O que é uma Datatech?

A palavra Datatech é resultado da combinação dos termos em inglês “data” (dados) e “tech” (tecnologia). É um tipo de empresa que combina múltiplas fontes de dados e diversas tecnologias de ponta a fim de oferecer soluções de inteligência analítica que ajudam pessoas e empresas a entender os riscos e as oportunidades para tomar as melhores decisões.

O core business de uma Datatech é construir inteligência através da conexão dos mais diferentes tipos de dados, sejam eles estruturados ou não estruturados. E, a partir disso, disponibilizar informações, insights e recomendações em soluções que apoiem a tomada de decisão. Portanto, tem o papel de identificar riscos e oportunidades, contribuindo com uma visão completa, que vai além de informações inferidas via interações ou análises de perfis comportamentais nos canais proprietários de empresas. Uma Datatech agrega valor com dados autenticados, ou seja, declarados e verificados, online e offline, cruzando sempre diferentes dimensões econômicas, financeiras, comportamentais, sociodemográficas, de identidade, entre tantas outras.

Outra característica determinante e distintiva desse perfil de empresa é a sua elevada capacidade de inovação contínua. São organizações altamente tecnológicas, mas que não têm a finalidade de desenvolver tecnologia como seu negócio principal, como Apple, Microsoft etc.

Mais que um birô de crédito, a Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil.

O termo Datatech foi criado pela Serasa Experian para provocar uma disrupção no mercado, criar uma nova categoria, assim como inaugurar uma nova fase que nos permitisse construir de fato, hoje, o futuro desse mercado. Ser um birô de crédito não representava mais a amplitude de atuação e a magnitude já conquistadas pelo nosso negócio, nem mesmo a nossa ambição futura.

Como líderes globais de mercado, a reinvenção contínua nunca foi uma escolha, e sim o único meio para revelar o inimaginável e criar coisas jamais pensadas.

Por isso, como uma Datatech, nós existimos para ajudar pessoas e empresas a tomarem decisões como devem ser: analisando o passado e o presente, mas assumindo o desafio de antever o futuro.

Nosso pioneirismo é resultado de sermos líder global em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude.

E nossa credibilidade também é resultado de termos construído o maior ecossistema de big data da América Latina. A ele, somamos o que há de mais avançado, tanto em tecnologia como em inteligência analítica, para alcançar um nível de previsibilidade e acurácia incomparável em soluções que atendem aos mais diversos cenários de tomadas de decisões.

Vamos muito além do crédito, nossas análises englobam dados econômicos, financeiros, comportamentais, sociodemográficos, de perfil, de geolocalização, de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), de satélite, biométricos, de documentos, de identidade, SDK Mobile, de uso de device, entre outros.

Apoiamos empresas de todos os portes e segmentos em diversas frentes: encontrar novos clientes e gerenciar os atuais, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal.

Empoderamos os consumidores, sendo facilitadores de uma melhor saúde financeira e de acesso a crédito justo. Nosso propósito é criar um amanhã melhor para todos.

Com a Serasa Experian, você enxerga o todo e à frente para ir além do óbvio. Você transforma a incerteza do risco na melhor decisão, hoje e sempre. Saiba mais sobre nós aqui.

Desmistificando conceitos

Qual a diferença entre Big Tech e Datatech?

Na categoria de Big Tech, há dois grupos macros de empresas. O primeiro grupo se refere àquelas que têm tecnologia como atividade fim, como empresas de equipamentos eletrônicos e softwares (ex.: Apple, Microsoft, IBM, Oracle etc.). O segundo é representado pelas companhias que trabalham com o tratamento de dados para desenvolver diferentes soluções, como serviços na internet, mecanismos de busca e mídias digitais (ex.: Google, Facebook).

A diferença entre o primeiro grupo e uma Datatech é que a tecnologia é sua atividade principal, ou seja, o core business desse tipo de Big Tech. Já a Datatech usa o recurso tecnológico como meio para desenvolver e entregar soluções.

Em relação ao segundo grupo, o que o distingue de uma Datatech é que esse tipo de Big Tech só possui informações sobre pessoas e empresas que estão em seus ambientes, em suas plataformas ou em contato de alguma forma. Assim, de modo geral, são informações inferidas de cruzamentos de dados, não necessariamente autenticadas, visto que são geradas a partir das interações digitais e são mais restritas e direcionadas a perfis comportamentais. Em contrapartida, a Datatech tem uma maior amplitude de tipos de informação, como dados declarados e verificados, online e offline, alternativos etc.

Qual a diferença entre um birô de crédito, uma empresa de serviço de informação, e uma Datatech?

Birô de crédito é uma empresa que reúne dados sobre o histórico financeiro de pessoas físicas e jurídicas para ajudar empresas e instituições financeiras na etapa de análise de crédito. A partir dessa avaliação, as empresas credoras decidem se concedem ou não o crédito.

Uma Datatech vai muito além da coleta, concentração e fornecimento de informações financeiras para análise de crédito, atividade fim de um birô. Para ela, esse é apenas um dos pontos de partida, e não o ponto de chegada. Afinal, há muitas outras dimensões e fontes de dados que são conectadas com técnicas de inteligência analítica e tecnologias avançadas em um ambiente de inovação contínua.

Datatech e data driven são a mesma coisa?

Esses termos podem até parecer que têm relação, mas possuem significados diferentes. Toda empresa Datatech também é data driven, mas o contrário não necessariamente acontece. Ou seja, nem toda empresa data driven é uma Datatech.

Data driven é um conceito estratégico que pode ser aplicado a qualquer negócio. Está relacionado a um mindset e a uma cultura de gestão de negócio em que decisões são tomadas a partir da análise e interpretação de dados, não por suposições.

Esse tipo de organização usa os dados para retroalimentar e impulsionar o seu negócio, e não para disponibilizá-los ao mercado, como em uma Datatech.