Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

PME

PMEs mantêm boas perspectivas pós-Covid-19, aponta pesquisa Serasa Experian

A terceira onda da Pesquisa Retomada PMEs mostra que as empresas estão otimistas quanto à recuperação da economia. Saiba mais!

PMEs mantêm boas perspectivas pós-Covid-19, aponta pesquisa Serasa Experian

  Apesar dos desafios enfrentados por micro, pequenas e médias empresas durante a pandemia, 90% dos negócios continuam a enxergar oportunidades na crise. É isso que mostra a terceira onda da Pesquisa Retomada PMEs: “Pandemia chegando ao fim: como as PMEs projetam a retomada econômica no Brasil?”. Em junho de 2021, a Serasa Experian ouviu 505 representantes de empresas de diversos segmentos e portes em todo o país para entender os impactos da Covid-19 na trajetória dos negócios. O objetivo do estudo é trazer uma percepção aprofundada sobre oportunidades e descobertas durante o período e os planos para o futuro. Nesse contexto, um dos maiores aprendizados está ligado ao relacionamento com clientes. Em comparação com as pesquisas anteriores, houve um crescimento significativo em questões associadas a extrair maior valor da base de consumidores. Destaque para:

  • aplicar estratégias de acordo com o perfil dos clientes — saltou de 23% para 33%;
  • ter mais tempo para me relacionar com os clientes — subiu de 16% para 20%.

Os números evidenciam a importância de conhecer o perfil do cliente e utilizar essas informações para otimizar a comunicação, melhorar as vendas e fidelizar. Outro aspecto que merece atenção são os canais de venda. Uma das mudanças na economia que vieram para ficar envolve meios digitais de compra. Segundo a pesquisa, apenas 6% dos negócios não conseguiram se adequar à nova realidade e preferiram fechar as portas. A maioria já fazia vendas online ou passou a vender em meio à pandemia. Ainda que não houvesse muitas alterações em paralelo às pesquisas passadas, é possível perceber um aumento na percepção de que as vendas pela internet ajudaram nos seguintes aspectos:

  • 51% consideram que ganharam maior exposição;
  • 50% afirmam que passaram a atingir públicos diferentes do que já tinham;
  • 39% dizem que alcançaram novas regiões geográficas;
  • 36% acreditam que impactaram o mesmo público, mas em proporções maiores.

Em relação aos canais pelos quais as empresas fazem mais vendas, o WhatsApp continua na liderança, com 75%, seguido por Instagram (44%), Facebook (42%) e e-commerce próprio (30%). O marketplace registrou queda de 25% para 21%.

Neste conteúdo você vai ler (Clique no conteúdo para seguir)

Desafios

De fato, a inclusão de novas estratégias de vendas é um dos maiores desafios para PMEs. Por causa das adaptações necessárias para comercializar produtos e serviços na retomada da economia, as empresas planejam investir em ferramentas tecnológicas para:

  • vender mais e melhor remotamente (47%);
  • melhorar gestão financeira (34%).

No entanto, para que esse crescimento seja possível, é importante controlar a inadimplência. Por causa das turbulências do período, 21% das empresas afirmaram estar com dívidas atrasadas. Houve um aumento considerável de negócios que não estão conseguindo pagar contas de energia, telefone e internet. Já a inadimplência relacionada ao aluguel caiu de 28% para 25%. A redução pode ser reflexo de renegociações para adequar à nova realidade do negócio. Quanto à inadimplência de clientes, a percepção é de crescimento. É por isso que é fundamental adotar estratégias eficazes de cobrança e monitoramento. Por fim, informações mais animadoras: 57% das empresas acreditam que vão retomar e expandir os negócios após a pandemia. Mais:

  • 31% pensam que haverá um retorno total às atividades de seis meses a um ano;
  • 25% dizem que o prazo para retomada da economia será de até seis meses;
  • 24% afirmam que a retomada já aconteceu;
  • 20% preveem mais de um ano para o retorno.

Em resumo, apesar de todas as dificuldades em decorrência da pandemia, as empresas se mantêm otimistas quanto à retomada da economia. Com a vacinação avançando, a expectativa é que a recuperação aconteça logo. Gostou dos números e quer saber mais? Então, baixe agora mesmo a pesquisa Perto do fim: como as PMEs estão ajustando a rota para a retomada econômica pós-pandemia?

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