Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

PME

Boas perspectivas pós-Covid-19 para as PMEs, aponta a 2ª pesquisa da Serasa Experian

Conheça a visão dos pequenos e médios empresários brasileiros consultados pela Serasa Experian quanto à retomada em 2021: confira os dados em nosso post!

Boas perspectivas pós-Covid-19 para as PMEs, aponta a 2ª pesquisa da Serasa Experian

O ano de 2020 transformou completamente o mercado para as empresas em todo o mundo, nos mais diversos ramos de atividade, com impacto significativo nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Por mais que as adversidades do momento tenham afetado os negócios, novas oportunidades surgiram, e os empresários se ajustaram às novas demandas. A maioria dos relatos colhidos na Pesquisa Retomada PMEs, feita pela Serasa Experian em fevereiro de 2021, indica que os empresários estão otimistas com o futuro. A atividade econômica se modificou, mas o trabalho continua: em 2020, foram abertos mais de dois milhões de empresas no Brasil, segundo um levantamento da Serasa Experian realizado no período. O momento desafiador criou oportunidades de negócios e modificou a forma de trabalho nas organizações, agitando o mercado. Os desafios da retomada para as pequenas e médias empresas são ainda mais relevantes. As mudanças repentinas exigiram uma reação rápida, por uma questão de sobrevivência. Por lidar com uma disponibilidade menor de recursos, é natural que se espere um momento inicial de abalo. Os empresários mais resilientes, no entanto, souberam aproveitar as oportunidades criadas pela situação delicada e adotaram as mudanças necessárias para se destacar no novo cenário criado pela Covid-19. O ambiente virtual ganhou ainda mais relevância para os negócios de todos os portes. Isso significou investimentos obrigatórios em novos canais de vendas, infraestrutura para o ambiente digital e serviços inovadores para otimizar as operações. A boa notícia é que os frutos dos investimentos no ano anterior repercutiram positivamente no ânimo dos empresários para o futuro. As mudanças na economia exigiram uma série de ajustes, que vieram para ficar na vida de empresários e consumidores, tais como:

  • atendimento em múltiplos canais, com foco na continuidade dos trabalhos à distância e fortalecimento dos canais digitais;
  • mudança no formato das lojas físicas, tanto para se adaptar à atuação online quanto para evitar aglomerações e garantir operações mais seguras;
  • implementação de meios de autopagamento e formas de cobrança sem contato físico;
  • adoção de medidas de contenção de despesas e otimização de recursos, como o uso de serviços digitais e valorização da Inteligência Artificial e da análise de dados para organizar a gestão.

Por mais que quase metade (49%) das empresas tenha afirmado à Serasa Experian que sentiu os impactos das situações adversas de 2021, mais de um terço deles (38%) já enxergava a abertura de espaço para novas modalidades de vendas e as diversas oportunidades para PMEs. A situação adversa também foi vista como um momento de empreendimento e inovação por 33% dos entrevistados. O momento delicado mudou a forma de fazer negócios, bem como as expectativas dos consumidores, causando uma verdadeira revolução nos negócios e nas prioridades do orçamento. A transição para o ambiente digital foi a estratégia de mudança estrutural mais adotada entre os empresários. Isso fica evidente quando se verifica que 53,2% dos empresários afirmaram à Serasa Experian que direcionaram recursos para trabalhar e atender remotamente, além de 51,7% que indicaram ter feito investimentos tecnológicos para vender de forma não presencial. As incertezas criadas pelas dificuldades sociais — somadas à delicada situação econômica — surpreenderam o mercado, mas já é possível delinear um cenário de retomada. Uma boa parcela dos pequenos e médios empresários (52,6% dos entrevistados) afirmou que pretende expandir os negócios quando o cenário melhorar. É importante destacar que as perspectivas para 2021 apontam um cenário mais positivo do que no ano anterior. Saímos de um momento de incertezas e agora já é possível visualizar quais são os próximos passos, com a consolidação da transformação digital das Pequenas e Médias Empresas que ocorreu em 2020. Para se ter uma ideia da visão do setor para 2021, 90% das PMEs consultadas pela Serasa Experian apresentou perspectivas otimistas para o ano. A capacidade de adaptação das PMEs brasileiras rendeu resultados animadores, com perspectivas otimistas para os próximos meses. Por isso, podemos dizer que temos boas perspectivas e seguimos confiantes junto às PMES. E se você quer saber mais sobre as expectativas das Pequenas e Médias Empresas para os próximos meses, confira os detalhes da Pesquisa de Retomada para PMEs, fazendo o download do material completo!  

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Disputa de IAs: qual a melhor ferramenta de inteligência artificial do mercado?

Disputa de IAs: qual a melhor ferramenta de inteligência artificial do mercado?

Veja qual IA se destaca em 2025. Compare ChatGPT, Copilot, Gemini e outras para textos, imagens, produtividade e muito mais. Saiba mais!

Thubmnail O que é factoring? Como ele evoluiu além do fomento tradicional?

O que é factoring? Como ele evoluiu além do fomento tradicional?

O que é e como o factoring moderno usa dados e CaaS para antecipar recebíveis, ampliar crédito e fortalecer o caixa de PMEs com mais controle e agilidade.

Thubmnail Pódio em dobro: Serasa Experian conquista troféus no Best Performance 2025

Pódio em dobro: Serasa Experian conquista troféus no Best Performance 2025

Conheça as soluções premiadas da Serasa Experian em crédito e prevenção à fraude, que comprovam que inovação e dados mudam a vida de pessoas e empresas.

Thubmnail Como se preparar para um Pitch Day do Impulsiona Startups

Como se preparar para um Pitch Day do Impulsiona Startups

Prepare-se para o Pitch Day com nosso guia prático! Dicas de apresentação e narrativa para comunicar seu impacto social e conquistar a banca de especialistas.

Thubmnail Como lucrar mais com financiamento próprio no setor automotivo

Como lucrar mais com financiamento próprio no setor automotivo

Entenda por que montadoras estão criando financeiras e como você pode aumentar sua margem com crédito próprio na venda de veículos. Saiba mais!"

Thubmnail Prevenção de fraudes em vendas online: guia para o lojista iniciante

Prevenção de fraudes em vendas online: guia para o lojista iniciante

Aprenda como proteger sua loja online desde o início com estratégias antifraude eficazes e garanta vendas seguras e sustentáveis.