Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empreendedorismo

Por dentro da experiência do cliente com o Cliente Oculto

Sabe aquela vontade de ser invisível e observar o atendimento da sua empresa, sem ninguém perceber? Essa é a estratégia do cliente oculto.

Por dentro da experiência do cliente com o Cliente Oculto

Sabe aquela vontade de ser invisível pra poder observar o atendimento e os serviços da sua empresa, sem que ninguém perceba? Na estratégia do Cliente Oculto, a ideia é essa! Ela é voltada para a experiência dos clientes, e geralmente adotada por empresas que buscam entender melhor as necessidades dele para otimizar processos. Funciona assim: um indivíduo treinado assume o papel de cliente e atravessa toda a jornada de compra, em canais físicos e online, registrando dados relevantes sobre a experiência como um todo. Com essa avaliação, a empresa identifica pontos de melhoria e diferenciais a serem explorados. Em um cenário competitivo, entender as expectativas dos clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. E quanto mais satisfeitos, mais leais à marca, mais chances de recomendarem a outras pessoas e de gerar mais receita a longo prazo. Por essa razão, a estratégia do cliente oculto é tão importante. Ela contribui para tomadas de decisão baseadas em dados, orientando investimentos. Quer entender melhor sobre os benefícios que essa abordagem pode trazer para o seu negócio? Vem com a gente!

Cliente Oculto: uma técnica atemporal

O mercado, cada vez mais saturado e competitivo, tem feito com que as empresas busquem incansavelmente soluções para um atendimento personalizado, que as diferencie da concorrência. E embora a técnica do cliente oculto pareça ter sido desenvolvida para esse cenário atual de hiperpersonalização, sua origem, na verdade, se deu na década de 1940, nos Estados Unidos. Na época, o empresário Maurice R. Goulet desenvolveu o conceito para avaliar a integridade dos seus próprios funcionários. Ele contratou pessoas para agirem como clientes comuns e verificarem se a equipe seguia os procedimentos corretos, oferecendo um serviço de qualidade. Mas foi na década de 1970 que essa estratégia ganhou popularidade nos setores de varejo e hospedagem, ao ser reconhecida pelo seu potencial transformador na experiência do cliente. Com o passar do tempo, a prática se tornou comum em muitos setores, incluindo varejo, hotelaria, restaurantes, serviços financeiros e saúde, e hoje vem ganhando novas proporções com o avanço da tecnologia e inovação. O cliente oculto deixou de ser uma abordagem estritamente in loco, para marcar presença também nos canais digitais, enquanto a análise de dados e inteligência artificial otimizaram o processamento e interpretação de informações coletadas. Assim, essa abordagem estratégica se tornou uma ferramenta fundamental de avaliação, para fortalecer a presença de empresas no mercado por meio do atendimento ao cliente. Principalmente no cenário atual. Mas como implementá-la no seu negócio?

Como funciona a estratégia de Cliente Oculto? Etapas e Metodologia

A prática do Cliente Oculto envolve uma série de etapas que devem ser olhadas com atenção, para que as informações coletadas sejam precisas e imparciais. Só assim, é possível desenvolver medidas que atendam às necessidades específicas de cada cliente. Para começar:

Defina os objetivos e áreas de foco

O primeiro passo para a implementação da estratégia do cliente oculto é a definição dos objetivos e áreas de foco para análise. Por isso, é fundamental realizar uma autoavaliação das metas gerais da empresa e quais setores podem se beneficiar com essa estratégia, para que a abordagem esteja alinhada às suas diretrizes. Dica: os objetivos precisam ser específicos e mensuráveis, de maneira que seja possível acompanhar e avaliar o sucesso do programa ao longo do tempo.

Selecione e oriente seus clientes ocultos

A seleção dos clientes ocultos é outro fator decisivo para garantir o sucesso da estratégia e deve atender a critérios claros pré-estabelecidos, como características demográficas e comportamentais, que garantam uma representação diversificada. Uma vez tendo os selecionáveis, é muito importante que eles estejam devidamente orientados sobre os processos a serem seguidos durante suas interações com a empresa, com instruções específicas sobre como agir, o que observar e como fazer o registro de forma objetiva e imparcial. Dica: simulações e role-playing podem ajudar os clientes ocultos a praticar suas habilidades de observação e comunicação em situações de atendimento que eles podem encontrar nas avaliações.

Desenvolva cenários e métricas de avaliação

Para garantir uma avaliação abrangente e eficaz, é essencial definir os cenários de avaliação no programa de cliente oculto. Isso inclui identificar as situações-chave que os clientes podem enfrentar durante suas interações, como visitas à loja física, contatos por telefone, chat online ou e-mail. Eles devem ser realistas e refletir as experiências típicas do cliente, abrangendo diferentes etapas do processo de compra ou interação com a empresa, desde a pesquisa de produtos até o pós-venda. Só assim, os clientes ocultos serão capazes de avaliar a jornada completa. Além disso, é fundamental abordar diferentes aspectos nos cenários de avaliação, como o atendimento, a qualidade do produto ou serviço, tempo de espera e resposta, ambiente e outros mais, garantindo uma visão ampla das oportunidades de melhoria.

A avaliação

No processo de avaliação, os clientes ocultos relatam as suas interações com a empresa, seguindo os cenários predefinidos, e devem observar com detalhes os diferentes aspectos do atendimento, ambiente e qualidade dos serviços prestados. Dessa maneira, os dados são coletados e analisados para identificar padrões, tendências e áreas de melhoria. Com uma análise cuidadosa dessas informações é possível destacar tanto pontos fortes, quanto as fraquezas da empresa, oferecendo recomendações práticas para aprimorar a experiência do cliente.

O feedback

Após a coleta e análise dos dados, o próximo passo é gerar o feedback, com base nas avaliações realizadas pelos clientes ocultos. Os insights importantes desses relatórios contribuem para a tomada de decisões que corrigem processos e revisam políticas. Com essas informações, as empresas monitoram continuamente a qualidade do serviço, prática que permite identificar tendências e realizar ajustes conforme necessário, garantindo a excelência no atendimento ao cliente e a competitividade.

Confidencialidade: o Cliente é OCULTO!

A confidencialidade e imparcialidade são pilares essenciais no desenvolvimento e execução de um programa de cliente oculto bem-sucedido. Ao preservar a sua identidade, garantimos que as interações sejam genuínas e sem influências externas, assegurando a objetividade e credibilidade das avaliações. Os clientes ocultos devem analisar a empresa com base em critérios predefinidos, sem preconceitos ou preferências pessoais; quanto mais imparcial a avaliação, mais precisos e confiáveis serão os insights.

E o que você ganha com a estratégia de Cliente Oculto?

O programa pode apresentar uma série de benefícios para as empresas, oferecendo insights que impulsionam o sucesso e crescimento do negócio. Uma das vantagens mais destacadas é o aprimoramento na qualidade do serviço. Os clientes ocultos são treinados para identificar áreas de melhoria, fornecendo uma visão autêntica das interações com o cliente. Ao destacar pontos fracos no atendimento, como demoras excessivas ou problemas de comunicação, a empresa consegue adotar medidas corretivas para melhorar suas ofertas. Além disso, o programa também permite uma avaliação abrangente da eficiência operacional, identificando falhas nos processos internos que afetam diretamente a experiência do cliente, e oportunidades de treinamento para a equipe. Com a garantia de uma jornada de compra bem-sucedida, a empresa que adota essa abordagem estratégica tem taxas maiores de satisfação e fidelização à marca, e reduz os custos com a aquisição de novos clientes.

Como a Serasa Experian potencializa o Cliente Oculto

A Serasa Experian não é um Cliente Oculto, mas pode potencializar a estratégia e apoiar o seu negócio no processo de tomada de decisões mais inteligentes e informadas. Como maior Datatech do Brasil, a Serasa Experian entrega soluções de inteligência analítica para que você entenda melhor o comportamento e as necessidades do seu cliente, trazendo informações valiosas para impulsionar o seu negócio. Descubra aqui como podemos te ajudar!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

Entenda o que mudou com a NR-1, o que o adiamento das penalidades representa e por que o RH deve agir desde agora.

Thubmnail Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Aqui você encontrará os passos essenciais para fazer solicitações no Portal eConsig e saber como utilizar a plataforma de forma eficiente, garantindo uma experiência prática e segura.

Thubmnail Fique por dentro dos últimos conteúdos

Fique por dentro dos últimos conteúdos

Confira os conteúdos mais recentes da Serasa Experian e mantenha-se atualizado com temas relevantes.

Thubmnail Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Pequenas e médias empresas enfrentam desafios constantes no mercado, como dívidas inesperadas. Confira nosso conteúdo e saiba como lidar com elas!

Thubmnail Remessa Conforme: Como funciona e como se inscrever

Remessa Conforme: Como funciona e como se inscrever

Entenda o que é o Remessa Conforme, seus benefícios e como realizar a inscrição no programa da Receita.

Thubmnail Mapa de empatia: criando conteúdo centrado no consumidor

Mapa de empatia: criando conteúdo centrado no consumidor

Aprenda a usar o mapa de empatia para criar conteúdos mais assertivos e conectados com o seu público.