Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Cobrança

PME

[Infográfico] Cobrança, negativação e protesto: quando utilizar cada recurso?

Você sabe quando utilizar a negativação para resolver problemas de inadimplência? Preparamos um infográfico com dicas sobre o assunto. Saiba mais!

[Infográfico] Cobrança, negativação e protesto: quando utilizar cada recurso?

Pequenas e médias empresas podem e devem adotar algumas estratégias para evitar problemas com pagamento, como a análise do score do cliente, por exemplo. Contudo, atrasos e inadimplência são passíveis de acontecer e, nesse momento, é comum que os gestores pensem em negativação para resolver a situação. Tal fato consiste na inclusão dos dados do devedor em um sistema de proteção ao crédito. Dessa forma, o CNPJ ou o CPF do cliente fica negativado e outras empresas podem ficar cientes disso, o que dificulta o acesso a crédito no mercado. Sem dúvida, essa é uma das ferramentas que podem ser aplicadas para resolver a inadimplência, mas ainda há outras possibilidades. A cobrança, por exemplo, é a primeira atitude para lidar com a situação de forma mais simples, mas ela deve ser planejada com cuidado para que não comprometa o relacionamento com o cliente e torne o recebimento da dívida ainda mais difícil. O protesto é bastante parecido com a negativação, mas, nesse caso, as informações do devedor são encaminhadas para o cartório. É necessário fazer uma formalização da dívida para que o cartório faça uma intimação ao devedor. Se o débito não for pago, o nome dele fica comprometido. Ainda tem dúvidas sobre negativação e outras medidas para evitar prejuízos financeiros? Então, veja o infográfico e confira mais dicas sobre o assunto!

negativação

A inadimplência pode se tornar um grande problema para empresas de variados portes e segmentos, afinal, tal fato pode comprometer o fluxo de caixa do negócio e afetar a saúde financeira. Diante disso, é fundamental aplicar estratégias para resolver a situação. A cobrança é uma das principais atitudes para receber o dinheiro de maneira mais rápida. Contudo, se isso não for suficiente, a negativação ou o protesto são opções, dependendo do valor da dívida, do objetivo da empresa e do tempo para receber os recursos. Achou o texto interessante? Conhece empresários que precisam dessas dicas? Então, não deixe de compartilhar o infográfico em suas redes sociais!

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