A saúde mental é um tema que vem sendo cada vez mais abordado dentro e fora das empresas, e a tendência é que esse ritmo continue crescendo. Afinal, ela corresponde ao estado psicológico dos trabalhadores em relação às funções e ao ambiente laboral.

Quando a pessoa está em relação com a saúde mental em desequilíbrio, é bem provável que não esteja dando conta da função exercida, com uma alta demanda de trabalho ou o ambiente está a afetando de uma forma negativa.

Pensando nisso, a Serasa Experian separou tópicos para explicar sobre a importância de cuidar da sua saúde mental no trabalho e o que pode prejudicá-la na instituição em que você está. Para entender mais, continue conosco e aproveite a leitura!

O que é saúde mental no trabalho?

A saúde mental no trabalho é o nível que o colaborador se encontra em relação ao seu estado emocional e mental, ou seja, como ele se sente trabalhando no local e na função que exerce.

Além disso, a saúde mental da pessoa pode variar devido a um conjunto de aspectos internos e externos. A saúde emocional está relacionada a aspectos como: distúrbios, inteligência emocional, ambiente de trabalho, qualidade da comunicação, entre outros que envolta a vida do indivíduo.

Dessa forma, caso a saúde mental do colaborador não esteja se mantendo equilibrada por conta do clima organizacional da empresa, ele pode desenvolver uma série de problemas. Atualmente, os mais comuns que vemos são a ansiedade e a depressão.

De acordo com a OMS, a cada 1 dólar que uma empresa investe para a saúde mental do trabalhador, com tratamento psicológico, mantendo o psicológico saudável, a produtividade aumenta e, consequentemente, gera um retorno de, em média, 4 dólares.

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Qual a importância da saúde mental no ambiente do trabalho?

Como aponta a pesquisa da GetVoIP, a média trabalhada por contratados nos moldes da CLT semanalmente em nosso país é de 43,5 horas, ou seja, as pessoas trabalham cerca de 8,7 horas por dia.

Como o colaborador passa boa parte do seu tempo na organização, é fundamental que a mesma tenha um clima bom para se trabalhar, visto que a cultura empresarial pode afetar e impactar diretamente o estado mental dos seus integrantes.

Dessa forma, para os trabalhadores terem uma saúde mental adequada e digna, é crucial que a empresa tenha mecanismos e ações para aumentar a qualidade de vida do profissional.

O que pode prejudicar a saúde mental do trabalhador?

São vários os fatores que podem desgastar e prejudicar a saúde mental do colaborador, entre as mais comuns estão:

  • sobrecarga de trabalho;
  • pressão por resultados;
  • metas altas e irreais;
  • prazos curtos;
  • excesso de atividades;
  • desvalorização do trabalho;
  • necessidade de estar disponível o tempo todo, inclusive fora do seu horário de trabalho.

Considerando esses pontos, uma liderança muito autoritária tende a piorar esses níveis, visto que a cobrança em cima do trabalhador é muito maior. Além disso, quanto mais a pessoa buscar entrar nesse ritmo, mais esforço acaba fazendo e sua produtividade diminui.

Dessa forma, com mais desgaste e menos resultados, o colaborador começa a desenvolver uma série de pensamentos negativos sobre o trabalho e sobre si mesmo e, posteriormente, desenvolvendo distúrbios conforme a situação se estende e não é resolvida.

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Como cuidar da saúde mental no trabalho?

Para você ter uma saúde mental melhor no seu trabalho, você pode fazer algumas ações que vão auxiliar, — e muito, — no seu dia a dia. Veja as ações voltadas para a saúde mental que podem te ajudar:

  • listar tarefas para o dia;
  • delegar mais responsabilidades;
  • conhecer seus limites;
  • não pegar mais tarefas do que pode fazer;
  • não fazer tantas horas extras;
  • não trabalhe em finais de semana sem bater o ponto;
  • cuide da sua alimentação;
  • faça exercícios diários;
  • faça pausas durante o trabalho;
  • peça ajuda quando precisar;
  • por fim, não se cobre tanto.

Essas são apenas algumas melhorias básicas que você pode buscar, mas é fundamental que a cada passo dado e aplicado internamente, a empresa esteja aberta para ouvir o que os colaboradores pensam a respeito, a fim de se aprimorar cada vez mais.

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Portanto, somente com melhorias práticas no seu dia a dia, é que você vai conseguir deixar o seu ambiente de trabalho mais leve e garantir que a sua saúde não seja afetada. Além disso, se verificar que você não está em um ambiente bom, converse com seu gestor a respeito para melhor, ou então, busque por um trabalho com melhores condições.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e para entender mais sobre o ambiente de trabalho, — continue acompanhando o blog da Serasa Experian. Até a próxima!