Serasa Experian

Não seja enganado por e-mails falsos em nome da Serasa Experian. Esteja atento ao receber qualquer comunicado eletrônico falando sobre notificações ou verificação de pendências financeiras.

Para checar a veracidade da mensagem, fique ligado nos seguintes itens:

  • A mensagem oferece serviços, produtos ou negociações com preços convidativos ou duvidosos?
  • Você tem dívida(s) ou algum tipo de relacionamento com o credor mencionado na mensagem?
  • Solicita ou orienta a clicar em algum link ou baixar algum arquivo?
  • Tem logomarca antiga da Serasa Experian?
  • A mensagem tem erros na grafia das palavras?

Se a resposta a algum destes itens for verdadeira, você provavelmente recebeu um phishing (spam com intenção de fraude). Uma característica marcante deste tipo de fraude é conter, no corpo do e-mail, arquivos anexados ou links que direcionem você para um endereço suspeito.

Importante: não clique sobre links e nem abra anexos!

Se você não clicou ou abriu o documento, elimine o e-mail imediatamente. Do contrário, pode ter sido instalado no seu computador um malware, ou seja, um dos diversos tipos de programas maliciosos que podem permitir ações indevidas no seu computador por pessoas não autorizadas, como roubo de dados pessoais.

A primeira orientação é não usar mais o computador até que um técnico de confiança possa fazer as verificações necessárias. E, se for o caso, eliminar programas maliciosos que eventualmente possam ter sido instalados no seu computador.

Além disso, peça ao técnico que atualize seu programa antivírus. Recomendamos que você use um antivírus original, atualizado e recomendado pelo fabricante do seu computador.

A Serasa Experian mantém contato constante com os órgãos responsáveis pelo combate ao crime eletrônico, e comunica com frequência a incidência e circulação de e-mails phishing atribuídos à empresa, além de tomar medidas jurídicas e técnicas quando necessário.

Reconheça um e-mail fraudulento
Preste atenção no domínio, ele é o site que hospeda o servidor de e-mail. O domínio está logo depois do sinal de @ no endereço de quem enviou este e-mail.

Se receber algum e-mail em nome da Serasa Experian que não siga o padrão mencionado acima, não clique em botões ou links: encaminhe imediatamente o e-mail para abuse@br.experian.com.