É importante entender como calcular a quantidade bruta e líquida para, além de saber como está a saúde financeira da empresa, prospectar novos investimentos, alinhar os planejamentos e calcular o índice de lucratividade da sua empresa para aumentar a sua margem de lucro dentro das práticas éticas e legais.

A compreensão e o cálculo das margens de lucro são elementos essenciais para que você possa conduzir a gestão do seu negócio de maneira assertiva e eficiente. Ao elaborar as contas, é possível determinar a quantia ideal para a sua empresa, levando em consideração fatores como custos diretos e indiretos.

Além disso, interpretar os resultados de vendas de forma periódica vai te permitir acompanhar o desempenho financeiro do negócio e identificar oportunidades de melhoria. Portanto, dominar esses conceitos é fundamental para tomar decisões estratégicas e impulsionar a rentabilidade da empresa. Boa leitura!

O que é margem de lucro?

A margem de lucro é a diferença entre a receita total de uma empresa e os custos envolvidos na produção e venda de um produto ou serviço. Pode ser expressa como uma porcentagem que representa a parcela da receita de vendas que a empresa mantém como lucro após deduzir todos os custos.

Uma margem de lucro saudável indica que sua empresa tem um bom fluxo de caixa e é uma oportunidade de investimentos e crescimento, enquanto uma margem negativa pode significar a necessidade de corte de gastos e adequações nos processos.

Existem diversos fatores que podem acabar deixando sua margem de lucro negativa, e você precisa ter calma e disciplina para identificá-los, analisá-los e avaliá-los, então, tomar as atitudes necessárias para reverter a situação. A seguir, iremos explorar os dois principais tipos de margem de lucro e os valores essenciais a serem considerados em cada cálculo. Acompanhe:

Como calcular a margem de lucro?

Para calcular a sua margem de lucro ideal, você precisará investir bastante tempo nas pesquisas de mercado, análise de dados e compreensão do seu nicho de atuação. Depois disso, você poderá aplicar as fórmulas que ensinaremos aqui e obter insights valiosos sobre a saúde financeira da sua empresa.

É importante ressaltar que só fazer a conta não significa compreender profundamente qual é a melhor margem de lucro para o seu negócio. Dentro de uma equação de cálculo, é evidente que existem diversos elementos a serem levados em conta, desde os custos de produção até as despesas relacionadas ao marketing digital e promoção de vendas.

É importante considerar uma variedade de valores ao calcular os resultados, garantindo uma análise abrangente e precisa de todas as variáveis envolvidas. É a margem de lucro que vai indicar os seus ganhos reais durante determinado período.

Veja como fazer o cálculo em um passo a passo simples e com exemplos práticos para você ter como referência na hora de fazer suas contas.

Como calcular a margem de lucro bruta?

Para calcular a margem de lucro bruta, vamos usar a seguinte fórmula:

  • Margem de lucro bruta = (vendas - custos dos produtos vendidos) / vendas.

Para facilitar o entendimento e aplicação da fórmula no contexto da sua empresa, vamos representá-la com um exemplo prático: suponha que você faturou R$ 320.000,00 em produtos e o custo direto (valor do produto com o fornecedor) para ter esse volume de vendas foi de R$ 192.000,00. A margem de lucro bruta seria calculada da seguinte maneira:

  • Margem de lucro bruta = (320.000 - 192.000) / 320.000;
  • Margem de lucro bruta = 128.000 / 320.000;
  • Margem de lucro bruta = 0,4 ou 40%

Para transformar a porcentagem no número em reais que sua empresa faturou basta pegar as vendas sem os custos dos produtos vendidos (128.000) e multiplicar por 40%. Nesse caso, isso significa que sua empresa faturou R$ 51.200,00 em lucro bruto.

Como calcular a margem de lucro líquida?

O cálculo da margem de lucro líquida é muito parecido com o da bruta. A única diferença é que você precisará incluir na conta todos os custos indiretos relacionados à venda dos produtos, entre eles estão: logística, recursos humanos, despesas fixas da empresa, inflação, variação de mercado, taxas de juros entre outros.

A fórmula básica para calcular sua margem de lucro líquida é:

  • Margem de lucro líquida = (vendas - todos os custos) / vendas.

Por exemplo, suponha que sua empresa tenha gerado uma receita de R$ 560.000,00 com seus serviços durante um determinado período. Durante esse tempo, os gastos diretos e indiretos relacionados à produção e promoção de vendas totalizaram R$ 395.000,00. Para calcular a margem de lucro líquida você pode seguir o seguinte processo de cálculo:

  • Margem de lucro líquida = (560.000 - 395.000) / 560.000;
  • Margem de lucro líquida = 165.000 /560.000;
  • Margem de lucro líquida = 0.294 ou 29,4%

Nesse caso, sua empresa teria um lucro líquido de 29,4% ou, aproximadamente, R$ 48.510,00 ao final do período considerado no cálculo.

Como analisar a margem líquida de uma empresa

Para conseguir analisar a margem de lucro líquida da sua empresa você vai precisar coletar e monitorar os dados financeiros por um determinado tempo. Entre esses dados, será preciso incluir todas as suas despesas com a empresa de uma maneira geral.

Coloque na sua lista os custos com impostos, custos com produção, logística e armazenamento de produto, isto é, todas as suas despesas variáveis e fixas. Ainda deixe uma margem para considerar possíveis problemas como atrasos na entrega, custos inesperados, multas, taxas etc.

A análise será feita a partir da comparação dos dados mês a mês, assim, você irá entender profundamente todos os aspectos que envolvem a saúde financeira da sua empresa, encontrando meios de otimizar os processos e elaborar modelos preditivos para ajudar a alavancar o seu negócio.

Como interpretar os índices de margem de lucro?

Para interpretar os índices da margem de lucro, você precisa analisar dados de suas pesquisas de mercado, estratégias de precificação e resultados de campanhas de marketing.

Esses aspectos te ajudarão a visualizar com mais clareza se as suas ações estão dando resultados positivos e o lucro está aumentando. Além disso, te auxiliam a entender se existem pontos a serem melhorados para otimizar o processo de produção e ampliar a margem de lucro.

Se você souber cuidar da saúde financeira da empresa, estará garantindo uma boa margem de lucro com processos eficientes que entregam experiências agregadoras de valor aos seus clientes, resultando em crescimento para o seu negócio.

Quais fatores podem afetar a margem de lucro?

Existem vários fatores que podem afetar a margem de lucro de sua empresa. Nós pesquisamos a fundo e montamos uma pequena lista com os principais fatores que você deve considerar e reavaliar constantemente para alinhar suas estratégias e planejamento visando a melhoria da sua margem. Veja:

Preço de venda

O preço de venda é um fator importante na margem de lucro. Se você aumentar o preço de venda dos seus produtos ou serviços, sua margem de lucro bruta aumentará. No entanto, você precisa ter cuidado ao aumentar os preços, pois se não acompanhar as tendências de mercado, essa prática pode acabar afastando os clientes e abrindo margem para a concorrência trabalhar com preços e condições melhores que as suas.

Custo dos produtos vendidos

O custo dos produtos vendidos é outro fator importante na margem de lucro do seu negócio. Se você conseguir reduzir o custo dos itens comercializados, sua margem de lucro bruta aumentará. Você pode conseguir essa redução negociando com seus fornecedores diretamente, estabelecendo parcerias produtivas para ambos os lados e reduzindo custos de produção durante o processo de venda.

Despesas gerais

As despesas gerais, como aluguel, salários e despesas de marketing, afetam a margem de lucro líquida da sua empresa. Se você conseguir reduzir esses gastos, poderá ter uma margem de lucro líquida maior. Trabalhar com profissionais parceiros e de confiança, assumir mais responsabilidades para si, ter boas estratégias de negociação e investir em tecnologia para otimizar processos podem ser algumas ações com bons resultados para melhorar a sua margem de lucro líquida.

Pode ser que os resultados não apareçam imediatamente, por isso, você precisa saber trabalhar muito bem suas estratégias de médio e longo prazo. Dessa forma, pode garantir que os investimentos para aumentar o lucro que você está fazendo agora não acabem se tornado prejuízos mais tarde, colocando a saúde financeira do seu negócio em risco.

Como saber se a margem de lucro é boa?

A resposta para essa pergunta depende do setor, do nicho e da região em que sua empresa está inserida. Todas essas variantes são elementos fundamentais a se considerar na hora de determinar a sua margem de lucro.

Na hora de identificar a viabilidade da sua margem de lucro é importante levar em consideração a margem de lucro média do setor e o comportamento dos seus concorrentes em relação a precificação dos produtos.

Se a sua margem de lucro é maior do que a média, isso é um bom sinal. Agora, se ela estiver abaixo da média, é importante tomar medidas imediatas para identificar problemas, encontrar soluções e desenvolver maneiras de melhorar a porcentagem da sua margem de lucro.

Tem algum limite definido por lei de margem de lucro?

Não há um limite legal para margem de lucro em empresas no Brasil. No entanto, é importante lembrar que a prática de preços abusivos é crime e todos os direitos dos clientes estão previstos no Código de Defesa do Consumidor.

Se você optar por aumentar sua margem de lucro sem considerar a ética do mercado na precificação dos seus produtos, sua empresa estará sujeita a sofrer sanções dos órgãos competentes.

Para evitar esse tipo de prática desnecessária, existem algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a sua margem de lucro.

Dicas para melhorar a sua margem de lucro

As ideias que listamos abaixo são apenas um ponto de partida para que você busque desenvolver novas habilidades de comunicação e execução de tarefas práticas dentro do seu negócio, além de usar as tendências de planejamento a favor do crescimento.

Só assim, você conseguirá ter uma visão holística sobre a saúde financeira da empresa, identificando com mais facilidade os problemas e pontos de atenção para definir ações assertivas e eficientes na solução dos desafios.

1. Aprenda a negociar com fornecedores para obter preços mais baixos

Ter boas habilidades de comunicação, poder de persuasão e sagacidade para negociar são soft skills fundamentais para conseguir obter vantagens de suas parcerias. Na medida do possível, invista em cursos de aperfeiçoamento, visite eventos do seu ramo, marque presença nas redes sociais e faça a sua marca ser lembrada como referência.

2. Estude estratégias para trabalhar com preços competitivos no seu ramo

Estudar os concorrentes profundamente é a melhor maneira de entender como você pode trabalhar com preços mais competitivos no seu nicho. Não tenha vergonha de visitar, comprar, experimentar e vivenciar a jornada de compra nos seus concorrentes. Assim, você conseguirá identificar as dores dos possíveis clientes.

Identifique os pontos fracos da concorrência e invista em fazer melhorias no seu negócio justamente onde as outras empresas do setor não entregam uma boa experiência para os clientes.

3. Elabore um projeto interno para reduzir as despesas gerais da empresa

Entender de gestão de projetos é outra ferramenta importante para poder gerenciar o seu negócio com mais objetividade e foco nos resultados. Trabalhar com processos que tenham início, meio e fim, além de cronogramas e metas bem definidas, é essencial para colher resultados positivos e melhorar a sua margem de lucro.

4. Pense em meios de agregar valor aos seus produtos para poder aumentar o preço de venda

Um dos maiores desejos de qualquer cliente é encontrar, além de produtos e serviços, uma experiência satisfatória que torne a sua jornada de compra uma verdadeira realização.

Pense em como você pode fazer o seu produto se destacar da concorrência, o que você pode entregar que ninguém mais pode. Com isso, encontre meios de viabilizar e fazer com que o seu cliente sempre se sinta único e especial durante o atendimento.

Muitas vezes, os clientes não buscam o menor preço, mas, sim, a melhor experiência. Poder confiar no processo do começo ao fim não só proporciona a satisfação dos seus clientes como cria um grande potencial de fidelização e recompra por parte deles.

5. Procure constantemente por novas fontes de receita e oportunidades de negócios

A estagnação gera desmotivação. Um dos aspectos mais importantes para o crescimento de uma empresa, além do planejamento e da profunda compreensão da sua margem de lucro, é a busca por novas oportunidades de receita.

Estar sempre apaixonado por empreender e transmitir o engajamento para a equipe é fundamental para usar todos os seus recursos, capacidades e habilidades a favor do seu negócio. Assim, você sempre encontrará motivação para buscar a melhoria contínua, identificando e criando novas oportunidades para poder aumentar a sua margem de lucro e aproveitar o seu tempo — e seu dinheiro — da melhor maneira.

Calcular a margem de lucro da sua empresa é essencial para o seu sucesso financeiro. Entenda profundamente como realizar o cálculo e repita o processo inúmeras vezes, inclusive em situações hipotéticas, para praticar e aprender a identificar dados importantes, interpretar os resultados e tomar decisões financeiras baseadas em informações concretas.

Para conhecer seus parceiros, conte com a Consulta Serasa!

A saúde financeira da sua empresa é muito importante, por isso, é necessário ficar atento em quem são seus parceiros e se eles são bons pagadores. Para isso, você pode utilizar a solução Consulta de CPF e CNPJ da Serasa Experian!

Essa ferramenta pode te ajudar a evitar muitos problemas na hora de fazer as vendas, além de te oferecer mais segurança para trabalhar uma margem de lucro mais justa e aumentar o seu volume de vendas gradativamente

Acessando a nossa plataforma, você vai descobrir que temos recursos específicos para diversos tipos de negócio, então, você encontrará exatamente o que precisa para gerir sua carteira de clientes com tranquilidade e segurança.

Conheça essa ferramenta para tomar decisões assertivas na hora das vendas e evitar problemas futuros com cobrança de clientes inadimplentes, por exemplo.

Aproveite as dicas que listamos para você neste guia e continue a sua jornada rumo ao sucesso sempre com coragem, determinação e perseverança! Continue acompanhando nossos conteúdos para se aprimorar cada vez mais. Boa sorte!