Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

PME

7 dicas para as suas compras no Dia das Crianças

As melhores dicas e cuidados para comprar online no dia das crianças. Leia e saiba mais!

7 dicas para as suas compras no Dia das Crianças

O Dia das Crianças, no próximo dia 12, deve representar um aumento de vendas em relação ao ano passado. Os clubes lojistas de várias capitais apontam expectativa de aumento variável entre 5% e 10%. A data, uma das principais para o comércio, marca também o início de um ciclo bastante esperado por todo o setor, que seguirá com a Black Friday e Natal, dois outros eventos de muita relevância para o comércio. Em meio a esse ambiente positivo e clima favorável às compras por parte dos consumidores, criminosos tentam de tudo para captar dados e senhas. Por esse motivo, a Serasa Experian alerta os que irão comprar os presentes pela internet para os cuidados que devem ser tomados.

“É preciso tomar muito cuidado para não cair em golpes e transformar um momento especial numa enorme dor de cabeça”, adverte o diretor de Certificação Digital da Serasa Experian, Maurício Balassiano. À medida que a data vai chegando, começam a aparecer as propagandas e promoções, e o consumidor acaba sendo levado pela emoção. Este é, talvez, o ambiente mais propício para os golpes e tentativas de fraude.

A opção do consumidor por lojas virtuais ajuda a evitar o tumulto de lojas físicas e permite comparações entre preços e produtos. Os criminosos atacam através de phishing, com o envio de e-mails ou SMS falsos, e se valem de clones de lojas conhecidas para enganar as pessoas e captar dados pessoais, do cartão de crédito e de senhas, que podem ser usadas num momento seguinte.

Fique atento a alguns cuidados:  

- Desconfie das superofertas: acesse o site que enviou a promoção e veja se ele tem a proteção de um Certificado Digital SSL. Uma boa dica é checar se o browser exibe um ícone de cadeado fechado. Consulte as informações deste cadeado e confirme se o Certificado Digital emitido é válido e está em nome da loja. Essa checagem também pode ser feita pelo Selo de Segurança que fica normalmente no fim da página.

- Confirme a segurança do link: ao entrar na loja virtual, confira se o endereço digitado inclui a letra S ao lado do HTTP (na exibição, HTTPS). Se tiver, você está em um ambiente seguro e protegido para digitar seus dados.

- Controle seus impulsos: compras que podem parecer muito vantajosas envolvem sempre algum tipo de fraude. Evite o impulso de comprar com base apenas no preço e esteja atento à segurança desta compra.

- Faça valer os seus direitos: a Lei do Consumidor também considera para lojas virtuais, por exemplo, o direito de arrependimento em até sete dias, contados da data da compra ou do recebimento do produto. Fique atento à política de troca da loja e ao prazo de entrega, pois a data já está próxima.

- Calcule o valor total da compra: na internet há lojas com frete grátis e outras que cobram para o envio. Tome cuidado com isso antes de fechar negócio.

- Atenção nas compras coletivas: escolheu um presente em sites de compra coletiva? Antes de comprar, confira se os descontos anunciados são efetivos e leia todos os detalhes sobre as regras, datas e condições de uso.

- Atenção para os prazos de entrega: é importante também conferir as condições de entrega, tendo em vista a proximidade da data. É importante redobrar a atenção quanto à possibilidade de entrega do presente até a data. Na dúvida, opte por comprar noutra loja.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Como ganhar dinheiro na Black Friday como um iniciante no e-commerce

Como ganhar dinheiro na Black Friday como um iniciante no e-commerce

Como ganhar dinheiro na Black Friday? Use estratégias para iniciantes em e-commerce com landing page, segmentação, ofertas e checkout! Confira.

Thubmnail  Black Friday 2025: como ter sucesso da sua loja online!

Black Friday 2025: como ter sucesso da sua loja online!

Black Friday 2025: entenda como sua loja online pode vender mais com estoque, precificação, SEO, tecnologia e ofertas que convertem! Confira agora.

Thubmnail Como vender mais na Black Friday 2025: 5 estratégias importantes para seu e-commerce

Como vender mais na Black Friday 2025: 5 estratégias importantes para seu e-commerce

Como vender mais na Black Friday: 5 estratégias para seu e-commerce elevar a conversão: mobile, checkout, segurança e omnichannel! Confira no blog.

Thubmnail O que é talent acquisition e quais as diferenças para o recrutamento

O que é talent acquisition e quais as diferenças para o recrutamento

Entenda o que é talent acquisition, como funciona, suas diferenças em relação ao recrutamento e os diversos ganhos estratégicos para o RH.

Thubmnail Marketing 4.0: Conecte dados, canais e clientes com inovação

Marketing 4.0: Conecte dados, canais e clientes com inovação

Descubra como aplicar o marketing 4.0 para integrar canais, usar dados com inteligência e criar experiências personalizadas que encantam o consumidor.

Thubmnail Como criar uma linha editorial estratégica para sua marca

Como criar uma linha editorial estratégica para sua marca

Descubra como criar uma linha editorial estratégica para fortalecer sua marca, aumentar o engajamento e melhorar resultados no marketing digital.