A gestão da qualidade é crucial para o sucesso de pequenas e médias empresas, garantindo produtos de alto nível. O Seis Sigma é um método cada vez mais adotado por gestores para alcançar esse objetivo, pois tem como objetivo a melhora dos serviços continuamente. Continue a leitura para entender tudo sobre o Seis Sigma e como aplicá-lo em sua empresa!
Qual é a origem do sistema Seis Sigma?
A metodologia Seis Sigma originou-se em 1809, quando Carl Friedrich Gauss aperfeiçoou a curva de distribuição. Em 1924, Walter Shewhart usou essa variação para criar o gráfico de controle, distinguindo variações normais de atípicas nos processos industriais. O trabalho de Shewhart com Controle Estatístico de Processos (CEP) demonstrou a importância de reduzir variações e ajustar alvos para melhorar a qualidade dos resultados.
Posteriormente, na década de 1980, Bob Galvin e Bill Smith, da Motorola, foram inspirados por esses dois conceitos e desenvolveram a metodologia Seis Sigma para alcançar um alto padrão de qualidade na marca de tecnologias, resultando em uma economia de mais de US$ 16 bilhões para a empresa na época, que cresceu exponencialmente. Desde então, a metodologia foi adotada por grandes empresas da história, como General Electric, Honeywell, Ford e Sony.
O motivo de marcas renomadas terem confiado no método são seus resultados surpreendentes por meio da análise de estatísticas para reduzir defeitos na produção de uma empresa, melhorando a eficiência dos processos empresariais. O que gera mais lucro e aumenta o público das empresas que a implementam.
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O que é Seis Sigma para empresas?
O Seis Sigma, também conhecido como Six Sigma, é uma metodologia de melhoria para negócios, com objetivos de reduzir erros em processos numa empresa, melhorar seus produtos e aumentar a satisfação do cliente. Além disso, a metodologia criada por Bob Galvin e Bill Smith permite melhorar a eficiência dos projetos e reduzir perdas dentro da empresa, com a ajuda de cinco passos: definir, mensurar, analisar, incrementar e controlar (DMAIC).
Com isso, vale destacar a relevância que o sistema de Seis Sigma oferece para pequenos e médios empresários que buscam melhorias contínuas em seus processos!
Quais são os principais objetivos do Seis Sigma?
Além disso, vale ressaltar que são três os principais objetivos do Seis Sigma: reduzir custos, otimizar processos e melhor a satisfação dos clientes.
Alcançar esses objetivos por meio da metodologia traz vários benefícios para pequenas e médias empresas, pois os resultados são projetos e produtos melhores, que entregam mais resultados e fidelização de público — o que consequentemente aumenta a lucratividade e melhora competitividade no mercado.
Além disso, o Six Sigma é uma metodologia de gestão quantitativa, disciplinada e estruturada em sua estratégia de ação. É quantitativa, pois analisa estatísticas baseadas em dados coletados; disciplinada, porque exige dedicação do empreendedor e de todos os colaboradores para alcançar seus objetivos; e estruturada, por utilizar o método de DMAIC em seus passos.
Seguindo esses três fundamentos, é possível otimizar processos e crescer no mercado. Além disso, também instaura a cultura de melhoria contínua dentro de organizações.
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Quais são as 5 etapas de implantação do Seis Sigma?
Para aplicar o método em uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, a primeira etapa é definir as metas para alcançar em equipe. Com isso, são 5 etapas de implantação do Seis Sigma para começar o processo de melhoria em uma empresa que compõem a trilha DMAIC. Confira:
1º passo do Seis Sigma: Definir
A primeira etapa da metodologia de evolução é definir metas e estabelecer todas as melhorias desejadas para a empresa. São elas que servirão de objetivos estratégicos para a corporação.
Por exemplo: uma loja online pode definir a meta de reduzir os atrasos das entregas de pedidos em 20%. Definindo isso, será possível direcionar todos os esforços dos próximos passos do Seis Sigma para conquistar esse objetivo em comum.
2º passo do Seis Sigma: Mensurar
Nessa 2ª fase, é crucial compreender todo o sistema e operações atuais da empresa, analisando detalhadamente cada etapa dos processos internos. Para exemplificar melhor, a loja de e-commerce mencionada no primeiro tópico deve mensurar o tempo médio de processamento de pedidos para compreender como os processos de produção, vendas e entregas estão funcionando atualmente.
Mensurar como a empresa opera permite estabelecer métricas válidas para monitorar o progresso que está sendo feito em direção às metas definidas.
3º passo do Seis Sigma: Analisar
Após definir as metas de melhoria e mensurar como operam os processos atuais da empresa, é momento de analisar o sistema da organização, a fim de identificar estratégias para eliminar a lacuna entre os números atuais e as metas estabelecidas. Ou seja, analisar para alcançar os objetivos.
Utilizando o exemplo da loja online, após medir o tempo médio e as operações do processamento de pedidos, a análise pode revelar que atrasos ocorrem principalmente durante os picos de demanda, por falta de funcionários ou desorganização na escala da equipe durante esses momentos.
Ao compreender esses dados com a meta definida de reduzir o tempo de processamento, a análise estatística baseada em dados sólidos pode identificar que a principal causa dos atrasos é a falta de pessoal durante os períodos de maior movimento. Isso permite que a empresa concentre seus esforços em áreas específicas que precisam de melhoria.
4º passo do Seis Sigma: Melhorar
Na fase de "melhorar", empreendedores devem implementar mudanças para aprimorar o sistema e eliminar a causa dos erros que foram identificados na 3º etapa (analisar), sem mudanças drásticas, e sim, alterações pontuais e estratégicas.
Dando continuação ao exemplo do e-commerce, a gestão da empresa pode ajustar a alocação de funcionários durante os horários de pico e contratar estagiários para melhorar a eficiência e, consequentemente, diminuir os atrasos nas entregas.
A criatividade na busca por novas soluções e melhorias nos processos é fundamental nessa etapa, promovendo um impacto positivo sem grandes interrupções!
Nessa etapa, é essencial manter uma comunicação clara com todos os colaboradores, promovendo reuniões regulares, feedbacks e relatórios sobre o progresso. Além disso, inspire e motive a equipe, celebrando conquistas e criando uma cultura organizacional de valorização pelo trabalho bem feito.
5º passo do Seis Sigma: Controlar
Para finalizar o ciclo DMAIC, é necessário garantir que as melhorias alcançadas com a 4ª etapa (melhorar) sejam mantidas a longo prazo.
No caso da loja online, cujo objetivo principal era diminuir atrasos no frete, a solução para o controle poderia incluir a implementação de monitoramento contínuo do tempo de processamento de pedidos, combinado com uma bonificação por boa execução de serviço para os colaboradores. Tudo isso para assegurar que os tempos de espera pelos pedidos reduzidos permaneçam consistentes.
Manter esse controle contínuo garante que os processos continuem funcionando de maneira mais eficiente e eficaz, consolidando os benefícios que o Seis Sigma implementará na empresa — que, nesse exemplo, são clientes mais felizes com as entregas rápidas.
Resumidamente, essas são as cinco etapas que você seguirá ao adotar a metodologia Seis Sigma! Ademais, são diversos os segmentos que podem se beneficiar do método, incluindo administradores (Lean Office), profissionais de logística (logística Lean) e do setor de saúde (Lean Healthcare).
Por que o sistema é chamado de Seis Sigma?
O sistema é chamado de Seis Sigma devido ao uso da letra grega "sigma", que representa a variação em estatística. No contexto empresarial, sigma mede a frequência com que uma operação excede o mínimo necessário para satisfazer o cliente, avaliando a taxa de desperdício ou o desvio nos processos.
Com isso, os níveis de sigma indicam a qualidade das operações: 1-sigma reflete um baixo nível de qualidade e altos prejuízos, enquanto 6-sigma representa excelência, com apenas 3,4 defeitos por milhão de oportunidades.
Para pequenos e médios empreendedores, alcançar entre 3 e 6-sigma significa reduzir a variabilidade e atingir altos padrões de qualidade, resultando em processos eficientes e com poucos defeitos.
Benefícios do Seis Sigma para pequenas e médias empresas
A metodologia Six Sigma pode trazer diversos benefícios para sua empresa, seja ela de pequeno ou médio porte (PMEs), entregando melhorias significativas na eficiência operacional, redução de custos e clientes mais satisfeitos. Além disso, outras vantagens incluem a melhoria da eficiência dos processos internos e decisões mais precisas, identificando e eliminando custos que não agregam valor aos clientes.