Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Agronegócio

Com ajuda da Serasa Experian, Raízen otimiza em 95% tempo de renovação de contrato com fornecedores de cana

Com ajuda da Serasa Experian, Raízen otimiza em 95% tempo de renovação de contrato com fornecedores de cana. Saiba mais sobre essa história de sucesso!

Com ajuda da Serasa Experian, Raízen otimiza em 95% tempo de renovação de contrato com fornecedores de cana
Por meio de soluções de big data e automação, empresa integrada de energia reduziu tempo de consulta a documentação para renovação de contratos de produtores parceiros de 1 semana para 3 minutos.

A Raízen, empresa formada em 2011 pela união da Shell e da Cosan, produz e comercializa etanol, açúcar, combustíveis e bioenergia. O segmento, um dos mais potentes da economia mundial, deve cumprir uma série de requisitos legais e regulatórios relacionados às boas práticas de governança socioambiental no agronegócio. Para isso, precisa assegurar que seus fornecedores e parceiros também sigam esses requisitos, garantindo, assim, a segurança de toda a cadeia produtiva.

Cerca de 3 mil fornecedores de cana-de-açúcar, com diferentes níveis tecnológicos e de produção, são responsáveis por boa parte da matéria-prima processada em nossos parques de bioenergia e contam com nosso suporte agronômico e de inovação. Nesse processo, agilidade na coleta e na análise documental é fundamental para atendermos à demanda da operação e nos tornarmos cada vez mais competitivos Ricardo CampoCoordenador de Inovação da Raízen e gestor do Pulse Hub

No caso da Raízen, a equipe levava, em média, uma semana para executar o processo de consulta a documentação pública, títulos de propriedade, entre outras. Com a adoção do Farm Check, solução da Plataforma Brain Ag da Serasa Experian que usa inteligência artificial para fazer busca documental, análises de conformidade socioambiental e monitoramento de safra por sensoriamento remoto, esse tempo foi reduzido em 95% e agora leva menos de três minutos.

Com a tecnologia, tivemos uma melhora no processo e a renovação ficou mais rápida. Isso nos garante formalização do compromisso da matéria-prima pelo produtor, continuidade em nosso relacionamento e resultado financeiro ao fornecedor de cana. Ricardo CampoCoordenador de Inovação da Raízen e gestor do Pulse Hub

Pulse e Brain Ag: encontro de polos de inovação

Em Piracicaba (SP), o Pulse, hub de inovação da Raízen que conecta startups aos desafios das áreas de negócio da empresa, buscava uma parceria justamente para ganhar tempo e agilidade nessas análises, de modo a acelerar a renovação de contrato com os fornecedores de cana. Encontrou a colaboração ideal na Brain Ag, empresa da Serasa Experian dedicada ao monitoramento e à aplicação de tecnologia de dados e automação para avaliação de risco e tomada de decisões no agronegócio, trazendo o dinamismo necessário para as etapas de consulta e análise socioambiental dos parceiros comerciais da Raízen.

Farm Check: inteligência analítica agiliza compliance socioambiental e monitoramento de safra

“O processo de implementação foi ágil e colaborativo, com a Brain Ag rapidamente ajustando nossas necessidades durante o período de projeto-piloto e experimentação da ferramenta, recebendo feedback da área cliente, flexibilidade na entrega, customizando alguns dados para nosso report, assim como aspectos de segurança e governança”, afirma Campo. “Dessa maneira, a equipe responsável por renovação de contratos ganhou qualidade em suas rotinas, e essas horas podem ser usadas em outras frentes, como para fechar mais negócios”, finaliza.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Leia também

Serasa Experian cria a categoria “datatech” e redefine o papel do marketing orientado por dados

Serasa Experian cria a categoria “datatech” e redefine o papel do marketing orientado por dados

Conheça a trajetória da Serasa Experian rumo à transformação digital, com insights de Giovana Giroto sobre a nova era de dados e tecnologia no setor.

Gestão de carteira de crédito rural: conheça as melhores soluções para expandir sua rentabilidade!

Gestão de carteira de crédito rural: conheça as melhores soluções para expandir sua rentabilidade!

Gestão de carteira no crédito rural com dados e ESG: conheça nossas soluções para agronegócio, reduza riscos e acelere a concessão de crédito!

10 campanhas de Black Friday para impulsionar seu marketing

10 campanhas de Black Friday para impulsionar seu marketing

Descubra como criar campanhas de marketing eficazes para a Black Friday 2025. Veja exemplos de ações de sucesso, dados de vendas anteriores, dicas estratégicas

Salário sob demanda: melhore a saúde financeira dos seus colaboradores

Salário sob demanda: melhore a saúde financeira dos seus colaboradores

Implementar o salário sob demanda pode reduzir o estresse financeiro e aumentar a produtividade, sabia? Agora, aprenda como aplicá-lo!

E-book O Futuro da Análise de Crédito: uma visão para 2030. Baixe agora!

E-book O Futuro da Análise de Crédito: uma visão para 2030. Baixe agora!

Baixe agora o e-book "O Futuro da Análise de Crédito" e conheça as previsões até 2030. Entenda como IA e dados moldarão o setor de crédito e fraude.

Ações fraudulentas: tipos de golpes e como um sistema antifraude pode ajudar sua loja online

Ações fraudulentas: tipos de golpes e como um sistema antifraude pode ajudar sua loja online

Crimes virtuais no e-commerce: tipos de golpes na internet, sinais de risco e como sistemas antifraude reduzem perdas e credibilidade! Confira.