Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Crédito

Riscos de Crédito: Como reduzir na concessão?

Técnicas e práticas essenciais para reduzir riscos na concessão de crédito e proteger seu negócio.

Riscos de Crédito: Como reduzir na concessão?

A concessão de crédito, de uma forma geral, sempre traz riscos. Por isso, as empresas precisam ter uma política de concessão de crédito inteligente, já que negar todas as possibilidades de vendas a prazo pode representar perda de oportunidades de negócio. Em um cenário de crise econômica, o risco de crédito é ainda maior e impacta até mesmo na fidelização de consumidores. Então, como reduzir os riscos no momento de conceder crédito para seus clientes? Acompanhe em nosso conteúdo algumas dicas importantes que sua empresa precisa considerar nesse processo! Os principais riscos e desafios da concessão de crédito O primeiro passo para ter eficiência nesse processo é conhecer os desafios que fazem parte da concessão de crédito e as melhores formas de superá-los: Aumento da inadimplência A inadimplência é um dos fatores mais relevantes para o insucesso, especialmente para o setor financeiro. Afinal, se de um lado a empresa tem valores a receber, do outro também precisa quitar outras despesas com fornecedores, salário de colaboradores e ainda ter lucro para investir em melhorias, por exemplo. É fundamental perceber que essa ameaça existe ainda que o histórico do consumidor seja de bom pagador. Ter informações atualizadas sobre seus clientes é de extrema importância, pois como os cenários mudam, é possível que imprevistos afetem sua capacidade de pagamento e isso prejudique a receita do seu negócio. Elevação dos custos com processos A concessão de crédito exige realizar processos burocráticos para uma tomada de decisão acertada. A atividade implica em gasto de tempo, dinheiro e de mão de obra especializada. Por isso, adotar uma ferramenta que centralize todos os processos estruturais de análise e da operação de crédito em si, em um único lugar, é uma estratégia inteligente e mais rentável. Existência de crise econômica Sua empresa pode liberar crédito como diferencial competitivo e até utilizar isso como uma ferramenta para fidelização do consumidor. No entanto, em momentos de crise econômica, a tendência é ter problemas. Para mitigar os riscos, é importante avaliar o cenário financeiro e identificar os sinais do mercado. Conceder crédito é uma ação que envolve riscos mas,  é uma atividade de extrema importância para o mercado e para a economia. Entretanto, há algumas estratégias que podem prevenir prejuízos, aumentando a segurança para esse tipo de negócio. Conheça seu cliente Essa é a principal etapa que todo negócio deve considerar. É preciso analisar diversos aspectos da sua carteira para minimizar as chances de prejuízo e ter informações atualizadas sobre o seu histórico financeiro.  e sua capacidade ao pagamento, é fundamental. O cadastro positivo é um excelente aliado nesse momento, por exemplo. Defina uma política de crédito Considere nesse momento os objetivos a serem perseguidos e determine uma política que ajude a alcançá-los, levando em consideração o perfil do seu cliente e o cenário econômico.  É importante que você sempre avalie se sua estratégia é a mais adequada para aquele momento e que tenha flexibilidade de fazer ajustes em sua política sempre que necessário. Automatize processos Automatizar a análise de crédito é uma das melhores ações para quem deseja otimizar processos, reduzir custos e a inadimplência, além de melhorar a qualidade da sua operação. Considere uma solução que possa padronizar todos os processos de análise e critérios da avaliação de crédito, trazendo agilidade para essas verificações ao evitar erros derivados de atividades burocráticas e manuais. Além disso, a automatização diminui os gastos com tempo e custos operacionais, o que leva ao aumento da produtividade e da eficiência. Conheça outras vantagens da automatização de crédito: - otimização do uso das informações; - consultas em diversas fontes de dados; - inteligência e agilidade nas análises; - direcionamento da política de crédito para as necessidades do seu negócio; - decisões de crédito mais seguras; - foco em análises que requerem mais atenção. Utilizando essas boas práticas para a gestão de risco de crédito, você poderá melhorar a saúde financeira do seu negócio e deixá-lo mais rentável. É importante ressaltar que hoje é possível encontrar plataformas em nuvem que podem auxiliar a sua empresa a expandir com inteligência a otimização e automatização de processos. A Serasa Experian conta com o PowerCurve Crédito que entrega maior autonomia e flexibilidade para parametrizar regras e políticas de crédito de acordo com a real necessidade do seu negócio. Para saber mais, acesse nossa página e converse com um de nossos especialistas.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Leia também

Thubmnail Guia do estorno: como gerenciar e reduzir prejuízos no seu e-commerce

Guia do estorno: como gerenciar e reduzir prejuízos no seu e-commerce

Entenda o que é estorno no e-commerce, seus impactos financeiros e como prevenir prejuízos com soluções antifraude eficazes.

Thubmnail Estratégias de venda para e-commerce: dicas valiosas para seu negócio

Estratégias de venda para e-commerce: dicas valiosas para seu negócio

Descubra estratégias eficazes para vender mais no e-commerce com segurança, tecnologia e foco na experiência do cliente.

Thubmnail Como aumentar o tráfego do seu e-commerce antes da Black Friday

Como aumentar o tráfego do seu e-commerce antes da Black Friday

Prepare seu e-commerce para a Black Friday com estratégias de tráfego qualificado e proteção antifraude para vender mais com segurança.

Thubmnail Lojas virtuais: dicas para aumentar suas vendas no último trimestre

Lojas virtuais: dicas para aumentar suas vendas no último trimestre

Prepare sua loja virtual para vender mais no último trimestre com estratégias seguras, antifraude e foco em crescimento sustentável.

Thubmnail Renegociação de dívidas: aumente sua recuperação financeira

Renegociação de dívidas: aumente sua recuperação financeira

Recupere receita com renegociação de dívidas. Use dados, automação e comunicação estratégica para transformar inadimplência em oportunidade.

Thubmnail O que é Probability of Default e como usar

O que é Probability of Default e como usar

Descubra como a Probability of Default ajuda a prever inadimplência, proteger o caixa e conceder crédito com mais segurança e inteligência.