Para uma empresa a retenção de talentos é um ponto crucial para o desenvolvimento do negócio, afinal, para crescer e atingir as metas estabelecidas, são necessários colaboradores altamente competentes. Dessa forma, reter bons valores da equipe é um processo fundamental a fim de se desenvolver interna e externamente.

Pensando nisso, a Serasa Experian separou alguns tópicos para te explicar sobre a retenção de talentos, quais os benefícios para a organização, para o colaborador e quais estratégias são utilizadas nesse processo. Para entender melhor, continue conosco e aproveite a leitura!

O que é a retenção de talentos?

A retenção de talentos consiste em ações realizadas por uma empresa realiza para manter os funcionários contratados em seu quadro, ou seja, é uma estratégia a fim de que bons valores permaneçam na instituição.

Essa é uma estratégia que já deve começar desde o recrutamento, com a seleção de pessoas com um perfil compatível com o que a companhia está procurando, fazendo sentido quando comparado com a cultura e clima organizacional.

Assim, quando ele entra na organização, se sentirá mais confortável com o local e pessoas nele, uma vez que a instituição já analisou e sabe que a possibilidade de compatibilidade é grande.

Dessa maneira, com o tempo do funcionário na empresa, para mantê-lo animado e engajado com o trabalho, o setor de Recursos Humanos aplica o plano de ação para reconhecer o funcionário e desenvolver suas habilidades

Quais são os benefícios organizacionais da retenção de talentos?

Como uma empresa é composta por muitas pessoas, quanto mais talentos continuarem na instituição, melhor. Isso reflete no desempenho da organização e se mostra um caminho eficaz que para a gestão seguir.

Com o reconhecimento e colaboração com os funcionários, eles ficam muito mais motivados e produtivos por trabalharem, gerando resultados positivos para o time, além de criar um clima organizacional muito melhor, promovendo uma boa interação com todos.

Além disso, reter funcionários faz com que o custo da empresa seja menor, não tendo problemas contínuos com a seleção, contratação e desligamentos, visto que esses processos envolvem investimento da instituição.

Outro benefício de uma boa retenção é a atração de novos talentos para a organização, seja por indicação ou por verificarem que o quadro de funcionário é bem consolidado, assim, sentem-se mais motivados a entrar na instituição com o intuito de permanecer por um longo período.

Quais são as estratégias para retenção de talentos?

Para a retenção de talentos, a empresa pode fazer diversas escolhas a fim de melhorar seu processo interno, desde a contratação até a manutenção do quadro de funcionários atuais. Confira quais aspectos devem ser considerados para manter bons colaboradores na organização:

1. Recrutamento assertivo

Começar a procurar por pessoas que já tenham um perfil compatível com as equipes, pesquisando por pessoas com valores alinhados com os atuais.

Nesse ponto, realizar um teste de fit cultural é uma ótima maneira de verificar o perfil da pessoa e entender como ela se comportaria no ecossistema da empresa, assim, o investimento na pessoa será muito mais compatível.

2. Estimule o diálogo na empresa

Buscar entender o que os colaboradores atuais precisam, o que sentem falta, o que pode ser melhorado, — deixando-os livres para expor os pensamentos por um canal facilitador é fundamental.

Com essa comunicação mais clara e aberta, os funcionários tendem a sentir mais parte da empresa, com o sentimento que estão sendo ouvidos e considerados.

3. Valorize o quadro de funcionário

Procure ajudar os colaboradores, afinal, são eles que movem a empresa. Pratique o reconhecimento com aumentos salariais, bônus, folgas, etc. Estabeleça metas e faça o máximo para o funcionário engajar nas causas do negócio, recompensando-o quando cumprir os passos propostos.

4. Plano de carreira

Esse é um fator fundamental para o empreendimento. Estabelecer um plano de carreira é garantir uma visualização de como a pessoa pode crescer internamente, aonde pode chegar e como deve fazer para alcançar seu objetivo. Com isso, as pessoas se sentem mais motivadas a crescer e trabalham com mais empenho.

5. Ofereça benefícios

Boa parte das empresas já contam com isso, mas é um fato que os benefícios fazem muita diferença. Esses, muitas vezes, são o diferencial que o funcionário busca para entrar e se manter na companhia. Dessa maneira, busque identificar quais são as necessidades e ofereça benefícios em cima do que os colaboradores mais necessitam.

6. Implemente programas para o bem-estar da equipe

Invista em atividades para os funcionários tenham momentos de bem-estar dentro da empresa. Sair da rotina e fazer algo diferente é muito interessante para manter os colaboradores motivados. Pode ser uma semana especial com diversas palestras dentro de temáticas válidas para o negócio ou a implantação de uma rotina com ginástica laboral para os funcionários.

7. Realize treinamentos

Esse é um tópico que caminha junto com o plano de carreira. Se a organização faz com que o funcionário tenha a possibilidade de crescer, ela deve dar o auxílio e promover treinamentos para que ele entenda sobre as novas funções, se desenvolva e entenda mais a fundo sobre a teoria e práticas da empresa.

8. Busque por feedbacks

Além de deixar a comunicação aberta, envie formulários anônimos para a equipe para entender o que pensam sobre cada aspecto da empresa, seja salário, cursos, colegas de trabalho, líderes, entre outros aspectos.

Com um entendimento melhor sobre a percepção geral, o desenvolvimento de atividades fica mais fácil, podendo ter insights poderosos.

Leia mais: autoconhecimento e sua importância para a vida pessoal e profissional.

Portanto, a retenção de talentos é um processo fundamental para a instituição, assim, ela consegue crescer, ter um clima organizacional melhor, além de fazer que os seus colaboradores estejam muito mais engajados com os objetivos e saberão conduzir suas funções com muito mais maestria.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e continue a seguir o blog da Serasa Experian. Até a próxima leitura!