Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268,83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 3,47

No mês (em milhões) 1,11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268,83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 3,47

No mês (em milhões) 1,11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

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Como ser um bom líder? Confira, aqui, as principais características

Quer saber como ser um bom líder? Confira as principais características que um bom gestor deve ter e tire todas as suas dúvidas.

Como ser um bom líder? Confira, aqui, as principais características

Você sabe como ser um bom líder? Ter esse conhecimento é fundamental, principalmente, porque cada vez mais vemos empresas padecendo precocemente, mesmo tendo grande potencial. Isso ocorre, justamente, porque a liderança falhou consideravelmente em suas atividades. Com as redes sociais cada vez mais em alta, problemas de gestão podem ganhar grandes proporções e prejudicar a sua carreira e seu empreendimento. Por isso, é importante saber como se desenvolver para ser um melhor profissional. Trouxemos as principais informações e dicas de liderança que você não pode deixar de saber sobe o assunto. Confira, a seguir, e tire suas dúvidas.

Quais as características de um bom líder?

Um bom líder tem algumas características importantes que ajudarão na condução dos trabalhos no dia a dia. Em alguns casos, podemos ter essas questões já presentes em nossa personalidade. Em outros, é possível desenvolver essas competências, fortalecendo-as ou minimizando pontos fracos da sua gestão. Vamos conhecer as principais que você não pode deixar de conhecer.

Ter inteligência emocional

Nem sempre os percursos são tranquilos no empreendedorismo. Por isso, é muito comum que problemas aconteçam e possam tirar você do seu eixo, prejudicando sua estabilidade emocional. A inteligência emocional permite que você possa passar por essas questões sem se abalar tanto. Por exemplo, diante de um cenário de crise na empresa, você consegue administrar melhor a frustração e, ao mesmo tempo, conduzir seus times para que eles possam passar de forma mais tranquila pelo momento e reverter a situação. O abalo emocional pode fazer uma liderança tomar medidas que sejam inadequadas ou que coloquem a perder tudo que foi construído até então. Por isso, atenção para desenvolver esse tipo de habilidade.

Ser uma pessoa inspiradora

Uma liderança precisa passar uma imagem que proporcione inspiração para seus liderados. Afinal, eles precisam ter confiança em quem está conduzindo o trabalho deles no dia a dia. Uma pessoa que não é inspiradora não gera relações mais sólidas de trabalho, o que impacta, até mesmo, o clima organizacional da empresa. Já uma liderança inspiradora faz com que seus profissionais se espelhem nela para buscar melhorar também as suas próprias atividades. Então, sempre busque ser uma inspiração para seus times. Isso passa desde o conhecimento prático a, até mesmo, soft skills, como resiliência, proatividade, valores éticos, entre outros.

Ter empatia

A empatia é um ponto fundamental para quem deseja entender como ser um bom líder. Isso porque, mais do que resultado em números, você também é responsável por cuidar de pessoas. Essa característica permite que você possa identificar questões pessoais e coletivas dos times e proporcionar a atenção necessária para cuidar disso no dia a dia. Vamos entender melhor sobre essas questões, com um exemplo. Uma pessoa da sua equipe tem diminuído a produtividade e, ao mesmo tempo, também tem apresentado uma maior apatia na jornada de trabalho. Ao notar isso, mesmo que ela não tenha manifestado nada, você pode chamá-la para conversar para entender o que está acontecendo. A partir dessa conversa, você pode identificar que a pessoa está passando por algum tipo de problema pessoal e, assim, oferecer o suporte emocional (ou demais pontos que podem ser importantes para o bem-estar e que a empresa possa fazer para melhorar a situação).

Saber oferecer e receber feedbacks

Um bom líder sabe a melhor forma de oferecer feedbacks construtivos para seus times e, assim, proporcionar a melhora, tanto pessoal quanto coletiva. Um passo errado, aqui, pode causar mais problemas do que, de fato, melhorar a sua equipe. Por exemplo, se você oferecer um retorno muito crítico para uma pessoa, ela pode se sentir muito desmotivada em continuar, pois sua autoestima pode ficar abalada. Com isso, o resultado é uma piora da produtividade, em vez de aumentar. No lugar de apontar os problemas apenas, ofereça dicas e soluções. Seja sutil e apresente, também, os pontos positivos para a pessoa. Isso dará um gás a mais para que ela se engaje em melhorar. Além disso, uma boa liderança também sabe receber feedbacks no dia a dia. Afinal, o líder também não é perfeito, e pode ter problemas que os times ajudarão a lidar. Por exemplo, eles podem trazer retornos sobre posturas inflexíveis no dia a dia e, assim, ajudar você a ter mais maleabilidade e, consequentemente, ser um líder melhor para seus times.

Ter um perfil analítico

Um bom líder, para além de uma boa gestão de pessoas, precisa também saber analisar as informações presentes para conseguir promover melhorias, a fim de potencializar resultados. Para isso, ele precisa ter perfil analítico. Saber interpretar dados, cruzá-los e tomar decisões orientadas por informações será um ponto muito importante para obter melhores retornos. A partir disso, é possível identificar eventuais cenários de crise e saber como contorná-los precocemente, bem como aproveitar oportunidades incríveis.

Ter uma boa escuta

Não só para os feedbacks, mas os líderes também precisam saber ter uma boa escuta no dia a dia. Seus profissionais podem ter ideias interessantes para inovar. Se você tiver uma boa escuta, poderá proporcionar melhorias importantes para seu negócio.

Como desenvolvê-las?

Fato é que dificilmente uma pessoa poderá ter todas essas competências devidamente desenvolvidas para ser uma boa liderança, o que exige um maior desenvolvimento. Esse é um trabalho contínuo, portanto, tenha isso em mente. Algumas dicas para o desenvolvimento para uma boa liderança são:

  • faça cursos específicos para desenvolvimento de lideranças;
  • monitore quais são as principais tendências da área;
  • acompanhe conteúdos voltados para gestão e lideranças;
  • conte com consultorias voltadas para lideranças;
  • atualize-se sempre com as melhores práticas do mercado.

Como se tornar um bom líder?

Ser um bom líder vai além do desenvolvimento das competências que listamos. Você deve, também, desenvolver um lado humanizado para poder ter uma liderança que realmente possa trazer sensação de confiança, acolhimento e inspiração para seus profissionais. Além disso, é preciso lembrar que esse é um processo constante, ou seja, você deve se desenvolver sempre. Então, não se acomode e busque aprimoramento. Saber como ser um bom líder poderá ser um grande diferencial para potencializar sua carreira e promover um trabalho mais coeso no dia a dia, ajudando no crescimento da empresa. Então, não deixe de adotar essas dicas no seu dia a dia. Quer mais conteúdos importantes para impulsionar seu empreendimento? Assine nossa newsletter.

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