Uso de solução automatizou os processos e trouxe mais agilidade e segurança para o aumento do limite dos clientes; ferramenta auxiliou companhia a adequar prazos de pagamento durante pandemia.

A Serasa Experian foi a escolhida pela Bunzl, empresa britânica que comercializa produtos de higiene e limpeza, hospitalares e odontológicos e EPI (equipamentos de proteção individual) para apoiá-la em sua estratégia de crescimento no Brasil. A solução da Serasa Experian utilizada automatiza os processos de análise de crédito e foi adotada na área de higiene e limpeza, gerando um aumento de 300% na capacidade de checar as informações para oferta de recursos financeiros a compradores, que podem ser indústrias, prestadores de serviço, hospitais, profissionais de saúde, lojistas e distribuidores. A ferramenta ainda trouxe uma redução do tempo das análises, indo de um SLA de 24 horas para apenas 7 minutos no caso das aprovações automáticas de crédito, que já representam 83% do total dos cadastros de novos clientes e revisão de limite de crédito.

A utilização da plataforma e a consultoria da Serasa Experian permitiram ainda a companhia a continuar apoiando a sociedade nas necessidades durante a pandemia de Covid-19. Com o crescimento de 26% na base de clientes no período, os pedidos de crédito cresceram e houve a necessidade de adequação do tempo para pagamento, uma vez que muitos clientes enfrentaram dificuldades financeiras. Graças à precisão das informações e agilidade na análise, foi possível expandir em cerca de 30 dias esse prazo.

“A ferramenta da Serasa Experian nos trouxe mais segurança nas análises e mais agilidade na tomada de decisão, impactando positivamente o negócio e a relação com as outras áreas da companhia. Nossos clientes também foram beneficiados, principalmente aqueles com quem já tínhamos relacionamento e desejavam aumentar seu limite de crédito conosco”, comenta Fernando Delgado, supervisor financeiro.

“Essa solução vem apoiando a empresa, não só com relação a automação da análise de risco, mas também na de efetivação de novos negócios. Atualmente o departamento comercial consegue realizar automaticamente o cadastro do cliente e obter aprovação do limite crédito em cerca de 7 minutos, o que antes era realizado manualmente com um SLA de 24 horas, isso gerou grande aderência e confiança da nova política e ferramenta pelo departamento comercial.”, menciona Leonardo Vieira Head de Finanças e Operações do segmento de Higiene e Limpeza.

Agora, a área comercial pode checar o CNPJ e principais informações relevantes para avaliação de crédito dos potenciais clientes antes da negociação e ter a informação em alguns minutos, possibilitando uma oferta mais adequada ao perfil. Além disso, houve ganho operacional com o remanejamento de 70% da equipe que antes fazia as checagens das informações para um novo departamento da empresa e em novas funções.

O Diretor de Decision Analytics da Serasa Experian, Pedro Braga, comenta que “o trabalho desenvolvido com a Bunzl no Brasil mostra a importância de utilizar soluções tecnológicas para automatizar processos e trazer mais rentabilidade e agilidade no dia a dia. Além disso, a tomada de decisão se torna mais assertiva e segura, com análises mais confiáveis”.

A Bunzl é cliente da Serasa Experian desde 2012, utilizando outras ferramentas de análise, ampliou a parceria ano passado. Os bons resultados já fizeram com que o processo de expansão do uso da plataforma de tomada de decisão de crédito iniciasse para as demais frentes da companhia, como saúde e EPI (equipamentos de proteção individual).


Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.