Inadimplência aumenta 2,6% em janeiro, segundo Serasa Experian

Inadimplência aumenta 2,6% em janeiro, segundo Serasa Experian

  • Pesquisa
  • Publicada em 12/03/2020
  • Tempo de leitura: 4 minuto(s)

Bancos e cartões ainda representam maior parte das dívidas no país; Amazonas teve maior crescimento do mês

São Paulo, 12 de março de 2020 – Segundo dados da Serasa Experian, o número de brasileiros inadimplentes chegou a 63,8 milhões em janeiro/2020, aumento de 2,6% com relação ao primeiro mês de 2019. O volume de pessoas com contas em atraso representa 40,8% da população adulta do país. Na análise com dezembro/19, a variação foi de 0,8%.

Apesar da alta, o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, aponta que a tendência é que a inadimplência se estabilize ao longo de 2020. “As projeções indicam que a economia deve crescer este ano, sem a expectativa de piora no desemprego. Por isso o número deve se manter, ainda que num patamar elevado”.

Dívidas em empresas de Telecom caem em janeiro

As dívidas dos brasileiros com empresas de telecomunicações foram as únicas a reduzirem em janeiro/20 no comparativo com o mesmo período do ano anterior, representando 10,7% do total, uma queda de 2,4 pontos percentuais. Os bancos e cartões continuam com a maior representatividade, seguido por Utilities.

Amazonas registra maior aumento de pessoas com contas em atraso
O Estado do Amazonas, que hoje tem a maior porcentagem da população adulta inadimplente do país (55,5% em janeiro/20), registrou variação de 6,8 pontos percentuais com relação ao mesmo mês de 2019. Esta foi a maior alta do mês, à frente do Mato Grosso, que teve crescimento de 4 p.p., chegando a 48,1% dos brasileiros acima de 18 anos com dívidas não pagas. Doze Estados ficaram abaixo da média nacional, que é de 40,8%. Veja no gráfico:

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.200 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.