Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Crédito

Conhece o perfil de crédito de seus clientes? Saiba como isso é importante no cenário econômico da COVID-19

Descubra a importância de mapear o perfil de crédito dos clientes e tomar decisões assertivas no contexto da pandemia.

Imagem de capa

Como conceder crédito com segurança em um cenário de incertezas? Dúvidas como esta têm feito parte do dia a dia dos profissionais da área de crédito, preocupados com os efeitos econômicos gerados pela COVID-19. Entre as diversas implicações desse momento, está a redução da atividade econômica e a consequente queda no faturamento das empresas e na renda da população. Uma situação a partir da qual se projeta um aumento no risco de inadimplência. Para lidar com esse risco sem abrir mão de oportunidades, as áreas de crédito precisam buscar soluções inovadoras que sejam capazes de oferecer informações confiáveis e, principalmente, contextualizados com o momento. É onde se torna importante conhecer o perfil de crédito do seu cliente e de sua carteira. Confira a seguir como isso pode ser feito!

O desafio da análise de crédito no cenário da COVID-19

Em uma realidade de mudança súbita de cenário econômico, a análise de crédito enfrenta o desafio de precisar ir além na sua avaliação dos fatores de risco. Isso significa dispor de proteções extras para a tomada de decisão. Para isso, são necessárias soluções que complementem as práticas convencionais, que sejam inovadoras no modo de analisar as informações, que se baseiem em dados que sejam de qualidade e, principalmente, atualizados. Leia mais:

Saiba como a Serasa Experian ajudou a fintech Rebel a conceder 10 mil empréstimos com juros mais competitivos

Cenário COVID-19: como ter segurança na decisão de crédito?

Desafios da gestão de crédito no atual cenário: em quais dados e soluções confiar?

Cadastro Positivo: atributos para uma visão atualizada dos clientes

Desde que os dados do Cadastro Positivo passaram a estar amplamente disponíveis, a Serasa Experian vem desenvolvendo soluções para análise de crédito que deem maior acurácia e segurança nas decisões. Como se sabe, esses dados trazem o comportamento de pagamento de pessoas e empresas, com informações sobre dívidas, prazos, parcelas e pontualidade de pagamento, além de dados sobre contas regulares, como água, luz, telefone e internet, por exemplo. Unindo essas informações com sua base sólida e robusta de dados de mercado e de inadimplência, a Serasa Experian pôs em prática avançadas técnicas de analytics. Com isso, pôde desenvolver soluções que apresentam uma série de categorias de atributos que incrementam a acurácia da análise de risco, sendo muito efetivos no atual cenário. Em suas diversas categorias, esses atributos revelam aspectos específicos dos clientes, e por terem na sua composição dados do Cadastro Positivo – que são atualizados a cada 10 dias –, proporcionam uma visão verdadeiramente atualizada da situação dos clientes. Uma das categorias de atributos é a de Perfil de Crédito, que pode ser utilizada como uma proteção extra na jornada de crédito.

Exemplos práticos de uso dos atributos

a Atributo Pontualidade de Pagamentos

A pontualidade de pagamento pode ajudar a mensurar o risco com mais acurácia frente a outras informações. Há, por exemplo, a hipótese de prospecto com uma pendência financeira, mas que tem apresentado pontualidade nos demais pagamentos, em comparação com outro totalmente sem pendências, mas que começa a apresentar sucessivos atrasos recentes. Nos dois exemplos, o atributo de Pontualidade de Pagamento entra como uma informação extra que ajuda a contextualizar a situação de dois clientes, ponderando melhor o risco que cada um apresenta. A partir disso, ações específicas podem ser tomadas para cada caso de modo mais customizado.

Atributo Pontualidade de Pagamentos de Cartão de Crédito

Para clientes que buscam aprovação de novos cartões, este atributo pode avaliar com maior segurança, de acordo com a pontualidade com que ele paga outros cartões, se deve ser recusado ou ter um limite menor concedido. Para clientes antigos, pode ajudar a identificar aqueles que têm apresentado atraso no pagamento de outros cartões, indicando uma tendência de risco cuja ação pode ser a redução de limite. Também pode ajudar a melhorar a rentabilidade da carteira ao indicar clientes que seguem pagando pontualmente outros cartões, demonstrando uma oportunidade de aumento de limite ou ações de estímulo para que aumente o uso do cartão da empresa. Ao utilizar esses atributos, a empresa passa a conhecer o perfil de crédito de seus clientes a partir da sua pontualidade de pagamentos. Por se tratar de uma informação atualizada, esta categoria de atributo ajuda a dar segurança na decisão de crédito.

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