A Black Friday é um dos períodos mais esperados do ano, afinal, é uma grande oportunidade de compra para os consumidores e de lucro para os empreendedores. Com a temporada de vendas mais aguardada do ano se aproximando, as empresas precisam se preparar para participar do evento com descontos e promoções irresistíveis aos clientes.

No entanto, esse período também atrai a atenção de fraudadores que buscam oportunidades para aplicar golpes e comprometer a integridade das transações financeiras. Atualmente, as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet, com isso, os golpes e ameaças de fraudes também evoluíram, exigindo que as empresas adotem estratégias proativas para proteger os consumidores, sua própria reputação e suas operações.

Para te proteger da ação dos golpistas durante a Black Friday, preparamos esse conteúdo completo com os principais tipos de fraude aplicados durante o evento, dicas para se proteger e mais. Continue conosco e confira:

Quais são os principais tipos de fraudes aplicados na Black Friday?

A “Black Fraude” é um termo usado para se referir ao grande número de golpes que ocorrem durante o período de promoções tão esperado pelos consumidores. No geral, se concentra em lojas “maquiando” o desconto para parecer maior do que realmente é.

Muitos consumidores passam meses se preparando para realizar grandes compras durante o evento, porém acabam recebendo golpes de engenharia social que afetam negativamente sua organização financeira.

Apesar disso, os golpes e fraudes não afetam apenas os clientes, mas também as empresas, que podem ter suas vendas reduzidas e uma piora em suas reputações. Por isso, é muito importante ficar atento a quais são os principais golpes aplicados pelos fraudadores durante o período.

É possível implementar medidas de segurança para se proteger da ação dos golpistas. Nesse conteúdo, nós te daremos algumas dicas para que a sua Black Friday seja o momento de realizar coisas que você sempre sonhou, com a fraude passando bem longe!

Phishing por e-mail

O Phishing é uma técnica usada pelos golpistas há anos. Apesar disso, a popularidade desse tipo de fraude permanece alta durante o período da Black Friday, uma vez que é utilizada pelos fraudadores que buscam explorar a empolgação dos consumidores por descontos.

Essa prática maliciosa envolve o envio de e-mails falsos que se disfarçam como promoções autênticas de lojas conhecidas, levando os destinatários a fornecerem informações pessoais, como senhas e detalhes de cartões de crédito. No geral, os golpistas usam a identidade visual de lojas populares, aplicando logotipos, cores e textos semelhantes para enganar as pessoas.

Além disso, os fraudadores criam ofertas irresistíveis e, muitas vezes, exageradas. Por exemplo, os descontos criados podem chegar a 80% ou mais, além de conter links que direcionam os usuários para sites fraudulentos. É importante ressaltar que essas landing pages são criadas para roubar dados pessoais sobre a pessoa, como documentos, endereço e dados bancários.

Páginas clonadas

Conforme comentado anteriormente, um dos golpes aplicados durante a Black Friday é o phishing. Nesse tipo de fraude, em grande parte das vezes, o usuário é levado para uma landing page falsa, onde é instigado a fornecer dados pessoais sensíveis ou realizar compras falsas.

As páginas clonadas estão inseridas no conceito da economia global de golpes e, em geral, são projetadas para se parecerem exatamente com os sites legítimos, usando layouts e identidades visuais semelhantes. Isso pode enganar os consumidores, levando-os a acreditar que estão fazendo compras em uma loja confiável.

Vale ressaltar que, nesse tipo de golpe, fraudadores criam réplicas de sites legítimos de lojas, muitas vezes, imitando a interface, design e funcionalidades. Além disso, ao fazer uma compra ou fornecer informações pessoais em páginas clonadas, os consumidores correm o risco de expor dados sensíveis, como detalhes de cartões de crédito e informações de conta.

Também é importante destacar que as URLs das páginas também são muito parecidas com as originais, tendo apenas alguns caracteres trocados ou a mais. Esse golpe pode ser muito prejudicial para as empresas, uma vez que grande parte dos consumidores acreditam que estão fazendo negócios com a organização verdadeira.

Ofertas e cupons falsos em redes sociais

Milhares de usuários acessam as redes sociais diariamente. Por isso, durante a Black Friday, as fraudes são aplicadas por meio das redes sociais. Essa prática enganosa visa atrair os consumidores com promessas de grandes descontos, levando-os a realizar compras falsas, fornecer seus documentos pessoais ou clicar em links suspeitos.

Os anúncios, assim como os demais golpes, são feitos com muito cuidado para garantir a semelhança com os reais. Além disso, os produtos ofertados costumam ser populares entre os usuários, fazendo com que mais pessoas sejam enganadas.

Os golpistas frequentemente utilizam logotipos e identidades visuais de marcas populares para criar uma falsa sensação de autenticidade. As vítimas acreditam ser anúncios verdadeiros e realizam a ação desejada pelos fraudadores, fazendo com que a reputação da empresa utilizada seja manchada.

Aproveite e confira também nosso conteúdo sobre como implementar o reconhecimento facial na sua empresa para garantir mais segurança para você e para os seus clientes!

Fraudes com Cartões de Crédito

As fraudes com cartões de crédito ocorrem quando criminosos obtêm informações de cartões para realizar transações não autorizadas. Durante a Black Friday, essa é uma ameaça que se intensifica, afinal, o volume de compras é maior, resultando em mais oportunidades de golpes para os fraudadores.

Os golpistas podem roubar dados por meio de skimmers em caixas eletrônicos, websites falsos ou comprometendo sistemas de pagamento online. Uma vez em posse dos dados, eles podem fazer compras fraudulentas ou vender as informações ilegalmente.

Para se proteger, os consumidores devem monitorar suas transações regularmente, reportar atividades suspeitas e utilizar métodos de pagamento seguros. As empresas, por sua vez, devem investir em sistemas de segurança robustos, implementar a autenticação de dois fatores e educar os clientes sobre práticas seguras.

Por exemplo, a Serasa Experian possui disponível a solução de Verificação de Cartão, na qual você consegue identificar o risco de fraude que está por trás das transações realizadas com cartão de crédito. Dessa forma, você reduz os riscos de multas, o número de chargebacks, realiza aprovações mais seguras e possui um menor tempo de resposta. Conheça!

Como proteger sua empresa de golpes na Black Friday e compras de fim de ano?

Conforme visto ao longo do texto, existem diversos tipos de golpes aplicados pelos fraudadores durante o período da “Black Fraude”. Essas ações podem afetar negativamente o desempenho das empresas, afinal, prejudica a imagem da organização perante os consumidores. Por isso, é essencial buscar formas de se proteger das ações fraudulentas.

Esse processo pode ser realizado por meio da implementação de medidas como a verificação rigorosa da autenticidade de sites, especialmente ao lidar com transações online. Também busque educar sua equipe sobre práticas de segurança, enfatizando a importância de não clicar em links suspeitos ou compartilhar informações confidenciais.

Por outro lado, use sistemas de pagamento seguros e criptografia para proteger os dados financeiros da organização. Para monitorar de perto as atividades suspeitas, adote soluções de prevenção à fraude em camadas.

Esse tipo de proteção envolve a utilização de várias etapas de segurança para proporcionar mais proteção para as contas pessoais e empresariais. De modo geral, caso uma camada falhe, as outras estarão preparadas para assumir o trabalho e manter os sistemas seguros.

Por último, promova a conscientização sobre golpes comuns e forneça recursos para que os consumidores possam identificar possíveis fraudes. Mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências em cibersegurança e ajuste suas estratégias conforme necessário.

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