88% dos participantes da pesquisa acham importante que as empresas sejam capazes de identificá-los

Consumidores no mundo todo classificam a segurança e a privacidade como suas prioridades máximas durante a experiência online. Segundo o Relatório Global de Fraude e Identidade 2022 da Experian, 93% dos brasileiros participantes, ou seja, 9 em cada 10, consideram a biometria física como a tecnologia mais segura, deixando em segundo lugar a biometria comportamental (90%) e os códigos PIN (78%). Em 2021, o cenário era diferente, com a biometria comportamental em primeiro lugar (88%), depois a biometria física (78%) e por último os códigos PIN (75%). Considerando dados dos 20 países envolvidos no levantamento, a biometria física é a mais segura para 81% dos participantes.

A biometria física considera o reconhecimento da impressão digital, da face, da retina, da íris e da voz. Já o processo de autenticação da biometria comportamental considera o padrão de comportamento: como a maneira que rola o scroll, a pressão que faz na tela, o jeito que digita, a forma que movimenta o celular, entre outros dados dinâmicos. Há também a tecnologia de biometria comportamental por localização, que considera informações como o histórico de lugares frequentados por um dispositivo para validar o usuário.

“Está claro que as pessoas querem cada vez mais conveniência e facilidade em suas transações, mas ao mesmo tempo se preocupam e exigem das empresas métodos que tornem as relações mais seguras. A biometria torna a experiência do cliente mais amigável e rápida, por isso, está se popularizando de forma acelerada entre os consumidores e isso é uma vantagem”, diz o gerente executivo de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Rafael Garcia.

Por outro lado, ainda segundo o executivo, os fraudadores estão cada vez mais preparados e as tentativas de golpes digitais também avançam. Na biometria facial, por exemplo, os fraudadores tentam burlar a etapa de onboarding com imagens montadas, edição de vídeos em movimento, fotos com fundo falso e Deepfake, que são redes neurais capazes de gerar faces aleatórias bem convincentes. Os criminosos também têm utilizado máscara 3D, um adereço realista para caracterizações artísticas ou composição de fantasias. Todos esses exemplos de ataques virtuais em que um fraudador tenta se passar por outra pessoa é chamado de spoofing, que está cada vez mais comum.

“Infelizmente vem acontecendo muito, por isso, é fundamental que as empresas estejam preparadas com soluções antifraude a fim de barrar essas tentativas dos criminosos e proporcionar mais tranquilidade ao consumidor. Um processo eficiente de autenticação contínua de clientes ajuda a prevenir essas ameaças digitais”, finaliza o executivo da Serasa Experian.

Ainda de acordo com o Relatório Global de Fraude e Identidade 2022 da Experian, observando o recorte por faixa etária dos dados globais, a sensação de segurança com a biometria física é maior nas pessoas de mais idade e vem diminuindo conforme a idade, veja imagem abaixo:

Já na biometria comportamental, a faixa etária que mais se sente segura é a composta por pessoas de 25 a 39 anos (81%), veja mais detalhes na imagem abaixo:

A verificação de identidade do consumidor e a prevenção a fraudes são fundamentais para a experiência digital, por isso é preciso contar com ferramentas que apoiem esses processos. A Serasa Experian oferece soluções flexíveis que podem ser combinadas em diversas etapas, adequando à necessidade das empresas e atendendo as expectativas dos consumidores por uma experiência online segura e sem atrito.

Para saber mais sobre como a segurança online gera engajamento e confiança de consumidores digitais na atualidade, clique aqui e acesse a pesquisa completa em português.

Metodologia

De janeiro a março de 2022, a Experian realizou uma pesquisa com 6.062 consumidores com idades entre 18 e 69 anos e 1.849 representantes de empresas em todo o setor de serviços financeiros, incluindo bancos de varejo, fintechs, provedores de rede de cartões de crédito, bancos digitais, empresas de serviços em tecnologia de consumo, fornecedores de eletrônicos e varejistas online e móveis.  As entrevistas ocorreram em 20 países (África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Indonésia, Irlanda, Itália, Malásia, Noruega, Peru, Singapura e Reino Unido). Os resultados foram validados por meio de entrevistas qualitativas com consumidores da Alemanha, Brasil, Estados Unidos e Reino Unido. Este é o sétimo ano da pesquisa.


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

 

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.