A chegada da onda de layoffs (demissões em massa) em 2023, atingiu o mundo inteiro e fez com que o LinkedIn, plataforma de negócios e empregos, fosse tomada por milhares de pessoas em busca de uma nova oportunidade. Para chamar a atenção dos recrutadores de maneira mais efetiva, o aplicativo criou, em 2010, um selo chamado Open to Work.

Provavelmente, você já se separou com ele ao rolar pelo aplicativo e não tenha entendido muito bem a sua utilidade, mas não tem problema, vamos te explicar!

O que significa Open to Work no LinkedIn?

Quando traduzido para o português, o selo Open To Work fica "Aberto para Trabalhar". Ele sinaliza que uma pessoa está buscando uma nova oportunidade profissional, seja por que ficou recentemente sem emprego ou então por desejar dar outro rumo na carreira.

Para entender melhor, imagine que você é um recrutador e precisa achar um candidato que se encaixe na vaga ofertada. Ao fazer uma pesquisa no LinkedIn e visualizar o ícone verde na imagem, é possível entender que aquela pessoa está aberta para oportunidades.

Quando falamos com recrutadores, entendemos que a ferramenta ainda precisa de algumas otimizações. Apesar de ser em formato de hashtag, não é possível buscar por #OPENTOWORK na plataforma e ter uma resposta personalizada apenas com a lista das pessoas que estão a usando a tag.

Devo ou não colocar o selo Open to Work?

Sim, você deve! Mesmo que não tenha uma entrega personalizada, o selo garante que o seu perfil chame mais a atenção de quem fica responsável por encontrar candidatos, posicionando sua conta e te colocando à frente dos concorrentes.

Como colocar Open to Work no LinkedIn?

Antes de tudo, é necessário ter uma conta no LinkedIn e certificar-se de que o seu currículo na plataforma está atualizado. De nada adianta usar o selo e ter um perfil desatualizado ou que não mostra as suas verdadeiras competências.

Caso não saiba como fazer isso, você pode ler o post "aprenda a criar uma LinkedIn page" e colocar em prática o nosso tutorial exclusivo. Se o seu LinkedIn já está atualizado, basta seguir os seguintes passos:

  • 1º passo: Abra o LinkedIn e clique em "Ver perfil". Se você está acessando pelo aplicativo, essa opção fica no canto superior esquerdo;
  • 2ª passo: Selecione sua foto de perfil e, logo após, a opção "Adicionar selo";
  • 3º passo: Feito isso, escolha o selo "OPENTOWORK" e aplique o filtro.

Como tirar o Open to Work do LinkedIn?

Consegui um emprego e não preciso mais usar o #OPENTOWORK, e agora? Entre no seu perfil e faça o mesmo processo de quando foi adicionar o filtro. A única diferença é que agora você vai clicar em "Visualizar ou editar foto do perfil" e selecionar a imagem que deseja colocar.

Existe algum ponto negativo no #opentowork?

Sim! Infelizmente, o selo tem a possibilidade de influenciar negativamente a proposta salarial ofertada para um cargo. A justificativa é que, ao ver a hashtag, um recrutador pode interpretar que você precisa muito mais dele e alterar para menos o valor da proposta.

Por isso, é importante ter em mente qual é a expectativa de salário + benefícios e, caso seja questionado(a) sobre o assunto, expor sua pretensão. No momento da oferta, também é possível falar que não concorda e propor uma solução, afinal, você está vendendo um serviço e merece ser remunerado(a) justamente por ele.

Como encontrar os recrutadores no LinkedIn?

Assim como foi criado uma hashtag para ajudar o recrutador identificar possíveis candidatos, o LinkedIn conta com uma ferramenta que auxilia no dia a dia de quem está procurando uma oportunidade de trabalho. Neste caso, o selo leva o nome de #hiring e destaca qual é o perfil responsável por selecionar pessoas para vagas.

A melhor parte é que o filtro possibilita que os candidatos se mostrem cada vez mais e demonstrem de forma fácil o desejo de fazer parte de uma empresa. Ele também facilita a troca de emprego daqueles que não estão desempregados, mas querem conquistar outras oportunidades.

Como faço para deixar meu LinkedIn atrativo?

Garanta que o perfil tenha a sua experiência profissional, palavras-chaves que destacam as suas competências e apresente ainda as características que te colocam à frente de outros candidatos, como boa oratória e domínio da escrita, por exemplo.

Para te ajudar a ter o perfil ideal na plataforma, recomendamos a leitura do post "Como deixar o LinkedIn atrativo: confira dicas".

Mantenha-se atualizado!

Além de deixar seu LinkedIn completo, não esqueça que é indispensável manter-se atualizado(a) com as exigências do mercado. Aposte em cursos que vão desenvolver novas habilidades ou potencializar as já existentes.

Ao concluí-los, compartilhe os aprendizados e a imagem do certificado recebido com a sua rede. Pode até parecer algo insignificante, mas esse detalhe faz com que o recrutador enxergue uma pessoa comprometida e eficiente.

Agora chegou a hora de desejar boa sorte! Esperamos que consiga alcançar seus objetivos e conquiste a oportunidade desejada. Quando for ter a sua primeira entrevista, leia as dicas que separamos para você se dar bem durante a conversa com o recrutador. Até a próxima!