Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Crédito

PME

Como os brasileiros fazem uso do score de crédito: entenda mais

Separamos informações e insights para você entender como funcionou a pesquisa sobre o uso do score de crédito pelos brasileiros. Confira detalhes da edição de 2021 em nosso blog!

Como os brasileiros fazem uso do score de crédito: entenda mais

Para criar ideias e investir neste segundo semestre de 2021 vale levar alguns pontos em consideração. E um deles é que os consumidores estão mais conscientes dos critérios usados para obter aprovação de produtos financeiros, como financiamentos, empréstimos e cartões de crédito. Isso é o que aponta a terceira onda da pesquisa “Como os brasileiros conhecem, entendem e fazem uso do score de crédito?”, feita pela Serasa Experian, em 2021. Veja, a seguir, as principais informações sobre o score de crédito e a relação do consumidor com essa ferramenta de análise de crédito!

Como foi feita a pesquisa sobre score de crédito

As edições anteriores da pesquisa ocorreram em 2019, com 1.595 participantes, e em 2020, quando foram entrevistadas 1.190 pessoas. Para a realização da terceira onda do estudo, a Serasa Experian ouviu 1.721 pessoas, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021. O perfil dos consumidores participantes é variado. Foram ouvidos membros das classes ABCD, com mais de 18 anos, em todo o país. Os questionamentos envolveram conhecimentos sobre o score de crédito, o uso de ferramentas de consulta, as motivações para consultar o score, como melhorar o crédito e o cadastro positivo.

O que é importante saber sobre o score

A pontuação de cada pessoa no score de crédito é calculada usando dados estatísticos que indicam se ela tem mais chance de pagar as contas em dia. Quanto melhor o histórico, maior o número do score. Na Serasa Experian, a pontuação vai de 0 a 1.000. As pessoas são divididas em quatro patamares:

  • 0 a 100: alta dificuldade de acessar o crédito, com risco de inadimplência;
  • 101 a 250: acesso moderado às opções de crédito, mas sem tantas opções;
  • 251 a 550: mais facilidade na obtenção das melhores opções de crédito no mercado, com menores chances de atraso nos pagamentos;
  • 551 a 1000: acesso às condições especiais de crédito, com facilidade na aprovação e opções variadas.

O que aumenta o score

Uma das dúvidas frequentes apresentada pelos consumidores ouvidos pela Serasa Experian, em 2021, foi como aumentar o score de crédito. 60% das pessoas apontaram que gostariam de ter mais informações sobre como isso funciona. Os principais elementos que influenciam o score e fazem os pontos subirem são:

  • ter o nome limpo, sem protestos e negativações;
  • usar o cadastro positivo;
  • atualizar os dados cadastrais na Serasa Experian;
  • pagar todas as contas em dia.

Cartão de crédito e score baixo

O score baixo dificulta o acesso às opções de crédito e pode causar a reprovação de pedidos de cartões, mesmo para quem nunca teve o nome sujo. Isso acontece porque a pontuação utiliza os dados do histórico de crédito do consumidor para verificar as chances de inadimplência. Sem antecedentes consistentes, não é possível fazer uma boa estimativa. Por isso, é importante ter contas em seu nome, utilizar o cadastro positivo e acompanhar sua pontuação antes de pedir crédito. Em nossa pesquisa, constatamos que 60% dos consumidores entendem que as empresas de cartão de crédito são as que mais utilizam o score. Fica clara a importância dessa pontuação para conseguir um cartão. O percentual de consumidores que disseram que o motivo para consultar o cadastro foi pedir um cartão foi de 23%, em 2021.

Como consultar o score de crédito

Com o aumento das perspectivas de retomada da economia, é natural que as pessoas busquem por mais crédito e queiram entender os dados de sua saúde financeira. Para acessar o Serasa Score, basta fazer o cadastro e obter gratuitamente os dados de seu CPF ou CNPJ.

Como os brasileiros usam o score

Com as respostas dos consumidores em 2021, foi possível obter o seguinte panorama da relação dos brasileiros com o score de crédito:

  • a maior parte das pessoas (77%) já consultou o próprio score alguma vez;
  • os dois principais motivos para a consulta do score de crédito foram o acompanhamento da pontuação (49%) e a curiosidade (45%);
  • houve um aumento das consultas ao score entre as pessoas da região Sul, onde 66% consultavam o score em 2019. Na edição de 2021, foram 77% dos participantes dessa região;
  • também aumentou a pesquisa ao score entre as pessoas com 40 mais de anos, que passou de 60%, em 2019, para 68% em 2021.

Entender como o brasileiro usa o score de crédito pode ajudar você a conhecer melhor o comportamento de consumo. Assim, poderá criar políticas adequadas de concessão de crédito. Se você quer ter acesso ao relatório completo da pesquisa sobre a relação dos brasileiros com o score de crédito e descobrir ainda mais informações, baixe nosso material gratuito sobre a pesquisa!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Leia também

Thubmnail Pix Parcelado com CaaS: como criar solução de crédito personalizada

Pix Parcelado com CaaS: como criar solução de crédito personalizada

Ofereça Pix Parcelado com sua marca usando CaaS. Saiba como criar esteiras de crédito e aumentar receita com BNPL e APIs integradas.

Thubmnail Detector de IA - 16 alternativas para conferir plágio e identificar a inteligência artificial

Detector de IA - 16 alternativas para conferir plágio e identificar a inteligência artificial

Veja 16 ferramentas que ajudam a identificar textos gerados por IA, conferir originalidade e proteger a integridade acadêmica e corporativa.

Thubmnail Agentes autônomos de IA: o que são e como funcionam?

Agentes autônomos de IA: o que são e como funcionam?

Como agentes de IA executam tarefas complexas com autonomia, aprendizado contínuo e impacto direto na produtividade das empresas. Saiba mais!

Thubmnail Scores de Fraude Serasa Experian: a nova geração de dados pós-ClearSale

Scores de Fraude Serasa Experian: a nova geração de dados pós-ClearSale

Descubra como a unificação dos dados e modelos das duas gigantes da identificação e prevenção à fraude melhora a detecção de fraudes e protege seus negócios.

Thubmnail Humanizador de IA: 10 opções de ferramentas para usar

Humanizador de IA: 10 opções de ferramentas para usar

TEF: Veja 10 ferramentas que tornam textos de IA mais empáticos e fluidos, mantendo coerência, estilo e identidade da marca em qualquer comunicação.

Thubmnail Pódio em dobro: Serasa Experian conquista troféus no Best Performance 2025

Pódio em dobro: Serasa Experian conquista troféus no Best Performance 2025

Conheça as soluções premiadas da Serasa Experian em crédito e prevenção à fraude, que comprovam que inovação e dados mudam a vida de pessoas e empresas.