Com a inadimplência em alta, diversas companhias têm buscado estratégias eficazes para aumentar suas vendas e, por esse motivo, é fundamental ter uma política de crédito inteligente capaz de identificar qual é o perfil de cliente mais adequado ou interessante para se formar uma carteira.

A política de crédito é um conjunto de normas e critérios determinados pela empresa para aprovar ou negar a concessão do crédito a seus clientes. Por ser um recurso essencial para a segurança financeira do negócio, é preciso assegurar que ela esteja alinhada com a realidade e objetivos da companhia para que seus resultados sejam consistentes.

Mas, apesar da sua importância, muitas empresas utilizam critérios generalistas para sua criação, o que pode refletir negativamente em seu resultado.

Entenda em nosso artigo como uma política de crédito eficiente pode beneficiar o seu negócio. Confira!

Critérios necessários para a criação de uma política de crédito

São vários os fatores que devem ser considerados na hora de construir uma política de crédito. Por exemplo, sua empresa já tem claro qual será o impacto do Cadastro Positivo na concessão de crédito? Como atrair novos negócios sem correr riscos? Qual o potencial de pagamento do seu cliente? Será com base nesses e outros questionamentos que você terá mais subsídios para definir os critérios que deverão ser considerados para garantir uma política de qualidade, que atue de acordo com as particularidades do seu negócio e o ajude a atingir seus objetivos estratégicos.

Antes de começar a estruturá-la, é importante fazer um levantamento completo de todos os dados que você tem dentro de casa. Conhecer bem o perfil do seu cliente é fundamental para garantir o equilíbrio financeiro do seu negócio. Além disso, alguns conceitos de mercado, como, por exemplo, os cinco Cs de crédito poderão auxiliá-lo nessa avaliação.

Conheça um pouco mais sobre eles:

1 - Caráter: trata-se do risco moral, ou seja, a propensão do cliente em pagar ou não o valor;

2 - Capacidade: condições do cliente para o pagamento;

3 - Capital: situação financeira do cliente;

4 - Condições: variáveis da economia no momento em que o crédito é concedido;

5 - Colateral: garantias que o cliente oferece para pagamento do crédito.

Vale ressaltar que todo esse trabalho de estruturação da concessão de crédito pode ser automatizado por ferramentas tecnológicas como, por exemplo, o que permite o acesso a políticas já prontas baseadas nas melhores práticas de mercado ou a personalização da sua própria política de acordo com a necessidade do negócio.

Benefícios de uma política bem estruturada

A política de crédito bem estruturada é uma das garantias de redução dos índices de inadimplência, permitindo um volume de concessão mais alto e equilibrado, fato que diretamente pode proporcionar mais vendas para a sua empresa. Além disso, há uma diminuição de custos operacionais e maior segurança em suas análises, uma vez que elas deixam de ser imparciais e subjetivas e passam e ser mais padronizadas e embasadas em informações fundamentadas.

A política de crédito é um mecanismo que permite colocar em prática diferentes objetivos que garantem a saúde financeira do seu negócio.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem sabendo sobre o assunto!