Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Autenticação e Prevenção à Fraude

Roubo de conta volta a ser a fraude on-line mais aplicada no Brasil em 2023

Roubo de conta liderou os casos de fraudes digitais no Brasil em 2023, exigindo atenção e medidas preventivas imediatas.

Roubo de conta volta a ser a fraude on-line mais aplicada no Brasil em 2023

O roubo de conta, ou account takeover, foi novamente a fraude on-line mais aplicada no Brasil em 2023, de acordo com estudo do AllowMe, empresa referência em inteligência de dispositivos e que agora é parte da Serasa Experian. O dado é um dos destaques do Device Fraud Scan, mapeamento detalhado de ações e comportamentos adotados pelos fraudadores digitais e que será lançado em abril, e reforça uma tendência já vista nos últimos anos. Em 2023, 60% das fraudes identificadas pelo AllowMe estavam relacionadas ao roubo de contas. A fraude também havia liderado nos levantamentos realizados pela empresa referentes a 2022 (72%) e a 2021 (63%).

Neste conteúdo você vai ler (Clique no conteúdo para seguir)

Os riscos do ATO

O account takeover (ATO) corresponde à ameaça digital de invasão de contas – e não se trata somente de roubo de dados para a realização de uma compra on-line ou de transferências financeiras. Neste tipo de fraude, o criminoso acessa a conta e modifica os dados de login, apropriando-se daquela identidade. Esse roubo de contas se dá por diversas vias, como uso de dados vazados, aplicação de engenharia social, ataques de testadores que exploram senhas fracas e até roubo de celular, já que, com o aparelho em mãos, muitas vezes os criminosos tentam acessar a conta bancária e outros aplicativos da vítima. O account takeover, aliás, não só dá muita dor de cabeça para as pessoas vítimas do golpe, como também para as empresas de todos os segmentos e portes. A começar pelo prejuízo relacionado à experiência e a imagem junto ao consumidor. Um usuário que teve um conta roubada em sua loja virtual, por exemplo, dificilmente voltará a confiar e comprar na plataforma. Além disso, o rombo financeiro para a empresa também pode ser enorme. Por exemplo: bancos e fintechs que não percebem um comportamento incomum do cliente podem ser responsabilizadas a reembolsar transferências e créditos volumosos que na verdade foram efetuados ou solicitados por um criminoso.

Proteja sua empresa do ATO

Na Serasa Experian, contamos com inteligência analítica, tecnologia e o mais completo ecossistema de big data da América Latina para prevenir fraudes de account takeover e diferenciar um fraudador do usuário legítimo - e nossas capacidades estão ainda maiores com a integração do AllowMe às operações. Com esse movimento, o portfólio da Serasa Experian consegue combinar a melhor biometria facial do mercado à mais robusta inteligência de dispositivos, que coleta uma série de variáveis como geolocalização, e comportamentos, como número de usuários utilizando um mesmo device, além de contar com algoritmos de alto nível de identificação para detectar indícios de roubo de conta. Toda esta análise do device, vale ressaltar, não exige qualquer interação do usuário final, o que consequentemente não afeta a experiência. Visite o nosso site e saiba mais sobre nossas soluções que vão ajudar sua empresa a blindar seu negócio contra fraudes como o ATO. Afinal, só a Serasa Experian sabe quem é quem!

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