Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

pme

Lei do e-commerce: conheça os principais pontos da legislação

Que tal saber mais sobre como funciona a lei do e-commerce e preparar o seu negócio? Prossiga a sua leitura e saiba mais!

Lei do e-commerce: conheça os principais pontos da legislação

É fato que o comércio eletrônico tem crescido muito no Brasil nos últimos tempos. Nesse sentido, as empresas devem estar sempre bem atentas a fim de garantir o sucesso de seus negócios online. Por isso, é importante que todos os empreendedores fiquem por dentro das especificações sobre a lei do e-commerce com o intuito de evitar surpresas desagradáveis. Além disso, é importante pontuar que quando o assunto é loja online, muitos clientes ficam receosos e demonstram resistência e medo em relação ao ambiente virtual. Logo, garantir a segurança no ato da compra é de fundamental importância para quem deseja aumentar a lucratividade e o nível de satisfação dos consumidores. Está interessado? Então não perca tempo e prossiga a sua leitura para ficar por dentro de mais novidades sobre esse assunto!

O que é a lei do e-commerce e quando ela surgiu?

A Lei do E-commerce n° 7962/2013 regulamenta a atividade de comércio eletrônico no Brasil. Nesse contexto, toda loja online, marketplace, entre outros formatos similares que vendem produtos ou algum tipo de serviço pela web, precisam seguir à risca os termos da legislação a fim de evitar dor de cabeça. Essa lei é uma extensão do Código de Defesa do Consumidor (CDC), só que mais focada no universo digital. Então, de maneira geral, ela pode resumir a lei do e-commerce em um conjunto de obrigações que precisam ser respeitadas a fim de zelar pelo bem-estar do consumidor e proteger os direitos deles enquanto clientes. Somado a isso, é válido pontuar que esse comércio realizado por meio de meios eletrônicos surgiu em 1970 com a EDI e EFT fazendo transferência de valores entre pessoas e empresa, porém, com os recursos midiáticos proporcionados pela internet, ele ganhou força e ficou disponível para todas as pessoas.

Qual a importância do e-commerce?

Essa lei é bastante clara quanto aos seus termos e isso deve ser bem compreendido por quem deseja manter uma loja virtual que funcione bem e que tenha alta lucratividade e reconhecimento no mercado. O problema é que muitos empreendedores não conseguem entender a importância de seguir essas leis. Listamos abaixo algumas razões pelas quais um empreendedor deve levar a sério essas leis.

Capacidade de respeitar o cliente

Essa lei, na prática, é uma obrigação para as lojas virtuais. Quando uma empresa se compromete com essa causa, trabalhando nos termos da lei, ela está respeitando totalmente os direitos dos seus clientes. Além disso, é muito favorável para empresa manter uma boa imagem, afinal, hoje, os consumidores têm fácil acesso às avaliações da empresa. Logo, se o seu negócio desrespeita o seu e-commerce, por consequência desrespeita o cliente também.

Evitar ações judiciais

As ações judiciais são, muitas vezes, recursos usados por consumidores que se sentiram injustiçados por ter algum direito violado. Logo, se um e-commerce não cumpre o que deveria, pode ser que a justiça seja o único caminho. Assim, as decisões são tomadas por juízes e sempre embasadas no regimento da lei do e-commerce.

Garantias de uma atividade comercial dentro da lei

Muitos empresários pensam que um e-commerce pode surgir de um dia para outro sem dar atenção às regras do setor. Nesse contexto, é até possível conseguir formalizar sua loja com rapidez, mas antes de começar a vender é preciso estudar e obedecer a lei. Logo, caso o empreendedor negligencie as regras, poderá sofrer várias punições.

Por que é necessário conhecer a lei do e-commerce?

É fato que todo empreendedor deseja ter sucesso no seu negócio, aumentar lucro e ganhar reconhecimento no mercado. Porém, assim como em qualquer outra legislação, a lei do e-commerce é um aparato jurídico que pode servir como base para que muitos empreendimentos sejam punidos. Portanto, conhecer a lei, suas especificidades e regras se faz necessário. Nessa perspectiva, caso o empresário abra mão de estudar sobre a lei e de conhecê-la a fundo, o negócio corre o sério risco de sofrer sanções. Dessa maneira, essa falta de consciência quanto a seriedade do cumprimento da lei pode desfazer o trabalho de anos realizado em sua loja.

Quais são os principais pontos da lei do e-commerce?

Alguns pontos valem a pena serem considerados e frisados. Por exemplo, o cliente tem até 7 dias para desistir do contrato ou compra a partir da data da assinatura e os valores precisam ser devolvidos de forma integral. Além disso, é preciso deixar claro com o cliente alguns fatores, como o risco à segurança ou a saúde, ou seja, algum insumo no alimento que pode trazer alergia ou algum outro dano ao corpo. É preciso já deixar informado sobre preços e despesas adicionais como é o caso de fretes, prazos e modalidades de pagamento.

Como se adequar à lei do e-commerce?

Essa dica vai tanto para iniciantes quanto para quem ainda não adequou a sua loja na lei do e-commerce. Não existe uma receita pronta para conseguir isso, mas alguns passos podem ajudar nesse processo. O primeiro deles é estruturar um atendimento de ponta, ou seja, definir quais e quantos serão os canais de contato que o seu e-commerce vai oferecer. Somado a isso, defina a sua equipe. Caso a sua rede de colaboradores seja pequena ou se você trabalha sozinho, busque um atendimento por e-mail que será bem mais proveitoso. Porém, se o time de funcionários for grande, busque várias redes sociais como Instagram, WhastsApp e telefone.

Quais as consequências de não se adequar às regras?

Vários são os problemas para quem não aplicar essa lei na sua loja virtual. As sanções e punições são as principais causas de fechamento de empreendimentos digitais, afinal, as pessoas pensam que é uma terra sem lei. Porém, é preciso seguir à risca todos os regimentos e regras impostas pela lei do e-commerce. Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é a lei do e-commerce, como ela surgiu, sua importância e funcionalidade, tente aplicá-la em seu negócio e aumenta a satisfação dos seus consumidores. Gostou deste conteúdo? Então deixe um comentário no post para sabermos o que você achou sobre o assunto!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail O futuro do campo em rede: saiba como a TIM reduziu em 75% o tempo de análises para atuação no agronegócio

O futuro do campo em rede: saiba como a TIM reduziu em 75% o tempo de análises para atuação no agronegócio

Parceria otimiza expansão de conectividade com inteligência de dados, transformando a prospecção de clientes e democratizando o acesso à rede em áreas rurais.

Thubmnail CAR e crédito rural: por que o Cadastro Ambiental Rural é decisivo na análise de risco em 2025

CAR e crédito rural: por que o Cadastro Ambiental Rural é decisivo na análise de risco em 2025

Saiba como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) impacta o crédito rural e por que ele é importante para financiamentos sustentáveis em 2025.

Thubmnail Como a taxonomia verde promovida pela FEBRABAN atua sobre o risco de crédito rural

Como a taxonomia verde promovida pela FEBRABAN atua sobre o risco de crédito rural

Confira como a taxonomia verde da FEBRABAN ajuda a reduzir riscos no agro e impactar com R$ 400 bi em crédito rural ao ano. Saiba mais!

Thubmnail Leis do agro: quais são as regulamentações vigentes para ficar atento?

Leis do agro: quais são as regulamentações vigentes para ficar atento?

O agro cresceu 12,2% no 1º trimestre de 2025: confira as principais leis e soluções para crédito rural com foco em compliance e ESG.

Thubmnail Confira os feriados e datas comemorativas de novembro

Confira os feriados e datas comemorativas de novembro

Confira os feriados e datas comemorativas de novembro e veja ideias de campanhas segmentadas para aumentar engajamento e vendas.

Thubmnail Safra 2025/2026: o cenário da soja brasileira revelado por satélites e projeções

Safra 2025/2026: o cenário da soja brasileira revelado por satélites e projeções

Desvende os números e as tendências da cultura que movimenta o agronegócio, com dados exclusivos de mapeamento. Confira o conteúdo completo.