOVA, negócios de qualquer setor podem criar esteiras de crédito de ponta a ponta completas e personalizadas, desde a definição das regras até a concessão final, tudo de maneira rápida, escalável e flexível. É o futuro do crédito chegando para simplificar e potencializar suas operações financeiras.

Inovamos mais uma vez e combinamos o melhor de dois mundos em uma única solução: a agilidade operacional da primeira SEP (Sociedade de Empréstimo entre Pessoas) do Brasil com a inteligência analítica da maior Datatech do país para oferecer uma solução completa e modular sob medida para atender às necessidades específicas de cada negócio, garantindo crédito com rentabilidade e segurança.

Nossa plataforma permite que qualquer empresa crie produtos de crédito customizados para seus clientes e parceiros. Basta apenas definir as regras de negócio, os produtos e serviços desejados escolher a implementação por meio dos modelos White-Label ou API.

O modelo White-Label dispensa qualquer desenvolvimento por parte da empresa que contrata a Serasa Experian. O onboarding do novo produto de crédito é criado em nossa plataforma, de forma customizada, com toda a identidade da sua marca, com cores, fontes, imagens, textos e regras de negócio personalizados.

Já o modelo por APIs (Application Programming Interface) é utilizado para integração direta em outras plataformas. São APIs que viabilizam a criação de experiências totalmente conectadas com seu ciclo de crédito, sem fricções para os usuários.

Com a solução de CaaS da Serasa Experian, as empresas ganham mais do que uma plataforma tecnológica, elas adquirem uma solução estratégica para impulsionar seus negócios e adquirir benefícios como:

  • Transformar o crédito em um diferencial competitivo e aumentar suas fontes de receita;
  • Oferecer soluções financeiras que agregam valor e fidelizam seu público;
  • Facilitar o acesso ao crédito e estimular o consumo, impactando diretamente suas receitas;
  • Automatizar os processos e tornar sua operação financeira mais eficiente;
  • Utilizar a inteligência analítica da Serasa Experian para tomar decisões de crédito mais seguras;
  • Garantir que suas operações estejam sempre alinhadas com as diretrizes do Banco Central;
  • Contar com uma equipe especializada para apoiar sua jornada de transformação digital no crédito;
  • Posicionar sua empresa como uma referência no ecossistema financeiro, oferecendo soluções completas para seus parceiros e clientes.

Conte com a MOVA, solução Credit as a Service da Serasa Experian, e faça parte da revolução do mercado de crédito. Personalize, implemente e cresça — com segurança, inteligência e inovação. Acesse nossa página e entre em contato com um especialista para enteder como a nossa solução se adequa ao seu negócio!