Você sabe o que colocar no título do LinkedIn?

Ao criar uma conta nessa rede social, a maioria das pessoas se pergunta quais informações devem ser adicionadas no título do perfil para chamar atenção dos recrutadores.

Embora seja usado especialmente como um espaço para reforçar habilidades profissionais e experiências, o LinkedIn também pode te ajudar a alcançar diversas metas de carreira.

Hoje, a rede social conta com cerca de 690 milhões de usuários no mundo. 43 milhões deles vivem no Brasil, que é um dos países que mais cresce em número de usuários no LinkedIn.

Então, para que seu perfil se destaque no meio dessa multidão, o título deve ser bem estruturado e desenvolvido com bastante olhar estratégico.

Se você souber colocar as informações corretas no perfil, poderá atrair muito mais oportunidades.

Quer descobrir o que colocar no título do LinkedIn e conquistar um perfil campeão? Continue com a gente a seguir!

Qual a finalidade do título no LinkedIn?

Abaixo do seu nome, está o título do LinkedIn, que nada mais é do que uma descrição objetiva do seu cargo atual ou da sua área de atuação.

Nele, você pode divulgar quais são seus diferenciais em relação a outros candidatos, ou seja, informações capazes de te destacar em meio à multidão de usuários.

Além de resumir suas experiências e conhecimentos, o título também é muito útil para ampliar suas conexões, visto que pode fazer com que seu perfil seja encontrado mais facilmente por recrutadores ou outros profissionais.

O que colocar no título do LinkedIn?

Criar um perfil no LinkedIn é a melhor forma de fazer networking e se apresentar ao mercado de trabalho.

Porém, antes de ativar o seu perfil, é preciso ter em mente que o LinkedIn é uma rede social mais objetiva do que as outras.

Por esse motivo, é recomendado que seu título seja o mais curto e direto possível. Nesse espaço, você deve focar em resumir seus objetivos e se definir como profissional.

Abaixo, listamos algumas ideias do que colocar no título do LinkedIn e, é claro, ajudar seu perfil a se manter relevante.

Área de Atuação

Duas informações relevantes para adicionar no título do seu LinkedIn são a sua área de atuação e o nome da sua profissão.

Alguém que se formou em engenharia, por exemplo, pode inserir palavras como “Engenheiro”, "Engenharia" e “Engenharia Civil” no título.

Recomendamos que, se for colocar a área de atuação no título do LinkedIn, concentre-se apenas naquilo que está interessado no momento e não em áreas em que você já não trabalha mais ou não busca novas oportunidades.

Quanto mais específico você for em sua área de atuação, mais fácil será para os recrutadores encontrarem seu perfil na rede.

Nível de Conhecimento

Conforme comentamos no tópico anterior, quanto mais específico você for no título do LinkedIn, mais fácil será para os recrutadores te encontrarem.

Por isso, colocar o nível de conhecimento ou hierarquia (júnior, pleno ou sênior) de carreira pode ajudar seu perfil a se destacar no meio dos outros.

Cargo Atual

Muitos usuários do LinkedIn priorizam adicionar o cargo atual para reforçar sua área de atuação.

Sim, você pode adicionar seu cargo no título do LinkedIn, mas também deve prestar muita atenção às palavras escolhidas!

Evite utilizar o cargo que está descrito em sua carteira de trabalho ou nomes específicos do setor. Concentre-se em como sua posição é conhecida no mercado de trabalho.

E lembre-se: como o mundo corporativo está cada vez mais dinâmico, é comum que as empresas adaptem nomes de cargos e funções.

Nossa dica é sempre analisar o mercado para saber se a nomenclatura de seu cargo está alinhada com os padrões atuais.

Local de trabalho atual

Quando você tem uma estima pela empresa que trabalha atualmente ou sabe que a empresa tem uma boa reputação no mercado, colocá-la no seu título pode ser uma boa estratégia para agregar valor ao seu perfil.

Além de impulsionar sua identidade profissional, essa informação também pode ajudar a reforçar a marca da sua empresa. Todos saem ganhando!

Palavras-chave

Você sabia que o uso de palavras-chave no LinkedIn pode facilitar a localização do seu perfil por parte de recrutadores e outros usuários da rede?

Assim como o Google, a plataforma possui seu próprio buscador inteligente!

Por isso, ao escolher as palavras-chave para o título do LinkedIn, procure ser estratégico, afinal, estamos falando de termos que podem trazer muitas visitas para o seu perfil.

Além disso, é importante incluir atividades que demonstrem sua experiência no mercado específico que você está almejando.

Durante o processo de escolha, priorize sempre termos populares. Isso resultará em mais aparições nas pesquisas.

Quais cuidados são necessários ao criar seu título profissional?

O LinkedIn é basicamente sua vitrine profissional, por isso, é preciso se planejar para construir sua rede e adicionar as informações certas na bio, nas experiências e, principalmente, no título.

Um dos principais cuidados para ter é lembrar que o LinkedIn não é Facebook ou Instagram. Isso significa que você não deve adicionar qualquer informação ou agir com a mesma postura que tem nessas outras redes.

Nossa dica é analisar os tópicos que compartilhamos acima e planejar cuidadosamente o que colocar no seu título.

Além disso, evite ser muito informal, usar abreviações conhecidas somente dentro da sua empresa ou adicionar a frase “Em busca de recolocação” em seu perfil.

Para te ajudar, separamos no tópico abaixo algumas dicas sobre o que não colocar no título do LinkedIn.

O que não colocar no título do LinkedIn?

Está pensando em reformular seu perfil? Então descubra o que não colocar no título do LinkedIn.

Muitos não imaginam, mas uma simples palavra pode impactar positivamente ou negativamente a percepção das outras pessoas sobre você!

Cargos antigos ou defasados

Como trouxemos anteriormente, não é indicado colocar no título do seu LinkedIn o cargo descrito em sua carteira de trabalho ou o nome específico que sua empresa utiliza para defini-lo.

Lembre-se que o LinkedIn é uma rede social global, que reúne pessoas e empresas de todo o mundo. Portanto, é necessário utilizar a forma como o mercado nomeia a sua posição.

O antigo Técnico de Informática pode ser hoje um “Network Engineer” ou um “Infrastructure Analyst”.

Títulos Longos

Apesar do LinkedIn permitir 120 caracteres, títulos muito longos podem poluir o seu perfil ou então torná-lo desinteressante para quem o procura.

O título do LinkedIn pode ajudar o Google e outras ferramentas de busca a darem relevância ao seu perfil, o que faz com que ele seja mostrado entre os primeiros resultados.

Por esse motivo, especialistas recomendam entre 8 a 18 palavras e até 67 caracteres.

Autopromoção

Colocar títulos como “o melhor profissional da área”, “a melhor opção para sua empresa” ou ainda "profissional premiado na área” são desnecessários e deixam seu título vazio de informações sobre você.

Deixe os elogios para a seção de “recomendações”. A ideia é que as pessoas que trabalham com você reconheçam seus méritos e pontos fortes.

Muitos cargos e falta de posicionamento profissional

Esse é um erro frequentemente cometido por quem está procurando emprego!

Não coloque em seu título todos os cargos que você está disponível para atuar, por exemplo: gerente, coordenador, analista e assistente.

Isso passa a impressão de que você não se posiciona profissionalmente e, por isso, quer trabalhar com “qualquer coisa”.

Acrônimos e abreviações desconhecidas

É preciso ter cuidado para não adicionar siglas e acrônimos conhecidos apenas por você e por sua empresa.

Por exemplo, se na assinatura de e-mail seu cargo está como Global Business Unit Manager, não coloque no LinkedIn GBU MGR, pois pode ser algo que somente sua empresa utiliza.

Procure manter as siglas mais utilizadas pelo mercado e de conhecimento geral como PhD, MBA, etc.

Como editar o Título no LinkedIn?

Geralmente, ao criar um perfil no LinkedIn, a própria rede social sugere inserir um novo cargo ou atual.

Essa informação já entra de forma automática em seu perfil, mas você pode alterar depois, segundo os passos abaixo:

  •  Clique no ícone “Eu”, no topo da página inicial do LinkedIn.
  •  Clique em “Visualizar perfil”.
  •  Clique no ícone “Editar” no cartão de apresentação - figura de um lápis.
  •  Na janela pop-up de introdução editar, faça suas alterações no campo “Título”.
  •  Clique em “Salvar”.

Conclusão

Gostou de descobrir o que colocar no título do LinkedIn? Mostre aos recrutadores, gerentes de contratação e ao seu público-alvo que você sabe se posicionar nessa rede social.

Lembrando que é importante pesquisar os cargos de seus concorrentes e colegas de trabalho para ter base sobre os termos que estão sendo mais utilizados no mercado.

Essa prática te ajudará a construir um perfil mais eficaz e, é claro, aumentará suas chances de aparecer em primeiro lugar nas pesquisas da plataforma.

Salve nossas dicas e comece hoje mesmo a criar seu perfil campeão!

Esperamos te encontrar em um próximo conteúdo. Até mais!