Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Crédito

Vendas a Prazo para pequenas empresas: Como montar uma política de crédito

Confira nesse artigo o que são as vendas a prazo para estabelecer boas modalidades de pagamento para os clientes.

Vendas a Prazo para pequenas empresas: Como montar uma política de crédito

As vendas para pequenas empresas são essenciais e, por essa razão, é preciso estabelecer boas modalidades de pagamento para os clientes. Saiba que não é uma tarefa fácil escolher entre vendas a prazo ou à vista, já que o fluxo de caixa pode ficar afetado, dependendo da opção. Nesse contexto, é importante ressaltar que, nas vendas a prazo, o consumidor pode fazer o pagamento do serviço após um tempo ou pode realizar o parcelamento da dívida. A organização pode oferecer o pagamento por meio de boleto bancário, cartão de crédito, entre outras modalidades. Por isso, é importante que você tenha uma política de crédito para esses casos. E, pensando em te ajudar a montar uma para o seu negócio, nós criamos esse artigo. Nele, você vai entender o que são as vendas a prazo, como se proteger ao fazer elas e como você consegue garantir um bom relacionamento com os seus consumidores ao aumentar o prazo deles para pagar suas compras. Boa leitura!

 O que são vendas a prazo?

A venda é prazo é uma forma de pagamento na qual o cliente compra um produto e realiza o pagamento após determinado tempo. O maior benefício desta opção é a flexibilidade que o cliente pode ter no momento de quitar a aquisição. No pagamento à vista, é necessário pagar no ato da compra. Para que o negócio não fique prejudicado ao oferecer o pagamento a prazo, é fundamental ter um eficiente planejamento financeiro e um bom fluxo de caixa. Uma pequena empresa, por exemplo, precisa ter boas estratégias para potencializar as vendas e fidelizar os clientes que preferem a modalidade a prazo.

Como se proteger ao fazer vendas a prazo?

Para que um negócio atacadista não fique no prejuízo, é preciso se proteger de vendas a prazo. A maioria das empresas está sujeita a maus pagadores, que podem acabar por afetar as finanças de sua organização. Para conseguir facilitar o pagamento e não ficar para trás, é preciso estar atento às seguintes formas de conseguir realizar as vendas.

Garanta um bom relacionamento com os consumidores 

Para que uma pequena empresa alcance o sucesso e evite a inadimplência, é essencial garantir um bom relacionamento com os compradores. Essa prática garante a possibilidade de realizar bons acordos em momentos de dívidas. Logo, não será necessário realizar cobrança judicial e você poderá receber o valor do débito de forma menos desgastante e burocrática.

Formalize o acordo 

Ao formalizar o acordo da compra a prazo, a venda ocorre de forma mais segura, já que o contrato precisa identificar o consumidor, estabelecer prazos de pagamentos e determinar as obrigações e deveres de cada uma das partes, bem como as consequências do não pagamento. Quando a formalização é feita, o cliente busca não descumprir o acordo para não ficar com o nome negativado e para não precisar pagar taxas.

Certifique quem é o cliente 

Uma forma de se proteger durante a realização de uma venda a prazo é avaliando o histórico do cliente. É preciso que você certifique seu CPF ou CNPJ em um site de proteção ao crédito, como o da Serasa Experian. Nele é possível saber se o consumidor apresenta dívidas em aberto, se já foi protestado e se já utilizou cheques sem fundos. Isso garante que você não caia em golpes e venda para alguém que não é um bom pagador.

Qual a importância da política de crédito? 

A política de crédito consiste em uma série de exigências e normas estabelecidas pela empresa para aprovar ou negar a concessão de crédito para um consumidor. Ela é fundamental para garantir a saúde financeira da companhia. É importante destacar que, para conseguir bons resultados, ela deve estar sempre de acordo com a realidade da instituição e dos seus clientes. Dessa forma, é necessário ressaltar que a ausência de critérios claros pode ocasionar situações de instabilidade, por exemplo, falta de dinheiro para conseguir pagar as dívidas pendentes. E, caso a inadimplência seja elevada, sua empresa atacadista pode acabar fechando as portas. Por essa razão, não se pode utilizar critérios generalistas durante sua criação, tendo em vista que seus resultados podem ficar afetados caso você ofereça crédito para um cliente que não é um bom pagador. Sendo assim, é importante garantir uma política de crédito bem-estruturada, de maneira que você consiga reduzir as possibilidades de inadimplência, possibilitando que você garanta um bom volume de concessão de crédito, reduza seus gastos operacionais e garanta mais segurança durante suas vendas. Com uma boa política, os vendedores atuam de forma mais padronizada e utilizam dados concretos, evitando o achismo ao conceder crédito. Afinal, para não ficar no vermelho, é preciso garantir a saúde financeira da empresa.

Como criar sua política de crédito?

Saber criar uma política de crédito de vendas para pequenas empresas é necessário para que você continue ativo no mercado. Desse modo, é preciso que sejam inseridas informações objetivas e claras, que nós detalhamos a seguir!

Conheça o seu cliente

A primeira etapa é conhecer o perfil dos seus clientes. Para isso, é válido ter uma boa ferramenta para fazer a consulta do CNPJ e do CPF. Isso ajudará você saber a situação do negócio e das pessoas que adquirem seus serviços ou produtos.

Estabeleça os critérios para análise crédito 

Antes de realizar uma venda a prazo, é primordial realizar uma avaliação de crédito com critérios objetivos. Você pode utilizar os cinco “Cs” do crédito para finalizar a venda: caráter, capital, condições do mercado, capacidade e colateral. Além disso, ao aliar isso à uma análise do perfil do seu consumidor, você garante ter todos os insumos necessários para proteger o seu atacado de maus pagadores.

Capacite os colaboradores 

Após definir os critérios da política de crédito de sua pequena empresa, é fundamental que as informações sejam repassadas para a equipe. Por isso, é indicado que você realize um treinamento eficiente com eles, de uma maneira que todas as informações sejam transmitidas de forma clara e objetiva e, consequentemente, sejam aplicadas corretamente durante o dia a dia.

Busque um equilíbrio entre a análise de crédito e as vendas 

Uma empresa atacadista não precisa ter uma política de crédito muito flexível para conseguir boas oportunidades de negócio, uma vez que fazer uma venda não quer dizer que receberá o valor. O intuito é buscar aumentar a comercialização, sem que o faturamento fique prejudicado. Portanto, um gestor precisa saber elaborar uma boa política de crédito para que o fluxo de caixa da organização não fique afetado. Afinal, não é nada satisfatório não ter dinheiro para pagar as despesas mensais, além de que, isso pode afetar o desempenho do seu negócio no mercado. As vendas para pequenas empresas são imprescindíveis para seu desenvolvimento e devem ser tratadas com atenção para que você não fique no prejuízo e prejudique a evolução do seu negócio.

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