Serasa Experian

Atualizado em 13 de agosto de 2020

Dicionário de Definições:

Aplicativo: Uma aplicação/software projetado para executar um grupo de funções, tarefas ou atividades coordenadas para o benefício do usuário.

Dados: Quaisquer informações que façam referência a Você e sua empresa.

  • Dados Pessoais: quaisquer dados que identifiquem ou possam identificar você.

Dispositivo: São computadores, notebooks, tablets, smartphones e quaisquer outros aparelhos utilizados por você para acessar a internet.

Site: Conjunto de informações disponibilizadas na internet por indivíduo, instituição, empresa etc., pertencente a um mesmo endereço eletrônico e que geralmente trata de tema específico.

Você: são os usuários, pessoas naturais ou jurídicas, dos Sites da Serasa Experian.

1. Quem somos:

A Serasa Experian é uma empresa de banco de dados que reúne e presta informações sobre pessoas e empresas para apoiar clientes, parceiros e consumidores por meio de soluções voltadas para a gestão de risco de crédito, prevenção a fraudes, educação financeira, qualidade de dados, marketing e certificação digital.

Somos parte do grupo Experian, cuja empresa controladora é a Experian plc, listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN). O grupo Experian tem sede em Dublin, na Irlanda, e seus principais escritórios operacionais estão em Costa Mesa (EUA), Nottingham (Inglaterra) e São Paulo (Brasil). Você pode descobrir mais sobre o grupo Experian em www.experianplc.com

2. Privacidade e tratamento de dados

Este documento baseia-se no compromisso da Serasa Experian com a transparência e o respeito ao tratamento de Dados.

Ao navegar nos Sites da Serasa Experian, utilizar seus Aplicativos ou soluções disponíveis nos Sites e Aplicativos, a Serasa Experian poderá coletar Dados sobre:

  • Você: Como nome, CPF, data de nascimento, e-mail e outros;
  • Seu Dispositivo: Como aplicativos instalados, calendário, rolo de câmera, contatos, uso de dados, uso de bateria, marca, fabricante, endereço IP e outros; e
  • Seu comportamento de navegação nos Sites ou nos aplicativos da Serasa Experian: Como cliques em telas e botões no nosso Site e no nosso aplicativo, páginas visitadas, links acessados e dados vistos por você. Você pode saber mais sobre a captação e as finalidades de utilização desses dados, acessando a nossa Política de Cookies.

Você é responsável pela exatidão, pela veracidade e pela atualização dos Dados informados, concordando que eventuais divergências e/ou inconsistências poderão ocasionar a não validação da sua identidade, o que poderá impedir o acesso a todos ou a alguns dos serviços oferecidos pela Serasa Experian em seus Sites e Aplicativos, como medida de segurança.

3. Finalidades do tratamento dos Dados coletados

Os Dados mencionados no item 2 podem ser utilizados para as finalidades descritas nos contratos e nas políticas aplicáveis e, ainda, para autenticação nos Sites e, se utilizados para atualização das bases de dados da Serasa Experian e como insumos para as suas soluções, poderão ter as seguintes finalidades:

  • Proteção do crédito a fim de apoiar os clientes que contratam as soluções da Serasa Experian a realizar negócios e análises de risco de crédito, administrar a carteira de clientes e gerenciar cobranças;
  • O e-mail e/ou telefone celular fornecido por Você poderá ser utilizado para o envio de qualquer comunicado da Serasa Experian, incluindo, mas não se limitando, para informar a abertura de cadastro ou inclusão de informações de inadimplência (dívidas não pagas) em atendimento à legislação em vigor, seja por meio de SMS, WhatsApp ou qualquer mensagem telefônica ou eletrônica.
  • Identificação e autenticação da sua identidade para prevenção a fraudes, tanto pela Serasa Experian quanto por seus clientes;
  • Aprimoramento da qualidade de dados da Serasa Experian e dos seus clientes;
  • Análise de potencial de mercado para o direcionamento de ofertas, tanto para a Serasa Experian quanto para clientes e parceiros.

A Serasa Experian não interfere em nenhum processo que envolva a análise e aprovação de negócios e crédito dos seus clientes ou parceiros ocorridas ou não nos Sites da Serasa Experian, bem como nas ofertas e campanhas de marketing realizadas por eles. A decisão final de realização de um negócio, concessão de crédito ou oferta é sempre dos clientes e parceiros, considerando os seus próprios critérios e políticas de crédito, risco e de negócios.

Todos os dados são armazenados em ambiente seguro e possuem prazo de retenção e de descarte determinados de acordo com a legislação aplicável, condições contratuais e Políticas Internas do grupo Experian.

4. Bases legais para o tratamento de Dados Pessoais

A fim de garantir a conformidade com a Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), toda operação eventualmente realizada com Dados Pessoais está amparada em uma hipótese de tratamento, como a proteção do crédito; o legítimo interesse da Serasa Experian e, conforme o caso, de seus clientes ou parceiros; a execução de contrato; o cumprimento de obrigação regulatória/legal ou o consentimento.

5. A quem a Serasa Experian disponibiliza os Dados coletados

A Serasa Experian trata apenas os Dados que entende serem os mínimos necessários para cada finalidade e, em razão disso, poderá disponibilizar seus Dados apenas para as pessoas e empresas que consultam os serviços da Serasa Experian para as finalidades descritas no item 3, acima.

A Serasa Experian também pode disponibilizar os Dados, quando estritamente necessário, a (i) empresas do grupo Experian que gerenciam algumas partes dos serviços, (ii) fornecedores e (iii) revendedores, distribuidores e agentes envolvidos na prestação dos serviços.

6. Seus direitos sobre o tratamento de seus Dados

Você e sua empresa podem solicitar acesso aos Dados que a Serasa Experian mantém sobre Você e sua empresa e, se aplicável, solicitar a sua atualização, correção e sua exclusão.

Para isso, Você e sua empresa devem acessar diretamente os Sites e Aplicativos da Serasa Experian e verificar as condições elencadas para atendimento dos seus direitos.

Para deixar de receber campanhas promocionais e solicitações para participação em pesquisas por meios eletrônicos da Serasa Experian, Você pode entrar em contato com a Central de Atendimento aos Clientes, cujos números telefônicos e horários de funcionamento encontram-se disponíveis neste documento ou em: https://www.serasaexperian.com.br/atendimento/, ou cancelar a sua inscrição pelo link disponível nos e-mails da Serasa Experian ou diretamente nos Sites.

Você pode entrar em contato com a Serasa Experian a qualquer momento se tiver dúvidas ou preocupações pelos canais de atendimento descritos no item 13 deste documento.

7. Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco de dados que contém o seu histórico de crédito, ou seja, o que Você se comprometeu a pagar a prazo e também o que Você já pagou, conforme previsto na Lei nº 12.414/11 e regulamentado pelo Decreto nº 7.829/12.

A realização de cadastro e criação de conta nos Sites e Aplicativos da Serasa Experian não inclui o acesso ou a autorização para a consulta ao Cadastro Positivo. Caso deseje mais informações sobre o Cadastro Positivo, acesse o Site https://www.serasa.com.br/cadastro-positivo

8. Segurança de Dados

A Serasa Experian protege a segurança durante o acesso aos Sites, nas transações e na captação de informações, por meio do processo de criptografia dos Dados, utilizando o protocolo de segurança Secure Socket Layers (SSL) que comprova a autenticidade dos Sites, assim como assegura a integridade e a confidencialidade dos Dados durante a sua transmissão.

Os seus Dados são armazenados no sistema da própria Serasa Experian ou em sistema de terceiro regularmente contratado pela Serasa Experian para fins legais e comerciais, conforme esclarecido neste documento, sendo sua responsável a Serasa S/A, pessoa jurídica de direito privado, com estabelecimentos na Av. das Nações Unidas, 14.401 – Torre C-1 Parque da Cidade – conj. 191 a 242 – 19º a 24º andar, CEP 04794-000, São Paulo/SP, e na Rua Dr. Heitor José Reali, 360, Distrito Industrial Miguel Abdelnur, CEP 13571-385, São Carlos/SP.

9. Compromisso antispam e antiphishing

A Serasa Experian atua de acordo com as boas práticas do mercado digital. Por isso, recomendamos que, caso você receba um e-mail no nome da Serasa Experian e suspeite de fraude, não abra os arquivos anexos e nem clique em qualquer link ou botão. Você poderá enviar uma mensagem para abuse@br.experian.com para que as medidas possíveis no combate ao crime eletrônico sejam realizadas.

Importante: Este endereço de e-mail somente aceita mensagens referentes a fraudes, denúncias e informações sobre possíveis irregularidades ocorridas em nome da Serasa. Caso tenha alguma dúvida ou queira obter informações sobre outros assuntos, entre em contato com os canais de atendimento descritos no item 13, abaixo.

10. Relacionamento com terceiros

Ao contratar outras empresas para lhe prestarem serviços, a Serasa Experian exige delas garantias de privacidade e segurança compatíveis com as que estão asseguradas neste documento. Para a sua segurança, quaisquer conteúdos que sejam considerados confidenciais (como alteração de dados) não são enviados por meio de links.

É possível que os Sites e/ou Aplicativos da Serasa Experian mantenham links com outros websites para auxiliar Você com determinada funcionalidade ou conteúdo. A Serasa Experian não se responsabiliza por serviços, procedimentos e políticas específicos de websites de outras empresas. Para a sua segurança, Você deve se informar sobre o termo de privacidade de cada website.

11. Direitos Autorais

Todos os textos, imagens, sons e/ou aplicativos exibidos nos Sites e Aplicativos da Serasa Experian são protegidos por direitos autorais. Não é permitido modificar, reproduzir, armazenar, transmitir, copiar, distribuir ou utilizar esses recursos de quaisquer outras formas para fins comerciais sem o consentimento prévio e formal da Serasa Experian, o qual nunca será presumido.

Tentativas de invasão aos Sites e Aplicativos da Serasa Experian serão consideradas como dano, roubo ou qualquer outra tipificação penal que corresponda às consequências da invasão.

12. Alterações deste documento

Este documento está sujeito a alterações a qualquer momento. Toda e qualquer alteração visa a se adequar às eventuais modificações nos Sites e Aplicativos da Serasa Experian, seja de mudanças para novas tecnologias ou sempre que for necessário. Quando isso acontecer, a alteração será informada no seu próximo acesso aos Sites ou Aplicativos da Serasa Experian.

Os clientes da Serasa Experian comprometem-se a utilizar os serviços contratados em conformidade com a lei, com os respectivos regulamentos, com os princípios da moral, dos bons costumes e de acordo com a ordem pública.

13. Canais de Atendimento

Se você já é cliente da Serasa Experian pode utilizar a Central de Atendimento da Serasa Experian, pelo telefone 11 3003-7372, de 2ª a 6ª, das 8h às 20h.

Para quem ainda não é cliente pode falar com o Televendas pelo telefone 11 3004-7728, para capitais e regiões metropolitanas, de 2ª a 6ª, das 8h às 18h; ou 0800 7737728, para demais localidades.

A Serasa Experian possui canais de atendimento e de ouvidoria gratuitos e exclusivos para os assuntos relacionados ao Cadastro Positivo. Lá, Você poderá obter informações e oferecer sugestões e reclamações. Você também pode entrar em contato gratuitamente por meio do telefone 0800-776-6606.

Você também pode solicitar informações ou fazer reclamações via internet, acessando o canal Fale Conosco no Site https://www.serasaexperian.com.br/atendimento