Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Gestão de clientes e fornecedores

A importância do Cadastro Positivo e da gestão de clientes no momento econômico em que vivemos

Veja como o Cadastro Positivo e a gestão de clientes são aliados em tempos de incerteza econômica.

Imagem de capa

Os efeitos econômicos causados pela pandemia de COVID-19 estão afetando todas as empresas. A redução da atividade e a queda de renda e de faturamento, entre outras consequências, têm aumentado as projeções de risco de inadimplência. Para quem concede algum tipo de crédito, como empréstimos, financiamentos e compras parceladas, o cenário é de muitas incertezas e inseguranças – especialmente para a avaliação de riscos. O desafio é encontrar um equilíbrio que evite perdas financeiras por elevação da inadimplência e ainda manter uma oferta de crédito que permita a manutenção das vendas, sem desperdiçar boas oportunidades. Nesse contexto, a melhor estratégia é buscar soluções que se mostrem capaz de oferecer proteção contra os riscos, ajudando a avaliá-los com acurácia, dando segurança às decisões e aos recursos efetivos para uma ponderação que permita ofertas adequadas a diferentes perfis. Mas, como ter tudo isso se mesmo as informações tradicionais para análise de crédito estão sendo afetadas pelo momento? A resposta está no Cadastro Positivo e na gestão de clientes. Entenda a seguir!

A necessidade de entender rapidamente a nova realidade

Parte das incertezas em relação aos dados tradicionais para avaliação de risco vem da mudança brusca no cenário econômico, que rapidamente afetou a renda e, portanto, a confiabilidade de crédito de muitas pessoas. Embora modelos de score tradicionais continuem sendo importantes de ser aplicados, é sabido que a realidade financeira na qual se baseiam foi alterada com uma rapidez inédita. Clientes com longo histórico de bons pagadores podem estar sendo drasticamente afetados e outros, de score tradicionalmente baixo, podem estar sofrendo menos perdas. Quando isso é posto dentro do contexto atual, é muito provável que o risco de cada um deles tenha se alterado. E como perceber isso?

Leia mais:

Cenário COVID-19: como ter segurança na decisão de crédito?

Saiba como a Serasa Experian ajudou a fintech Rebel a conceder 10 mil empréstimos com juros mais competitivos

Conhece o perfil de crédito de seus clientes? Saiba como isso é importante no cenário econômico da COVID-19

Cadastro Positivo: uma visão do cenário em movimento

Em um momento em que informações precisas e atualizadas são ainda mais urgentes, os dados do Cadastro Positivo têm o potencial de oferecer uma visão bastante acurada do cenário em movimento. Ao mostrar o comportamento de pagamento de pessoas e empresas, revelando com que frequência, pontualidade (e até mesmo com que prioridade) pagam suas dívidas e qual a natureza dessas dívidas (empréstimos, financiamentos, contas regulares), o Cadastro Positivo permite que suas informações sejam aproveitadas de diferentes formas para a construção de diferentes entendimentos sobre clientes. Além das informações de qualidade, que dão segurança quanto à precisão dos dados, outro diferencial que faz do Cadastro Positivo tão relevante neste momento é a rapidez com que é atualizado: a cada dez dias. Informações precisas e atualizadas são dois pilares essenciais para que empresas possam tomar decisões nesse momento de incertezas.

Gestão de carteira de crédito: antecipando riscos e descobrindo oportunidades

Se em um cenário de normalidade a gestão da carteira de crédito já era um recurso estratégico importante, no atual momento ela se torna ainda mais relevante. Isso porque é uma prática que, quando realizada com as ferramentas adequadas para a nova realidade, pode antecipar riscos e ajudar a identificar oportunidades. No entanto, para que tenha efetividade agora, é preciso que seja feita utilizando soluções que integrem dados do Cadastro Positivo. Essa combinação de gestão de carteira e dados positivos permite olhar para uma base de clientes e segmentá-la de modo a saber quais grupos de clientes estão sendo mais afetados financeiramente. Isso pode ser percebido, por exemplo, por um aumento no atraso de pagamentos. Poder antecipar o risco de uma carteira, saber onde ele está se concentrando e em quais diferentes graus permite que sejam traçadas estratégias proativas para reduzir danos. Ações como tomar a iniciativa de renegociação, aumentar prazos, oferecer descontos e se colocar à disposição do cliente para entender suas dificuldades momentâneas são exemplos de como ter um maior controle.

Rentabilização

Também é possível buscar uma segmentação onde se perceba qual grupo de clientes foi menos afetado, tendo preservado sua renda e pontualidade de pagamento, e criar ações de modo a rentabilizá-los por meio de ações de relacionamento, reativações, ofertas customizadas, cross sell e upsell.

Atributos para gestão de carteira de crédito

Está clara a importância de buscar soluções para gestão de carteira de crédito que apliquem dados do Cadastro Positivo como forma de enxergar os riscos e as oportunidades deste momento adverso. Ainda assim, quando se trata de proteção, especialmente em cenários instáveis, quanto mais informações, mais segura e rentável será a decisão de crédito. Por isso, é importante explorar todas as potencialidades que os dados do Cadastro Positivo oferecem. Um modo de fazer isso é por meio dos atributos que são possíveis conhecer a partir do cruzamento desses dados com bases de informações qualificadas e robustas.

Outros atributos

Por conta da riqueza de dados encontrados no Cadastro Positivo, diversos outros atributos já foram desenvolvidos e podem ser combinados em estratégias de crédito e de gestão de carteira. Alguns exemplos desses atributos são:

  • Renda estimada;
  • Capacidade de pagamento;
  • Comprometimento da renda;
  • Pontualidade de pagamentos; e
  • Tendência de uso de cartão de crédito. a

Não há dúvida de que as dificuldades que o mercado e as áreas de crédito terão pela frente serão muito grandes. Por isso, é importante se antecipar rapidamente e buscar soluções que ofereçam insumos para identificar tendências e entender o cenário e suas mudanças abruptas. Nesse sentido, fazer uma gestão de carteira de crédito aplicando o máximo de recursos possíveis extraídos do Cadastro Positivo pode ser a estratégia vencedora a ser utilizada.

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