Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Autenticação e Prevenção à Fraude

Golpe do consignado: o que é e como proteger sua instituição

O golpe do empréstimo consignado é um golpe em alta que apresenta uma grande ameaça para as empresas. Saiba como se proteger!

Golpe do consignado: o que é e como proteger sua instituição

O golpe do consignado é um golpe em alta que apresenta uma grande ameaça para as empresas e seus respectivos clientes. Essa fraude explora a confiança das vítimas, resultando, muitas vezes, em prejuízos financeiros significativos e no comprometimento da reputação da organização. Com a crescente economia global de golpes, os negócios precisam estar preparados para lidar com essas situações. Pensando nisso, a Serasa Experian preparou um conteúdo completo com todas as informações necessárias sobre essa fraude. Role a página e confira!

O que é golpe do empréstimo consignado?

O golpe do empréstimo consignado é um tipo de fraude no qual os golpistas tentam enganar pessoas com falsas oportunidades de crédito, mais especificamente, empréstimos consignados. Para entendermos melhor o funcionamento desse tipo de golpe, precisamos entender o conceito de empréstimo consignado — uma modalidade na qual as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento ou benefício previdenciário do solicitante. De modo geral, os golpistas entram em contato com as vítimas oferecendo taxas de juros extremamente baixas e condições de pagamento muito favoráveis, para lucrar indevidamente à custa de pessoas, muitas vezes, vulneráveis. As ofertas e condições de pagamento parecem ser boas demais para serem verdade, e realmente são golpes que levam os indivíduos a compartilharem suas informações pessoais e outros dados sensíveis. Além disso, os fraudadores costumam se apresentar como representantes de instituições financeiras legítimas, usando logotipos e documentos falsos para criar um cenário convincente. Para dar andamento ao suposto empréstimo, os golpistas solicitam informações como número do CPF, dados bancários e comprovantes de renda. Em algum ponto do processo, essas pessoas pedem que a vítima pague taxas antecipadas para cobrir supostos custos administrativos, seguros ou outros pretextos. Após o pagamento, o golpista desaparece. "Geralmente, as vítimas demoram para perceber que estão sendo lesadas, pois trata-se de público mais vulnerável aos golpes tecnológicos por serem menos familiarizados com as plataformas digitais", argumentam os especialistas da Serasa Experian.

Quais são os principais meios para fraudes usando empréstimos?

Conforme visto anteriormente, o golpe do consignado acontece por meio de uma proposta falsa de empréstimo vindo de um golpista, que geralmente diz falar em nome de uma instituição financeira. Acontece que essa comunicação entre fraudador e vítima pode acontecer de diferentes formas, como e-mail, SMS, ligação telefônica e mensagens em aplicativos, como o WhatsApp. Entenda cada tipo de situação:

Ligações telefônicas

Os golpistas frequentemente entram em contato por telefone, oferecendo empréstimos com condições aparentemente favoráveis. Eles usam táticas de venda agressivas para pressionar as vítimas a fornecer informações pessoais e bancárias. De modo geral, a abordagem dessas pessoas é direta e muito agressiva. Uma vez que você recusa a oferta, eles continuam insistindo até que você aceite as condições e forneça os dados desejados. Você sabe o que é deepfake? Veja agora mesmo com a Serasa Experian!

E-mails

Outra abordagem muito comum do golpe do empréstimo consignado é por meio de e-mails fraudulentos que se passam por instituições financeiras legítimas e são enviados para potenciais vítimas. Essas mensagens, muitas vezes, contêm links maliciosos que direcionam a vítima para sites falsos, onde suas informações pessoais são solicitadas. Essa abordagem também é conhecida como phishing.

SMS (mensagens)

Assim como nos e-mails de phishing, os golpistas podem enviar mensagens fraudulentas que direcionam as vítimas para sites falsos ou solicitam informações pessoais. Vale ressaltar que os textos enviados costumam apresentar erros ortográficos e uma abordagem estranha. Fique atento a esses detalhes para não cair nessa fraude.

Aplicativos de mensagem

Por último, os aplicativos de mensagem e redes sociais também são usados com frequência para entrar em contato com potenciais vítimas. Os golpistas se passam por representantes de organizações confiáveis, usando informações falsas e dados que foram vazados na internet para realizar uma abordagem focada na vítima.

Como proteger seus clientes de golpes do consignado?

O golpe do empréstimo consignado pode afetar muito o desempenho da sua empresa. Afinal, caso um golpista utilize o nome da sua organização como uma identidade falsa, a vítima pode ter uma visão ruim do seu negócio, afetando sua reputação. Por isso, é extremamente necessário buscar formas para proteger tanto a sua empresa quanto os dados de seus clientes. Veja como!

Inclua camadas de proteção de dados

A melhor maneira de proteger sua empresa e seus clientes do golpe do consignado é implementando uma solução antifraude com camadas de proteção de dados! Basicamente, esse tipo de ferramenta conta com diversas etapas de proteção que, caso uma falhe, as outras entram em ação para manter as informações protegidas. Essas ferramentas são ideais para prevenir ações de engenharia social, como falsidade ideológica e outros métodos de golpes. É válido ressaltar que existem diversas opções no mercado, incluindo as soluções de autenticação e prevenção à fraude da Serasa Experian. Nossas soluções possuem uma abordagem em camadas que conta com a inteligência analítica da base de dados da Serasa Experian, a maior do mercado. Dessa forma, é possível se proteger da ação dos fraudadores em uma jornada de autenticação contínua, garantindo mais segurança e a mínima fricção que seus clientes precisam. Legal, não é? Entre no site e conheça agora mesmo.

Utilize os canais de comunicação oficiais da empresa

Para proteger seus clientes do golpe do empréstimo consignado e para manter a reputação da sua organização, use apenas os canais oficiais para verificar informações e tirar dúvidas. Além disso, é essencial instruir seus consumidores a nunca compartilharem informações importantes por ligações, mensagens ou e-mails suspeitos. Lembre-se de reforçar para os seus clientes que os sites e contratos devem ser confirmados antes de fornecer qualquer informação. Evite o compartilhamento de dados confidenciais por meio de canais não seguros ou não verificados e instrua os consumidores a prestarem atenção nesses quesitos desde a primeira transação comercial.

É cliente e caiu no golpe do consignado? Veja o que fazer!

O golpe do consignado pode causar prejuízos financeiros bem significativos, por isso, é importante agir com rapidez para evitar danos maiores em sua conta pessoal. Veja o que deve ser feito:

  • Entre em contato com a instituição financeira: informe imediatamente a instituição financeira à qual você tem vínculo sobre o golpe. Forneça detalhes específicos, como o que aconteceu e quais informações foram compartilhadas;
  • Bloqueie contas e cartões: caso tenha fornecido informações bancárias ou dados de cartão de crédito, entre em contato com seu banco ou operadora de cartão para bloquear ou monitorar atividades suspeitas em suas contas;
  • Registre um boletim de ocorrência: vá até a delegacia de polícia mais próxima e registre um boletim de ocorrência descrevendo os detalhes do golpe. Isso pode ser útil em investigações posteriores;
  • Contate órgãos de proteção ao consumidor: entre em contato com órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon, para relatar a situação e obter orientações adicionais sobre seus direitos e possíveis medidas de proteção;
  • Monitore suas contas: fique atento às atividades suspeitas em suas contas bancárias e de cartão de crédito. Se notar algo incomum, informe imediatamente sua instituição financeira para que possam tomar medidas preventivas;
  • Atualize senhas e PIN: se houver a possibilidade de que os golpistas tenham acesso às suas senhas ou PINs, atualize imediatamente essas informações para reforçar a segurança.

Melhor do que lidar com esse tipo de situação é criar medidas para que o golpe do consignado ou outros tipos de fraudes não aconteçam. Por isso, além de criar soluções de prevenção à fraude com camadas de proteção de dados para empresas, a Serasa Experian também preparou um guia com dicas para consumidores fugirem de golpes o ano todo! Até a próxima.

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